Paranavaí
Min. 20°C Max. 36°C
ARTIGO

Casa Em Primeiro Lugar

21/09/19 00:00:00 - Cotidiano > Artigos

Da Redação
GB Edições

Sobre os tecidos
- Seda: é macia, leve e adequada para todas as estações. Não deve ser lavada em água quente e não deve ir à secadora. As manchas resistentes devem ser tratadas por tinturaria, para não danificar o tecido. 
- Algodão: é durável, resistente ao uso e à lavagem. Prefira lavar peças de algodão em água fria, pois tem tendência a encolher se lavadas com água muito quente. Também amassa com facilidade. 
- Linho: é resistente, não deforma e pode ser lavado facilmente com água fria. Encolhe e amassa com facilidade. 
- Lã: é quente, confortável, isolante e resistente às rugas. Absorve bem a umidade e a transpiração. Exige cuidados especiais na lavagem. 

Roupas de lã
Para evitar deformações nas roupas de lã, prefira secá-las em superfícies planas, como balcões e mesas, por exemplo. Verifique na etiqueta a possibilidade de secar a peça na secadora. No varal, pendure as roupas de lã pelo avesso, prendendo pelo meio da peça. Não as pendure pelas extremidades para que não deformem.

Teste
Antes de usar algum produto para remover as manchas das roupas, faça um teste em uma área pouco visível da peça para ver se não vai degradar a cor ou enfraquecer as fibras do tecido. Use os tira-manchas com precaução e siga rigorosamente as instruções da embalagem. Assim, você evita danos às suas roupas.

Roupas de cama
Os jogos de cama devem ser lavados antes de usar pela primeira vez. Nos de tecidos mistos (poliéster e algodão), não use água sanitária e evite amaciante em excesso. Já os 100% algodão, não devem ser lavados com artigos mistos e a temperatura da água deve ter, no máximo, 40º C. Na secadora, use temperatura morna ou moderada. Não lave artigos de tecido algodão/poliéster com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre eles provoca a formação de bolinhas (pilling).

Previna a formação de bolinhas
Não lave ou seque artigos de tecidos mistos de algodão/poliéster e algodão/viscose com artigos de tecido 100% algodão. O atrito entre eles, que acontece no interior da lavadora e da secadora, provoca a formação de bolinhas (pilling).

Conservando as roupas de inverno
Nunca guarde edredons, cobertores e blusas de lã que foram usados, mesmo que por pouco tempo, antes que as peças passem por uma lavagem. Outro erro é armazená-las em sacos plásticos, pois este material abafa as roupas, impedindo que elas respirem. Assim elas transpiram e mofam, transformando-se em ambiente propício para o desenvolvimento de bactéria e fungos responsáveis pelas alergias. O primeiro passo na hora de guardar as roupas de inverno é lavar todas as peças e, se possível, deixá-las secar ao sol.

Hábitos para economizar água
- Use água não potável ou reutilizada na descarga; 
- Instale vasos sanitários que gastam apenas 6 litros de água e não acione a descarga sem necessidade; 
- Tomar banho em, no máximo, 8 minutos; 
- A água da chuva também pode ser reaproveitada em atividades que não exigem água potável; 
- Ao lavar o carro, utilize um balde em vez da mangueira; 
- Faça a manutenção constante da rede de água, identificando e eliminando os vazamentos.

Torneira pingando
Torneiras gotejando ou até mesmo abertas sem necessidade, são armadilhas que geram o desperdício de água. Se o motivo for vazamento, providencie logo a manutenção. Muitas vezes, basta trocar uma peça conhecida como courinho ou borrachinha, que fica na parte interna da torneira, para eliminar o vazamento.

Piscina
Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e à ação do vento perde 3.785 litros de água por mês, devido à evaporação. Esta quantidade é suficiente para suprir as necessidades diárias de água potável para uma pessoa durante um mês (considerando o uso ideal de 120 litros de água por dia). Para que isto não aconteça, você pode utilizar coberturas próprias para piscinas, encontradas em lojas especializadas. Além de mantê-la sempre limpa, a perda de água é reduzida em 90%.

agência dream