Na sexta-feira, às 20h30, o Projeto Camerata Paranavaí recebe na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade o pianista mineiro Thiago Ueda e o grupo de Clarinete Clav" />
Paranavaí
Min. 22°C Max. 35°C
CASA DA CULTURA

Camerata traz a Paranavaí o pianista mineiro Thiago Ueda

20/03/13 00:00:00 - Cotidiano > Cultura
Camerata traz a Paranavaí o pianista mineiro Thiago Ueda Ueda é a primeira atração do Camerata Paranavaí em 2013

Na sexta-feira, às 20h30, o Projeto Camerata Paranavaí recebe na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade o pianista mineiro Thiago Ueda e o grupo de Clarinete Clave de Luz. O concerto vai ser baseado em música erudita, popular brasileira e jazz. Com entrada gratuita, o evento patrocinado pela Unimed tem o apoio da Fundação Cultural.
Thiago Ueda começou a estudar teclado aos oito anos, até que na adolescência decidiu se dedicar também ao piano erudito. “Hoje sou tecladista, compositor, professor e produtor musical com passagens pelo Conservatório de Tatuí, São Paulo, e Conservatório de MPB de Curitiba”, conta. Ueda cursa bacharelado em música, com ênfase em composição, na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduação em Arranjo Musical na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pianista, acompanha a Orquestra de Sopros Paranavaí, sob regência do maestro Vitor Hugo Gorni.
No concerto de sexta na Casa da Cultura, Thiago Ueda vai tocar o “1° Prelúdio do Cravo Bem Temperado”, de Johann Sebastian Bach; “Sonata 16”, de Wolfgang Amadeus Mozart e algumas pequenas peças do compositor e maestro brasileiro Claudio Santoro. “Tocarei algo do compositor russo Serguei Prokofiev, além de algumas composições autorais e populares da bossa nova, samba e jazz”, acrescenta.
O Camerata Paranavaí também vai levar ao palco da Casa da Cultura o Grupo de Clarinete Clave de Luz, sob regência do músico Glebson Oliveira que começou a estudar clarinete em 1995 e desde 1998 atua como saxofonista profissional. Além de ser o 2º sax alto da Orquestra de Sopros Paranavaí, Oliveira é professor de saxofone, clarinete e flauta-doce. “Trabalho com musicalização nas escolas municipais de Paranavaí e sou instrutor de flauta-doce na Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado”, explica.
Graduado pelo Centro de Produções Técnicas e Capacitação Profissional (CPT) de Viçosa, Minas Gerais, o músico estudou com artistas renomados de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Orleans, nos Estados Unidos. Alguns exemplos são Hélio Brandão, Mané Silveira, Idriss Boudrioua e Ray Moore. Glebson Oliveira coordena o grupo formado pelos clarinetistas Dayane Paiva Aguiar, Damares de Souza Virgílio, Igor Felippe Minasse dos Santos, Camila de Oliveira Rosa e André Luís Ferreira Morei. (Por David Arioch, da  Fundação Cultural)  

agência dream