Paranavaí
Min. 22°C Max. 37°C
PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ

Ministro da Saúde defende educação sexual nas escolas

Para o ministro da Saúde, a gravidez está relacionada ao abandono escolar, que, por sua vez, leva a um aumento da mortalidade infantil. “A evasão escolar é problema para a saúde pública”, disse

10/02/19 00:00:00 - Cotidiano > Educação
Ministro da Saúde defende educação sexual nas escolas Para o ministro da Saúde, a evasão escolar é problema para a saúde pública - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu a educação sexual nas escolas. “Acho que tem que fazer, não dá para não fazer”, disse à Agência Brasil. A pergunta foi feita após cerimônia de assinatura de parceria entre ministérios para prevenção da gravidez na adolescência, na sexta-feira.
Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é de cerca de 56 adolescentes a cada grupo de 1 mil. Número maior que a taxa internacional, que é de cerca de 49 a cada 1 mil. Segundo a pasta, embora esse número esteja alto, houve, entre 2010 e 2017, redução de 13% de bebês de mães adolescentes. 
Meninas negras representam a maior proporção entre essas mães: 19,7% pardas e 15,3% pretas, seguindo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o ministro da Saúde, a educação tem um papel importante na redução desses indicadores. Ele disse que a gravidez está relacionada ao abandono escolar, que, por sua vez, leva a um aumento da mortalidade infantil. “A evasão escolar é problema para a saúde pública”, disse.
SAÚDE NA ESCOLA - Também presente na cerimônia, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, disse que o programa Saúde na Escola poderá ser atualizado. 
“No contexto do Ministério da Educação, temos as pautas de formação, de educação de nossos adolescentes, [que] serão mantidas. No entanto, no contexto desse acordo, veremos o que será necessário atualizar. No momento ficam as pautas conforme estão estabelecidas e, em diálogo, sobretudo, com as famílias”.
Vélez acrescentou que serão levados em consideração “novas demandas da sociedade e novos conhecimentos científicos que sempre estão aparecendo”.
O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 com o objetivo de levar às escolas públicas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, para enfrentar vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. Entre as ações do programa estão a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
PARCERIA - Na sexta-feira, os Ministérios da Saúde, da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Educação e da Cidadania assinaram parceria para traçar ações conjuntas até 2022 para reduzir a gravidez precoce.
Dentre os objetivos estão promover apoio profissional qualificado em prevenção à gravidez na adolescência, ampliar e qualificar o acesso da população adolescente aos serviços de atenção básica, fomentar ações educativas voltadas para adolescentes, famílias, sociedade civil e toda a comunidade. Além disso, estão entre os objetivos disseminar informações sobre o cenário brasileiro de gravidez na adolescência e avaliações que gerem evidências de melhores práticas para subsidiar o aperfeiçoamento das ações públicas sobre o tema. 

Cotidiano

SENADO

Projeto estabelece critérios básicos para infraestrutura de escolas públicas

DESAFIO

Como escolher a melhor escola?

EDUCAÇÃO

Local de prova do Enem será divulgado a partir do dia 16

EDUCAÇÃO

MEC divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2019

ENSINO

Rede estadual tem mais de 1,3 mil vagas para cursos técnicos

REDE ESTADUAL DE ENSINO

Líder do governo prioriza diálogo e busca acordo sobre carga horária de professores

INSCRIÇÃO GRATUITA

Exames da Educação de Jovens e Adultos serão em março e abril

EDUCAÇÃO

Educação de Jovens e Adultos já conta com quase 100 mil alunos

GOVERNO/PR

Escola Conectada vai ampliar a rede de informática nas escolas

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Fies terminam na quarta-feira

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

“Precisamos chamar a atenção dos nossos jovens”, afirma educadora

AULAS

Fique de olho no peso da mochila do seu filho

DESAFIOS

Novo Ensino Médio: O que mudou em um ano nas escolas brasileiras

ENSINO

Paraná lança aplicativo exclusivo para professores da rede estadual

ATENÇÃO DOS PAIS

5 dicas para começar as aulas com o pé direito

REDE ESTADUAL

Escolas estaduais se preparam para início das aulas

INSCRIÇÕES ATÉ SEXTA-FEIRA

ProUni oferta quase 243 mil bolsas em instituições de ensino particulares

EDUCAÇÃO

Formação continuada fortalece gestão democrática nas escolas estaduais

ENSINO SUPERIOR

Aleixo assume segunda gestão com foco na consolidação da Unespar

EDUCAÇÃO

Escola e família devem caminhar juntos

agência dream