Paranavaí
Min. 10°C Max. 19°C
PARANÁ

Governo cria força-tarefa para avaliar real situação financeira do Estado

11/01/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Governo cria força-tarefa para avaliar real situação financeira do Estado O secretário da Fazenda Renê de Oliveira Garcia Junior falou das contas doEstado, do novo SIAF, Sistema de Gestão Financeira do Governo e as medidas que vem adotando Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Começou a funcionar nesta quinta-feira (10) a força-tarefa criada pelo Governo do Paraná para avaliar e buscar soluções para problemas detectados na gestão financeira do Estado. “Identificamos situações com risco potencialmente grande e que exigem uma ação rápida do governo”, afirma o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.
O anúncio da criação da força-tarefa foi feito por Garcia em entrevista coletiva com a participação da Procuradora-Geral do Estado em exercício, Isabel Cristina Rodrigues, do Controlador do Estado, Raul Siqueira, e do secretário de Estado da Comunicação e Cultura, Hudson José.
Segundo o secretário da Fazenda, em função de incoerências financeiras já detectadas, da dificuldade de lançamentos e da impossibilidade de geração de relatórios, o governo não consegue saber, com precisão, qual o saldo financeiro e os empenhos realizados que ficaram para ser pagos este ano.
“As informações sobre os restos a pagar, o saldo de fontes de receita e de apropriação dessas fontes têm incongruências que não nos permitem dizer exatamente qual é a situação financeira ou contábil do Estado hoje", explicou.
Garcia Junior reforçou que as situações que serão avaliadas são referentes a exercícios passados e que a execução orçamentária de 2019 não será comprometida. Ele reafirmou, no entanto, que houve a necessidade de um contingenciamento de despesas, na ordem de 20%, para que toda a análise fiscal e financeira seja feita.
“Todos os compromissos com a folha de pagamento serão honrados. Haverá monitoramento em relação a outras despesas e fontes para que o lançamento contábil e a disponibilidade financeira se encaixem", afirmou.
FORÇA-TAREFA - O trabalho da força-tarefa é considerado pelo governo uma ação prioritária e contará com uma equipe multidisciplinar da Fazenda, da Procuradoria e da Controladoria Geral do Estado, que serão responsáveis, na prática, por estabelecer o tamanho das vulnerabilidades, medir os riscos e buscar soluções no prazo mais curto possível.
O grupo também vai avaliar as dificuldades de conclusão da implantação do Sistema Integrado de Finanças Públicas (Novo Siaf). Em funcionamento desde janeiro de 2018, o sistema deveria gerenciar todas as operações financeiras do governo, mas ainda não tem todas as funcionalidades completamente ativas.
A análise da PGE também se concentrará na legalidade do cancelamento de alguns empenhos que não tenham lastros ou que apresentem irregularidades.

Cotidiano

NOROESTE DO PARANÁ

Manutenção no sistema da Sanepar pode afetar abastecimento em três municípios

LICITAÇÕES

Sistema adotado pelo Paraná garante transparência ao cidadão

SAÚDE

Aumentam os casos de gripe no Paraná

DETRAN-PR

Telefone 0800 Funciona em novo horário e traz benefícios aos cidadãos

COOPERAÇÃO

Paraná é o representante do Brasil em grupo de trabalho da OCDE

NEVOEIRO

Clima com temperaturas amenas requer mais atenção nas rodovias

ALEP

Programa de Compliance do Governo segue para sanção

SENADO

Proibição de cobrança de taxa por religação de água e energia passa na CAE

PARANÁ

Tecpar avança no processo para produzir a vacina pentavalente

CRUZEIRO DO OESTE

Policiais reencontram bebê que salvaram de engasgamento

PARANÁ

Gás natural veicular mantém competitividade

PRESERVAÇÃO

Prefeitos do Consórcio da APA Federal do Noroeste se reúnem com governador

LUCIANO DUCCI

Na semana da enfermagem, deputado reafirma o apoio à pauta da categoria

INVESTIMENTO

Copel vai investir R$ 274 milhões no Noroeste do Estado

CRUZEIRO DO OESTE

Policiais apreendem drogas e recuperam um veículo

GRIPE

Maioria dos municípios da região tem índice de vacinação abaixo da meta

FISCALIZAÇÃO

Ipem reprova 2.851 itens em 74 estabelecimentos

DESENVOLVIMENTO

Inscrições para chamada pública da Copel encerram no dia 20

EDUCAÇÃO

Governo adota novas medidas para combate ao abandono escolar

POLÍCIA AMBIENTAL

Presa em flagrante, mulher diz que levaria droga para Minas Gerais

agência dream