Paranavaí
Min. 21°C Max. 28°C
DESENVOLVIMENTO PELO TURISMO

Fórum coloca a Rural como protagonista no desenvolvimento regional, diz Tião Medeiros

15/03/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Fórum coloca a Rural como protagonista no desenvolvimento regional, diz Tião Medeiros O parlamentar enalteceu a iniciativa do presidente da Sociedade Rural, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho, em promover o debate do desenvolvimento regional também através do turismo

O deputado estadual Sebastião Medeiros disse que ao Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, ao promover o Fórum "O Desenvolvimento pelo Turismo", assume um papel de protagonismo no processo de desenvolvimento regional. Para ele, é “uma postura fantástica” da entidade se colocar como “palco de discussões importantes para toda a região”.
As declarações foram feitas durante seu pronunciamento e após o evento em entrevista. Medeiros acompanhou o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes. O fórum foi realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Reconto Fleício Jorge, Parque Costa e Silva, onde está acontecendo a 48ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí).
O parlamentar enalteceu a iniciativa do presidente da Sociedade Rural, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho, em promover o debate do desenvolvimento regional também através do turismo. 
“A gente sabe quanto o turismo é uma alavanca importante para o desenvolvimento regional. ASociedade Rural tem que ter propósitos que vão além da feira, do entretenimento. E é isto que eles (os diretores) estão demonstrando. É uma feira de oportunidades, de negócios, mas é também palco de discussões importantes para o desenvolvimento da região como a gente presenciou aqui, convidando lideranças, convidando pessoas importantes, como os técnicos do Sebrae, o prefeito de Gramado e o secretário Márcio Nunes, que veio trazer a nova postura do Meio Ambiente também aliado ao turismo”, disse ele.
Medeiros apontou que “a Sociedade Rural hoje ocupa um papel de importância regional para o noroeste, como deveria fazer há muitos anos e não tinha sido feito.Por isso eu só tenho que agradecer e parabenizar o Mário Hélio, dizer que isso só frutifica o trabalho dele aqui na região e, penso mais, que a Sociedade Rural passa a ter uma importância, como já teve no passado, mas estratégica para o Estado: o Noroeste do Paraná tem hoje uma entidade de peso, uma entidade de respeito, que promove discussões importantes e que precisam ser apoiadas, porque isso é o futuro da nossa região”.
Ele destacou, ainda, a presença de várias lideranças regionais, prefeitos, líderes classista duramente o fórum, que “vieiram aqui a convite do Mário Hélio. Isso demonstra a liderança e a ascendência sobre a região e tem que ser palco mesmo”.
Para o parlamentar, “outras entidades já tiveram estas oportunidades e elas não aproveitaram. E oportunidade perdida é muito grave. Por isso a Sociedade Rural assume uma lacuna deixada por outras entidades e é por isso que parabenizo mais uma vez o Mario Helio, por essa liderança e um trabalho voluntário, gratuito, de amor ao noroeste e precisa ser apoiado, porque é a nossa casa, é a nossa região e quem faz, faz muito bem feito, com muito coração, com muito carinho”.
FÓRUM – O Fórum o Desenvolvimento pelo Turismo foi promovido pela Sociedade Rural, Conselho Municipal do Turismo, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e Prefeitura de Paranavaí.
O consultor Wellington Perdomo, do Sebrae, mostrou a importância econômica do turismo para o país e para o Paraná. São números que entusiasmam e mostram o perfil do turista, demonstrando que se trata de uma atividade os investimentos costumam ter os maiores rendimentos.
Por sua vez, o prefeito de Gramado (RS), João Alfredo de Castilhos Bertolucci, mostrou que o turismo na cidade gaúcha é uma construção humana, pois não tem belezas naturais e que é uma atividade que “não exige vocação, mas devoção”. Deu importantes dicas para o desenvolvimento do turismo sustentável.
Por fim, o secretário Marcio Nunes, fez uma apresentação de sua Secretaria, que sofreu várias alterações, ficando mais enxuta e mais fortalecida na atividade fim. Ele responder diversas perguntas dos participantes.

agência dream