Paranavaí
Min. 17°C Max. 33°C
FIEP-PARANÁ PESQUISAS

Paranaenses aprovam governos federal e estadual, revela pesquisa

O levantamento Fiep-Paraná Pesquisas também questionou a população para saber se o governo federal está atendendo as suas expectativas

10/04/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

CURITIBA - Pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), revela que a maioria dos paranaenses está satisfeita com as gestões do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do governador Ratinho Junior (PSD). 
No caso de Bolsonaro, sua administração é aprovada por 64% da população do Estado, enquanto 30,5% a desaprovam. Já o governo estadual tem aprovação de 78,4% dos paranaenses, contra 15,3% que o desaprovam.
Quando solicitados a avaliar o governo Bolsonaro, 45,8% dos entrevistados o consideram ótimo ou bom. Para 29,5 %, a gestão é regular, enquanto outros 22,2% a classificam como ruim ou péssima. 
O levantamento Fiep-Paraná Pesquisas também questionou a população para saber se o governo federal está atendendo as suas expectativas. 
Para 31,2%, a administração Bolsonaro tem sido melhor do que o esperado. Outros 16,7% dizem que é pior, enquanto para 47,4% o desempenho é igual ao que se esperava.
Em relação a Ratinho Júnior, 59,5% dos paranaenses avaliam que seu governo é ótimo ou bom. Outros 26,2% dos entrevistados consideram a gestão regular, contra 11% que a classificam como ruim ou péssima.
Quanto às expectativas, 42,4% afirmam que a atuação do governo estadual vem sendo melhor do que se imaginava, contra apenas 7,3% que dizem ser pior. Para outros 44,3%, o desempenho é igual ao que se pensava.
OTIMISMO MAIOR - O Paraná é o sétimo estado brasileiro em que a Paraná Pesquisas realiza levantamentos de avaliação das administrações federais e estaduais neste período, quando os novos governos estão prestes a completar 100 dias. 
Também foram feitas pesquisas em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro – nesse último, os resultados serão divulgados ao público apenas na próxima semana. 
Segundo o instituto, entre todos esses estados, o Paraná é o que dá a melhor avaliação ao governo Bolsonaro, assim como Ratinho Júnior tem o melhor desempenho entre todos os governadores analisados.
Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, ao revelar que os governos federal e estadual contam com altos níveis de apoio, a pesquisa comprova que há espaço para a implantação de políticas que transformem a realidade do Paraná e do Brasil. 
“O momento é propício para que tanto a União quanto o Estado realizem as correções de rota necessárias para que possamos ajustar a máquina pública, melhorar o ambiente de negócios e garantir a efetiva recuperação de nossa economia”, afirma.

METODOLOGIA 

Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma amostra de 2.508 habitantes do Paraná, estratificados segundo sexo, faixa etária, nível de escolaridade e posição geográfica. 
O trabalho de levantamento de dados foi feito por entrevistas pessoais com habitantes maiores de 16 anos, em 91 municípios, entre 31 de março e 5 de abril de 2019. 
Essa amostra representativa atinge um grau de confiança de 95%, para uma margem estimada de erro de 2% para os resultados gerais. O Grupo Paraná Pesquisas encontra-se registrado no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19.

Cotidiano

ESTRADAS

Com foco em velocidade e embriaguez, PRF lança Operação Semana Santa

EVADIU PEDÁGIO

Caminhão tinha mais de R$ 11 mil em débitos

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA APA

COMAFEN promove reunião em Loanda com presença do IAP para apresentar ações ambientais dos municípios da região

PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS

Produtores já podem enviar propostas ao Programa Trator Solidário

PAGAMENTO

Governo autoriza pagamento das promoções para 1.063 policiais militares

APÓS QUEDA EM 2018

Mortes no Paraná sobem 27,5% no 1º trimestre de 2019, aponta PRF

EXECUTIVO

Governador confirma economia de R$ 80 milhões com medidas de gestão

NÚMEROS

PRF apreende 3,5 toneladas de drogas no 1º trimestre no Paraná

SEDE DO GOVERNO

Governo reforça presença no interior para agilizar ações do Estado

REUNIÃO EM LONDRINA

Governo quer sociedade participando do planejamento do Paraná

LAUDOS/REVISÃO

Faltas no trabalho por motivo de doença serão investigadas

PRIMEIRO BIMESTRE

Com crescimento de 10%, Paraná lidera produção industrial brasileira

PORTOS

Tempo de espera dos navios nos Portos do Paraná diminui 46%

EM TODAS AS REGIÕES

Receita Estadual fiscaliza postos de combustíveis

TCE-PR

Firma reconhecida e cópia autenticada não podem ser exigidas em licitações

CONTRA A GRIPE

Vacina é trivalente e protege contra duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B

BELEZAS NATURAIS

Mil quilômetros de praias de água doce enriquecem turismo do Paraná

TRÂNSITO

Cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem a cada ano vítimas de acidentes no trânsito

EM LONDRINA E CASCAVEL

Já são três mortes por dengue no Estado

NÚMEROS/IBGE

Produção industrial do Paraná repete bom desempenho em fevereiro

agência dream