Paranavaí
Min. 16°C Max. 27°C
EDUCAÇÃO

Governo adota novas medidas para combate ao abandono escolar

14/05/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Governo adota novas medidas para combate ao abandono escolar Uma das metas é garantir a frequência do estudante

Combater o abandono escolar e garantir que todos os jovens em idade escolar estejam em sala de aula é uma das grandes metas do Governo do Paraná. O primeiro passo acaba de ser dado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. É a criação do programa Presente na Escola, um conjunto de ações integradas que possibilitará o monitoramento de frequência e a elaboração de ações direcionadas para manter e trazer os estudantes de volta para a escola.
“Lugar de estudante é na escola. Por isso, vamos fazer um esforço concentrado para identificar o motivo das faltas e adotar medidas que assegurem aos alunos o melhor ambiente escolar, que incentive e estimule nossas crianças e jovens a completar os estudos”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
De acordo com o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, o Presente na Escola vem para preencher uma lacuna do acompanhamento pedagógico da rede estadual. Segundo dados da pasta, no ano passado, 8,23% dos estudantes matriculados no Ensino Médio Regular abandonaram os estudos; no Ensino Fundamental esse percentual foi de 2,04%. “Conseguiremos não apenas monitorar as ausências diariamente e por escola, mas também elaborar ações, juntamente com a equipe diretiva de cada escola, para reverter o quadro de abandono”, explica Feder.
O secretário informa que entre as medidas está a procura pelo responsável por aquele aluno que deixa de frequentar a escola para entender o que está acontecendo. “Em último caso, acionaremos a rede de proteção. Queremos que todo jovem em idade escolar esteja na escola e com boa frequência”, disse Feder. No total, a rede estadual tem cerca de 1 milhão de alunos matriculados.
PRESENTE NA ESCOLA – O programa vai reunir uma série de estratégias de acompanhamento de frequência e combate ao abandono, desde o monitoramento de frequência até a articulação com a rede de proteção. Cada escola terá um objetivo de frequência. Ou seja, ao verificar que está com a frequência abaixo de um certo percentual, poderá elaborar ações direcionadas para reverter esse quadro.
O Presente na Escola funcionará de maneira integrada com o aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor realizar a chamada off-line pelo celular. Com essa base de dados, serão gerados relatórios diários por escola e por série. O relatório vai informar, por exemplo, quais são os 10% alunos mais faltosos.
Ainda haverá integração com o aplicativo Escola Paraná, por meio do qual os pais ou responsáveis já recebem mensagens diárias informando se o estudante compareceu ou não à escola e conseguem acompanhar a frequência do aluno.
Esse monitoramento permitirá que as escolas identifiquem os padrões de faltas e definam ações imediatas e direcionadas para trazer o aluno de volta. Com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da secretaria haverá a busca ativa do estudante. A ideia é ir até a casa do aluno, ou acionar o Conselho Tutelar e a rede de proteção quando necessário para entender e resolver o problema das faltas.
F/02 -


a-educa







Cotidiano

SAÚDE

Aumentam os casos de gripe no Paraná

DETRAN-PR

Telefone 0800 Funciona em novo horário e traz benefícios aos cidadãos

COOPERAÇÃO

Paraná é o representante do Brasil em grupo de trabalho da OCDE

NEVOEIRO

Clima com temperaturas amenas requer mais atenção nas rodovias

ALEP

Programa de Compliance do Governo segue para sanção

SENADO

Proibição de cobrança de taxa por religação de água e energia passa na CAE

PARANÁ

Tecpar avança no processo para produzir a vacina pentavalente

CRUZEIRO DO OESTE

Policiais reencontram bebê que salvaram de engasgamento

PARANÁ

Gás natural veicular mantém competitividade

PRESERVAÇÃO

Prefeitos do Consórcio da APA Federal do Noroeste se reúnem com governador

LUCIANO DUCCI

Na semana da enfermagem, deputado reafirma o apoio à pauta da categoria

INVESTIMENTO

Copel vai investir R$ 274 milhões no Noroeste do Estado

CRUZEIRO DO OESTE

Policiais apreendem drogas e recuperam um veículo

GRIPE

Maioria dos municípios da região tem índice de vacinação abaixo da meta

FISCALIZAÇÃO

Ipem reprova 2.851 itens em 74 estabelecimentos

DESENVOLVIMENTO

Inscrições para chamada pública da Copel encerram no dia 20

POLÍCIA AMBIENTAL

Presa em flagrante, mulher diz que levaria droga para Minas Gerais

PARANÁ

Centro integrado de segurança do Sul começa a operar

LEVANTAMENTO

Paraná terá 4,1 mil quilômetros de rodovias sob concessão federal

PRÁTICA DO AUTOCONHECIMENTO

Indicadores e cursos focados em felicidade conquistam o mercado profissional

agência dream