Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
LUCIANO DUCCI

Na semana da enfermagem, deputado reafirma o apoio à pauta da categoria

18/05/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

O deputado federal Luciano Ducci e a diretora do Coren -PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná), Simone Peruzzo, estiveram reunidos em Curitiba. Na ocasião, o deputado reforçou o apoio dele à pauta dos enfermeiros.
“Para nós é de extrema importância ter um deputado da área da saúde, que sabe da importância dos profissionais da enfermagem e que nos apóia em nossas causas”, comemora a representante do Coren.
Dos projetos que tramitam na câmara, Ducci destaca como fundamentais para a classe o que veda o ensino à distância, projeto de lei de autoria dele, além da redução da carga horária de trabalho de 40 para 30 horas.
“Em 2012, quando fui prefeito de Curitiba, encaminhei projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores, em que todos os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal e técnicos em saúde bucal tiveram as suas cargas reduzidas de 40 para 30 horas. O trabalho agora é fazer valer esta regra em âmbito nacional”, afirma o deputado.
A redução é indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que a jornada não ultrapasse as 30 horas para proteção da saúde dos profissionais e pela natureza do serviço prestado.
As demais reivindicações da classe defendidas pelo deputado incluem o descanso digno e a instituição do piso para a categoria.
FORÇA DE TRABALHO - A classe dos enfermeiros, que inclui os técnicos, auxiliares e obstetrizes reúne 2,1 milhões de profissionais, 60% da força de trabalho da área de saúde. Só no Paraná, o número chega a 100 mil.
“É fundamental que a gente olhe com carinho para estes profissionais. Cuidar dos enfermeiros é, sem dúvida, cuidar também da saúde dos brasileiros”, completa Ducci. 

agência dream