Paranavaí
Min. 14°C Max. 26°C
COOPERAÇÃO

Paraná é o representante do Brasil em grupo de trabalho da OCDE

23/05/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Paraná é o representante do Brasil em grupo de trabalho da OCDE A OCDE vai dar o suporte técnico para que todas as regiões do Paraná atinjam os ODS de uma maneira mais rápida Foto: Casa Civil

O Paraná é o representante brasileiro em um grupo de trabalho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que auxiliará alguns países e regiões a atingirem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Com isso, a OCDE vai dar o suporte técnico para que todas as regiões do Paraná atinjam os ODS de uma maneira mais rápida.
Os países integrantes da ONU assinaram uma carta com o compromisso de cumprir a agenda de desenvolvimento até 2030. A OCDE escolheu nove países para participar do projeto-piloto. O Paraná foi escolhido pelo protagonismo e bom desenvolvimento econômico, segundo a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães. Ela acompanhou o processo de integração desde o início e explica que o interesse do Paraná em buscar melhorias chamou a atenção da organização.
As primeiras reuniões foram realizadas nos dias 14 e 15 de Maio, em Paris. O Paraná designou como representante o superintendente da governança, Phelipe Mansur. Ele explicou que em Julho o Paraná vai participar de um evento da ONU, em Nova York, e já em agosto a primeira comitiva deve vir ao estado para fazer a interação e começar os trabalhos.
A missão do grupo será avaliar os pontos positivos e os que precisam melhorar e apontar as soluções. “O grupo vai estudar o Estado e emitir um relatório mostrando as forças e fraquezas e apontar as políticas públicas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Mansur.
Segundo o analista de política da OCDE, Stefano Marta, o trabalho integrado com o estado vai agregar para os demais participantes. “A estratégia e as iniciativas desenvolvidas pelo Paraná para alcançar os ODS, como conscientizar os cidadãos, rever o planejamento e as políticas, serão muito esclarecedoras para muitas cidades e regiões da OCDE e de países parceiros”, disse ele.
A ORGANIZAÇÃO - A OCDE é uma organização internacional, com sede em Paris, que existe há 57 anos. Entre suas funções principais está solucionar problemas, auxiliar no desenvolvimento socioeconômico e coordenar políticas públicas dos países. Atualmente 36 países fazem parte da organização e o Brasil está na lista de consideração. Para ser integrante, a comissão de adesão analisa o PIB - rendimento per capita do país e o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH.
Além do Paraná participam do programa a região sul da Dinamarca, a cidade de Kitakyushu, no Japão; a região de Flandres, na Bélgica; a cidade de Bonn, na Alemanha; o município de Kópavogur, na Islândia; o condado de Viken, na Noruega; a província de Córdoba, na Argentina, e a cidade de Moscou, na Rússia.

Cotidiano

CONTAS PÚBLICAS

Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná

CIDADANIA

Começam as audiências públicas do Plano Plurianual 2020-2023

ECONOMIA

Paraná fecha 1º semestre com alta de 2,11% nas vendas

EVENTO

Sistema Fiep promove encontro paranaense da indústria de alimentos

AGRONEGÓCIO

Paraná avança para suspender vacinação contra febre aftosa

CRECHES

Aprovado projeto de Rubens Bueno que estabelece critérios para vagas

ENERGIA

Copel faz mutirão em todo Estado para prevenir desligamentos

QUALIDADE DE VIDA

Paraná participa de Programa Nacional para Profissionais da Segurança Pública

PARANÁ

Estado intensifica ações de combate à febre amarela

ALERTA

Bombeiros reforçam mensagens sobre cuidados para evitar queimadas

EMPREGO

Paraná é o único Estado a registrar crescimento de carteiras assinadas

CÂMARA

Deputado pede a ministro manutenção da superintendência da Receita no Paraná

TREINAMENTO

Curso reforça segurança do sangue utilizado no sistema de saúde

ALEP

Tião Medeiros coordena frente parlamentar em defesa da advocacia

NEGÓCIOS

Tecpar certifica 30 empresas de transporte e armazenamento

EMPREGO/BALANÇO

Paraná termina primeiro semestre/2019 com saldo positivo na geração de vagas formais

SEGURANÇA

Barcos apreendidos de criminosos vão reforçar patrulhamento costeiro

TRANSPORTES

Estado e União formalizam parceria para nova concessão de rodovias

SEGURANÇA

Polícia Civil firma convênio e agiliza perícia de impressão digital

COLETA ITINERANTE

Moradores de Indianápolis dão exemplo de cidadania

agência dream