Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
PARANÁ

Governo dá passo decisivo para fomentar parcerias no Estado

09/07/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou decreto que regulamenta o Programa de Parcerias do Paraná (PAR), criado por lei neste ano para garantir qualidade das parcerias do Estado com o setor privado e dar segurança jurídica para o poder público e para os investidores.
Segundo Ratinho Junior, a regulamentação da legislação é um passo decisivo na busca de novos investimentos para o Estado. “O Paraná tem a lei mais moderna do País na área de concessões”, afirmou. “Queremos estabelecer boas parcerias para atender demandas da sociedade e também permitir investimentos que gerem riqueza e emprego”.
Elaborada na fase de transição de governos, a lei do Programa de Parcerias do Paraná (PAR) foi sancionada em fevereiro e seu regulamento dependia da conclusão da reforma administrativa, aprovada pela Assembleia Legislativa, que redefiniu as competências de cada área do governo estadual.
“Os projetos de concessões e parcerias público-privadas exigem volumes altos de investimentos e os contratos são de longo prazo, 20 a 30 anos, passando de um governo a outro. Isso exige transparência e previsibilidade para as partes envolvidas”, explica o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, lembrando que já há projetos de parcerias em fase avançada de estudo.
CARTEIRA - A carteira de projetos do PAR será formada por investimentos nas mais variadas áreas: infraestrutura, como ferrovia, ponte e saneamento básico; social, como hospitais e centro de atendimento ao cidadão; segurança pública, como presídios; turismo e ambiental, como gestão de parques.
O PAR contará com um conselho (CPAR) formado pelo chefe da Casa Civil e pelos secretários de Planejamento, Fazenda e Administração, além da Fomento Paraná, responsável pela administração do Fundo Garantidor de PPP e o Fundo do Programa de Parceria (Funpar). Também terá dois especialistas que serão indicados pelo governador do Estado.
GESTÃO - Caberá ao CPAR aprovar os projetos de parceria e acompanhar sua estruturação e execução. A Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes será a unidade gestora do programa, a quem compete apoiar o conselho por meio da análise técnica das propostas de parcerias advindas de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.
“O CPAR aumenta a governança do programa, pois compartilha entre a alta administração do poder executivo do Estado o poder decisório sobre as prioridades do governo e permite um planejamento coordenado das políticas públicas”, reforça Valdemar Jorge.
Após passar pelo conselho, caberá ao governador ratificar a decisão do colegiado, o que amplia a credibilidade sobre as prioridades estabelecidas, favorecendo a atração de investimentos, emprego e renda para a população do Paraná.

Cotidiano

TECNOLOGIA

Governador reforça a ministro meta de tornar o Paraná polo agritech

MERCADO

Paraná mantém crescimento de empregos e totaliza 40.537 em sete meses

COMUNIDADE

Estado vence prêmio nacional de habitação de interesse social

ALTO PARANÁ

Prefeitura reconstrói ponte dos 100 alqueires

CÂMARA

Projeto acaba com prescrição para crime de estupro contra menores de 14 anos

PARANÁ

67% dos jovens que cumprem medidas socioeducativa farão o Encceja

PARANÁ

Treinamento internacional para emergência sanitária em febre aftosa envolve 90 propriedades

INFRAESTRUTURA

Recuperação de trecho da PR-323 beneficia 550 mil pessoas

SOCIAL

Programa "Crianças Saudáveis, Futuro Saudável" beneficia 10 mil pessoas no Paraná

CONFIANÇA

Industrial paranaense mantém otimismo em agosto

CÂMARA

Precisamos afastar de vez o fantasma da recriação da CPMF, afirma Rubens Bueno

PARANÁ

Projeto defende assistência financeira às famílias pobres com gestação múltipla

BALANÇO

TCE-PR fiscaliza in loco 67 municípios e pede restituição de R$ 18,2 mi no 1º semestre

OPORTUNIDADE

Mestrado profissional para servidores recebe inscrições até sexta-feira

TREINAMENTO

Cursos especiais preparam bombeiros do Paraná para situações extremas

CONTAS PÚBLICAS

Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná

CIDADANIA

Começam as audiências públicas do Plano Plurianual 2020-2023

ECONOMIA

Paraná fecha 1º semestre com alta de 2,11% nas vendas

EVENTO

Sistema Fiep promove encontro paranaense da indústria de alimentos

AGRONEGÓCIO

Paraná avança para suspender vacinação contra febre aftosa

agência dream