Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
DESENVOLVIMENTO

CAF oferece recursos para financiar infraestrutura no Paraná

13/07/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
CAF oferece recursos para financiar infraestrutura no Paraná Executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estiveram no Paraná nesta quinta-feira para apresentar as linhas de crédito disponíveis para investimentos no Estado. Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

Executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estiveram no Paraná nesta semana para apresentar as linhas de crédito disponíveis para investimentos no Estado. O representante do Banco no Brasil, José Rafael Neto, destacou o interesse na parceria com o governo paranaense. “Estamos iniciando as tratativas para uma futura operação de crédito que nos interessa bastante, porque o Paraná é um dos poucos estados com equilíbrio financeiro”, afirmou.
Os executivos da instituição foram recebidos pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, e por representantes da Casa Civil e da Governadoria.
Banco fundado em 1970 e integrado por 19 países - 17 da América Latina e o Caribe e mais Espanha e Portugal, além de 14 bancos privados da região, o CAF promove o desenvolvimento sustentável através de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.
Bernardo Jorge indicou que o objetivo do governo é financiar obras de infraestrutura e logística, principalmente aquelas que farão parte do Banco de Projetos, que está sendo finalizado pelo governo. O programa vai destinar R$ 375 milhões para licitar projetos executivos de grandes obras estruturais em todas as regiões do Estado.
“Temos um grupo de trabalho focado na redação dos editais do Banco de Projetos. O projeto executivo representa 5% do valor total da obra e é condição fundamental para que ela seja realizada com sucesso”, disse. De acordo com o secretário, a expectativa é que a licitação dos projetos comece a ser feita este ano e que algumas obras possam ser iniciadas já no próximo, seja com recursos do próprio Estado, com financiamento ou em parceria com a iniciativa privada.
PROSPECÇÃO - Enquanto finaliza a definição das prioridades do programa, com auxílio dos deputados estaduais, o governo trabalha na busca de recursos para a execução dessas obras. A reunião com o CAF é uma das ações de prospecção realizadas nos últimos meses para garantir investimento na área de infraestrutura e logística, fundamental para o desenvolvimento do Estado.
PARTICIPAÇÕES – Participaram da reunião com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, o superintendente da governança da Casa Civil, Phelipe Mansur, o coordenador de apoio à prospecção de recursos do Estado do Paraná, João Augusto Branco Cobra, o superintendente de apoio aos municípios da Governadoria, Ricardo Maia, e técnicos das secretarias do Planejamento e da Casa Civil.

Cotidiano

TECNOLOGIA

Governador reforça a ministro meta de tornar o Paraná polo agritech

MERCADO

Paraná mantém crescimento de empregos e totaliza 40.537 em sete meses

COMUNIDADE

Estado vence prêmio nacional de habitação de interesse social

ALTO PARANÁ

Prefeitura reconstrói ponte dos 100 alqueires

CÂMARA

Projeto acaba com prescrição para crime de estupro contra menores de 14 anos

PARANÁ

67% dos jovens que cumprem medidas socioeducativa farão o Encceja

PARANÁ

Treinamento internacional para emergência sanitária em febre aftosa envolve 90 propriedades

INFRAESTRUTURA

Recuperação de trecho da PR-323 beneficia 550 mil pessoas

SOCIAL

Programa "Crianças Saudáveis, Futuro Saudável" beneficia 10 mil pessoas no Paraná

CONFIANÇA

Industrial paranaense mantém otimismo em agosto

CÂMARA

Precisamos afastar de vez o fantasma da recriação da CPMF, afirma Rubens Bueno

PARANÁ

Projeto defende assistência financeira às famílias pobres com gestação múltipla

BALANÇO

TCE-PR fiscaliza in loco 67 municípios e pede restituição de R$ 18,2 mi no 1º semestre

OPORTUNIDADE

Mestrado profissional para servidores recebe inscrições até sexta-feira

TREINAMENTO

Cursos especiais preparam bombeiros do Paraná para situações extremas

CONTAS PÚBLICAS

Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná

CIDADANIA

Começam as audiências públicas do Plano Plurianual 2020-2023

ECONOMIA

Paraná fecha 1º semestre com alta de 2,11% nas vendas

EVENTO

Sistema Fiep promove encontro paranaense da indústria de alimentos

AGRONEGÓCIO

Paraná avança para suspender vacinação contra febre aftosa

agência dream