Paranavaí
Min. 20°C Max. 28°C
CIDADANIA

Paraná firma parceria para ampliar proteção a mulheres e crianças

13/08/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Paraná firma parceria para ampliar proteção a mulheres e crianças Lideranças firmaram os acordos em evento ontem

O Governo do Paraná formalizou nesta segunda-feira (12) dois protocolos de intenções com o Governo Federal que buscam fortalecer as ações em defesa da mulher e das crianças e adolescentes. Os documentos foram assinados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, em solenidade no Palácio Iguaçu.
O primeiro convênio prevê a uniformização do encaminhamento de denúncias referentes à violência contra a mulher praticadas no Paraná, oriundas do Disque 100 e do Ligue 180, a fim de dar celeridade às medidas protetivas e melhorar a base de dados e de indicadores para o mapeamento das violações em todo o Estado. Qualquer denúncia que tenha ocorrido no Paraná será repassada ao Governo Federal, que encaminhará para uma central única no Estado, encarregado de analisá-la e distribuí-la.
A segunda iniciativa visa a implementação de ações integradas de capacitação e formação continuada para o fortalecimento e a efetividade do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Com o convênio, os governos Federal e Estadual fortalecerão o apoio recíproco a programas como o Criança Protegida e a Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança.
“Trabalhamos no Estado com um tripé de prioridades: gestão eficiente, infraestrutura e cuidar dos mais humildes, principalmente daqueles que estão invisíveis dentro da sociedade. Por isso é uma imensa alegria fechar essa parceria”, destacou Ratinho Junior. “Cuidar das pessoas é uma missão de vida”, acrescentou.
O governador reforçou que as duas novas iniciativas fazem parte de um grupo de medidas tomada pelo Estado para fortalecer os cuidados com crianças e adolescentes, mulheres, idosos e com aqueles em condições mais vulneráveis. Ratinho Junior citou os programas Infância Segura e Escola Segura, ambos já em andamento, como referências no cuidado à infância. “Esse convênio não traz dinheiro, não traz obras físicas, mas cuida daquilo que é mais importante: o ser humano, especialmente dos que formam a parte mais frágil da corrente”, afirmou.
AVANÇOS - Em sua primeira visita oficial ao Paraná, a ministra Damares Alves destacou os avanços que o Estado tem alcançado, priorizando a criação de uma forte rede de proteção. “O Estado do Paraná é pioneiro com a adoção dessas duas parcerias. Reforça a maior de todas as missões deste Estado: cuidar das crianças”, ressaltou.
A ministra disse, ainda, que somente com treinamento é que pais, professores, conselheiros tutelares e outros profissionais conseguirão diagnosticar sinais de que as crianças estão sendo vítimas de violência, física ou psicológica. “A violência contra a criança é uma verdade no Brasil. Precisamos ensinar as pessoas a prestarem atenção nos sinais”, afirmou.
INFÂNCIA SEGURA – A força-tarefa Infância Segura foi idealizada pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e envolve o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e diversas entidades da sociedade civil. Todos firmaram um compromisso de integrar ações e direcionar os esforços necessários para enfrentar a violência contra as crianças.
A Força-Tarefa congrega as políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde e prevê ações coordenadas para o acolhimento e atendimento integral às crianças vítimas de violência. A medida responde a uma preocupação recorrente em relação ao aumento nos registros de violência contra as crianças no Paraná. Apenas no ano passado, 1.440 foram alvo de diversos crimes, segundo estatísticas do Disque-Denúncia 181. “Queremos agir na prevenção de fato. Com acesso a essas informações, isso será possível. Nos unimos ao Governo Federal para diminuir os crimes contra as crianças”, explicou o secretário Ney Leprevost.
ESCOLA SEGURA – Parceria entre as Secretarias da Educação e da Segurança Pública, o programa garante a presença de policiais militares da reserva remunerada nas escolas estaduais em dois turnos: das 7 às 15 horas e das 15 às 23 horas. O Escola Segura complementa o trabalho do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que fez o treinamento dos profissionais que atuarão nas unidades de ensino. Eles reforçarão ações preventivas, desenvolvendo atividades com alunos, professores, equipe pedagógica, pais e responsáveis.
DETOX DIGITAL – O secretário reforçou, também, a importância do programa Detox Digital, outra parceria com o Governo Federal, que visa tirar as crianças da frente de celulares, tablets e computadores – o I Worlshop Desafio Detox Digital na Família ocorreu nesta segunda-feira (12) em Curitiba. “É preciso despertar um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do das ferramentas digitais”, disse Leprevost.
O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa Detox Digital Brasil, lançado em julho pelo governo federal. A secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do projeto, que engloba uma série de ações e atividades para alertar a população sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento a respeito dos limites e dos perigos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados a internet.

Cotidiano

DE SEIS A 11 MESES

Regional de Saúde alerta sobre importância da dose zero da vacina contra sarampo

ECONOMIA

Auditor fiscal José Barroso Tostes Neto é novo secretário da Receita

EDUCAÇÃO

Cerca de 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná

SEGURANÇA

Paraná está entre os estados com menores taxas de furtos e roubos de veículos

PREVENÇÃO

Ipem-PR apreende carregadores de celular por risco à segurança

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Presidente da Câmara dos Deputados estará na Assembleia Legislativa do Paraná segunda-feira

UNIVERSIDADE

UEL abre chamamento público para prestação de serviços tecnológicos e inovação

AMUNPAR

Superintendente do ParanaCidade expõe linhas de trabalho a gestores municipais

EDUCAÇÃO

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

LEVANTAMENTO

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

PARANÁ

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

PARANÁ

Estado inicia programa de incentivo à arborização

PR-218

Começam as obras de melhorias em novo trecho

PARANÁ

Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras

SAÚDE

Noroeste do Paraná totaliza 52 casos de dengue ao longo de sete semanas

PREVENÇÃO

Paraná discute estratégia para diminuir acidentes de trabalho

CÂMARA

Rubens Bueno ajuda a aprovar PEC que garante poder investigatório de CPIs

GOVERNO

Confirmadas 3.000 novas vagas no sistema prisional do Estado

SAÚDE

Paraná registra o primeiro caso de chikungunya no período epidemiológico

PARANÁ

Governador e Moro discutem reforço da segurança na fronteira

agência dream