Paranavaí
Min. 15°C Max. 29°C
SEGURANÇA

Polícia Civil firma convênio e agiliza perícia de impressão digital

13/08/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Polícia Civil firma convênio e agiliza perícia de impressão digital Nova parceria vai facilitar o trabalho de identificação digital

A Polícia Civil do Paraná firmou convênio com a Polícia Civil do estado de São Paulo para agilizar a perícia de impressão digital. A perícia é fundamental para identificar suspeitos e vítimas de crimes, além de pessoas desaparecidas. Se antes o resultado levava até duas semanas, agora em poucas horas já é possível confirmar se determinada pessoa é autora de um delito.
O sistema de Legitimação à Distância (Lead) foi criado pelo governo paulista e compartilha dados de São Paulo, Goiás, Rondônia, Sergipe e, agora, Paraná.
O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockemback, afirma que o convênio terá um impacto direto na eficiência das investigações. “A iniciativa, com certeza, aumentará e muito o número de identificação de autores de crimes. Trata-se de uma medida inovadora que tem por finalidade aumentar os índices de solução de crimes e garantir maior efetividade às investigações conduzidas pela Polícia Civil do Paraná””, disse ele.
INTEGRAÇÃO - Atualmente existem 13,7 milhões registros de carteira de identidade paranaenses. Com o compartilhamento de dados dos outros quatro estados, o universo de pesquisa aumentará de forma acentuada. Somente o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton, de São Paulo, possui 66,8 milhões de registros gerais.
Rockembach ressalta que a implementação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é um avanço ao trabalho de polícia judiciária. “A implantação do sistema Lead na Polícia Civil do Paraná é uma inovação tecnológica, que servirá para integrar as bases de dados dos institutos de identificação das polícias civis do Paraná, São Paulo, Rondônia, Sergipe e Goiás, bem como outras que virão na sequência.”
RÁPIDO E SEGURO - Antes do sistema Lead ser compartilhado, a Polícia Civil do Paraná já fazia solicitações de confrontos datiloscópicos para outras polícias. Porém, não havia rapidez no retorno dos pedidos de identificação de suspeitos de crimes, de vítimas e de desaparecidos.
A partir do convênio, o sistema Lead permite o uso de uma plataforma segura entre as polícias civis dos cinco estados. Na própria interface, o servidor autentica digitalmente a assinatura, solicita a perícia de impressão digital e no mesmo dia recebe o laudo confirmando ou não a identidade suspeita.
O delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná, explica que o Lead traz diversos benefícios à troca de informações entre as polícias: boa resolução às impressões digitais, segurança e rapidez na emissão de laudos.
““Nesse sistema, o trâmite de digitais coletadas em cenas crime, de corpos, seguirá por um sistema seguro, criptografado e com assinatura digital de todos os envolvidos, dando sigilo e resposta rápida. É um avanço na comunicação de todos os institutos de identificação das Polícias Civis””, afirmou.

Cotidiano

DE SEIS A 11 MESES

Regional de Saúde alerta sobre importância da dose zero da vacina contra sarampo

ECONOMIA

Auditor fiscal José Barroso Tostes Neto é novo secretário da Receita

EDUCAÇÃO

Cerca de 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná

SEGURANÇA

Paraná está entre os estados com menores taxas de furtos e roubos de veículos

PREVENÇÃO

Ipem-PR apreende carregadores de celular por risco à segurança

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Presidente da Câmara dos Deputados estará na Assembleia Legislativa do Paraná segunda-feira

UNIVERSIDADE

UEL abre chamamento público para prestação de serviços tecnológicos e inovação

AMUNPAR

Superintendente do ParanaCidade expõe linhas de trabalho a gestores municipais

EDUCAÇÃO

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

LEVANTAMENTO

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

PARANÁ

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

PARANÁ

Estado inicia programa de incentivo à arborização

PR-218

Começam as obras de melhorias em novo trecho

PARANÁ

Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras

SAÚDE

Noroeste do Paraná totaliza 52 casos de dengue ao longo de sete semanas

PREVENÇÃO

Paraná discute estratégia para diminuir acidentes de trabalho

CÂMARA

Rubens Bueno ajuda a aprovar PEC que garante poder investigatório de CPIs

GOVERNO

Confirmadas 3.000 novas vagas no sistema prisional do Estado

SAÚDE

Paraná registra o primeiro caso de chikungunya no período epidemiológico

PARANÁ

Governador e Moro discutem reforço da segurança na fronteira

agência dream