Paranavaí
Min. 15°C Max. 29°C
TREINAMENTO

Curso reforça segurança do sangue utilizado no sistema de saúde

16/08/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Curso reforça segurança do sangue utilizado no sistema de saúde O curso é ministrado em Curitiba durante esta semana

A Secretaria da Saúde do Paraná e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promovem durante toda essa semana, em Curitiba, um curso de atualização e capacitação sobre as boas práticas no ciclo do sangue, voltado para inspetores de vigilância sanitária. Participam do evento 80 inspetores que atuam nas redes estadual e municipal e 32 inspetores vindos de 17 estados brasileiros.
“A qualidade e a segurança dos hemocomponentes, que são os produtos gerados a partir do sangue, devem ser asseguradas em todo o processo, que tem início na captação de doadores e vai até o monitoramento das possíveis reações que um paciente possa apresentar. Este é o objetivo do curso que sediamos no Paraná”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária da secretaria, Luciane Otaviano de Lima.
Segundo a especialista da Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Christiane da Silva Costa, este curso é realizado anualmente em estados diferentes para que haja integração do sistema nacional. “Buscamos o fortalecimento dos serviços de vigilância e a oferta de um produto de excelência para os usuários deste sistema. Tanto o sangue como seus componentes são produtos biológicos que cumprem função terapêutica, e por isso devem estar de acordo com os critérios de segurança e especificação de qualidade”, disse.
Christiane explicou ainda que os hemocomponentes do sangue não têm registro como os medicamentos. Por isso o trabalho da Vigilância Sanitária é importante para assegurar a eficácia e a segurança em todos os processos de doações e transfusões.
PARANÁ - Há 30 anos a Vigilância Sanitária do Paraná implantou o Sistema de Controle Hemoterápica – é o único estado que apresenta este modelo de monitoramento. “Este sistema vem sendo constantemente atualizado com a finalidade de melhoria dos serviços ofertados e hoje fazemos, em tempo real, o acompanhamento e o controle de todas as etapas do ciclo do sangue”, destacou a enfermeira do Setor de Vigilância Sanitária do Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da secretaria, Luciana Aparecida Correa.
Ela ressaltou que o ciclo do sangue abrange serviços de alta complexidade, em que são realizados processos críticos que devem ser desenvolvidos com critérios de boas práticas e de acordo com a Legislação vigente. As boas práticas incluem ações diárias de controle, inspeção e fiscalização com o foco na menor taxa possível de riscos. “Estamos voltados para o receptor, a pessoa que está lá no hospital e vai receber uma bolsa de sangue com qualidade”, complementou.
A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Labre de Souza, também reforçou que o sangue ofertado no Paraná é classificado como seguro.
O Hemepar é vinculado à secretaria estadual da Saúde e mantém 23 unidades no Estado. A rede é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
“Nossas unidades recebem visitas periódicas de Vigilância Sanitária, com aplicação de roteiros de inspeção e fiscalização. Este trabalho integrado no Paraná nos proporciona certificações nacionais e por isso temos a certeza de que nosso processo é seguro”, disse a diretora.

Cotidiano

DE SEIS A 11 MESES

Regional de Saúde alerta sobre importância da dose zero da vacina contra sarampo

ECONOMIA

Auditor fiscal José Barroso Tostes Neto é novo secretário da Receita

EDUCAÇÃO

Cerca de 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná

SEGURANÇA

Paraná está entre os estados com menores taxas de furtos e roubos de veículos

PREVENÇÃO

Ipem-PR apreende carregadores de celular por risco à segurança

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Presidente da Câmara dos Deputados estará na Assembleia Legislativa do Paraná segunda-feira

UNIVERSIDADE

UEL abre chamamento público para prestação de serviços tecnológicos e inovação

AMUNPAR

Superintendente do ParanaCidade expõe linhas de trabalho a gestores municipais

EDUCAÇÃO

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

LEVANTAMENTO

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

PARANÁ

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

PARANÁ

Estado inicia programa de incentivo à arborização

PR-218

Começam as obras de melhorias em novo trecho

PARANÁ

Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras

SAÚDE

Noroeste do Paraná totaliza 52 casos de dengue ao longo de sete semanas

PREVENÇÃO

Paraná discute estratégia para diminuir acidentes de trabalho

CÂMARA

Rubens Bueno ajuda a aprovar PEC que garante poder investigatório de CPIs

GOVERNO

Confirmadas 3.000 novas vagas no sistema prisional do Estado

SAÚDE

Paraná registra o primeiro caso de chikungunya no período epidemiológico

PARANÁ

Governador e Moro discutem reforço da segurança na fronteira

agência dream