Paranavaí
Min. 20°C Max. 28°C
CONTAS PÚBLICAS

Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná

20/08/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

O controle social sobre a administração pública foi o tema de palestras realizadas por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em três municípios paranaenses na semana passada. As ações fazem parte do programa É da Sua Conta, criado pelo órgão para reunir iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, desde jovens até grupos organizados.
Em Realeza (Sudoeste do Estado), a atividade, realizada em 12 de agosto, reuniu cerca de 200 universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza (Cesreal) na sede da Associação dos Funcionários Municipais. No dia 14, foi a vez de 50 alunos do ensino médio do Colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Cascavel (Oeste) assistirem a palestra do projeto Jovem no Controle. O evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Flávio Berti.
No dia 15, 30 alunos do Colégio do Sesi em Cianorte (Noroeste) participaram de atividade do mesmo tipo. Nas palestras, ministradas pelos analistas de controle do TCE-PR Eduardo Schnorr e Guilherme Vieira, foram abordados tópicos sobre administração pública, cidadania, controle social e transparência, além das atribuições dos tribunais de contas brasileiros.
Na última quarta-feira (14), 16 alunos do curso de Direito da Faculdade Isepe, de Guaratuba (Litoral), foram recepcionados na sede do Tribunal. Eles assistiram à sessão ordinária do Pleno, realizada no mesmo dia, e, posteriormente, participaram de outras atividades educativas organizadas pelo órgão de controle externo. O presidente do TCE-PR, que comandava a sessão deliberativa, deu as boas-vindas aos visitantes.
Nesta terça-feira (20), será realizada nova palestra do programa Jovem no Controle, desta vez para os alunos do Colégio do Sesi do bairro Alto da Glória, em Curitiba. A atividade será na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), no mesmo bairro. Até o fim do mês, outras ações do projeto serão desenvolvidas em Pinhais (nos dias 22 e 23) e Guarapuava (no dia 28). Em setembro, será a vez de Apucarana, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Maringá e, novamente, Curitiba.
Londrina, por sua vez, receberá, em 24 de setembro, atividades do Fórum de Controle Social e da Capacitação dos Conselheiros Municipais e Observatórios Sociais. Já na sede do Tribunal, em Curitiba, acontecerão, também no próximo mês, ações dos projetos 
Geração Social e Universidades.      
É DA SUA CONTA - O programa É da Sua Conta reúne cinco projetos – todos eles alinhados aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal, bem como à visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem.
O Fórum de Controle Social e a Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais são direcionados a voluntários de observatórios sociais, integrantes de conselhos municipais, professores e estudantes universitários, além de cidadãos interessados no tema do controle social sobre a administração pública.
Já a juventude é contemplada por três projetos: Jovem no Controle, Geração Social e Universidades. As ações, destinadas a estudantes dos ensinos médio e superior, inclusive estagiários do próprio TCE-PR, são frutos de parcerias estabelecidas entre a corte de contas paranaense e outras entidades e órgãos públicos brasileiros, como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Sesi, instituições superiores de ensino e demais tribunais de contas.

Cotidiano

DE SEIS A 11 MESES

Regional de Saúde alerta sobre importância da dose zero da vacina contra sarampo

ECONOMIA

Auditor fiscal José Barroso Tostes Neto é novo secretário da Receita

EDUCAÇÃO

Cerca de 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná

SEGURANÇA

Paraná está entre os estados com menores taxas de furtos e roubos de veículos

PREVENÇÃO

Ipem-PR apreende carregadores de celular por risco à segurança

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Presidente da Câmara dos Deputados estará na Assembleia Legislativa do Paraná segunda-feira

UNIVERSIDADE

UEL abre chamamento público para prestação de serviços tecnológicos e inovação

AMUNPAR

Superintendente do ParanaCidade expõe linhas de trabalho a gestores municipais

EDUCAÇÃO

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

LEVANTAMENTO

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

PARANÁ

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

PARANÁ

Estado inicia programa de incentivo à arborização

PR-218

Começam as obras de melhorias em novo trecho

PARANÁ

Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras

SAÚDE

Noroeste do Paraná totaliza 52 casos de dengue ao longo de sete semanas

PREVENÇÃO

Paraná discute estratégia para diminuir acidentes de trabalho

CÂMARA

Rubens Bueno ajuda a aprovar PEC que garante poder investigatório de CPIs

GOVERNO

Confirmadas 3.000 novas vagas no sistema prisional do Estado

SAÚDE

Paraná registra o primeiro caso de chikungunya no período epidemiológico

PARANÁ

Governador e Moro discutem reforço da segurança na fronteira

agência dream