Paranavaí
Min. 20°C Max. 31°C
CONTAS PÚBLICAS

Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná

20/08/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

O controle social sobre a administração pública foi o tema de palestras realizadas por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em três municípios paranaenses na semana passada. As ações fazem parte do programa É da Sua Conta, criado pelo órgão para reunir iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, desde jovens até grupos organizados.
Em Realeza (Sudoeste do Estado), a atividade, realizada em 12 de agosto, reuniu cerca de 200 universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza (Cesreal) na sede da Associação dos Funcionários Municipais. No dia 14, foi a vez de 50 alunos do ensino médio do Colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Cascavel (Oeste) assistirem a palestra do projeto Jovem no Controle. O evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Flávio Berti.
No dia 15, 30 alunos do Colégio do Sesi em Cianorte (Noroeste) participaram de atividade do mesmo tipo. Nas palestras, ministradas pelos analistas de controle do TCE-PR Eduardo Schnorr e Guilherme Vieira, foram abordados tópicos sobre administração pública, cidadania, controle social e transparência, além das atribuições dos tribunais de contas brasileiros.
Na última quarta-feira (14), 16 alunos do curso de Direito da Faculdade Isepe, de Guaratuba (Litoral), foram recepcionados na sede do Tribunal. Eles assistiram à sessão ordinária do Pleno, realizada no mesmo dia, e, posteriormente, participaram de outras atividades educativas organizadas pelo órgão de controle externo. O presidente do TCE-PR, que comandava a sessão deliberativa, deu as boas-vindas aos visitantes.
Nesta terça-feira (20), será realizada nova palestra do programa Jovem no Controle, desta vez para os alunos do Colégio do Sesi do bairro Alto da Glória, em Curitiba. A atividade será na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), no mesmo bairro. Até o fim do mês, outras ações do projeto serão desenvolvidas em Pinhais (nos dias 22 e 23) e Guarapuava (no dia 28). Em setembro, será a vez de Apucarana, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Maringá e, novamente, Curitiba.
Londrina, por sua vez, receberá, em 24 de setembro, atividades do Fórum de Controle Social e da Capacitação dos Conselheiros Municipais e Observatórios Sociais. Já na sede do Tribunal, em Curitiba, acontecerão, também no próximo mês, ações dos projetos 
Geração Social e Universidades.      
É DA SUA CONTA - O programa É da Sua Conta reúne cinco projetos – todos eles alinhados aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal, bem como à visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem.
O Fórum de Controle Social e a Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais são direcionados a voluntários de observatórios sociais, integrantes de conselhos municipais, professores e estudantes universitários, além de cidadãos interessados no tema do controle social sobre a administração pública.
Já a juventude é contemplada por três projetos: Jovem no Controle, Geração Social e Universidades. As ações, destinadas a estudantes dos ensinos médio e superior, inclusive estagiários do próprio TCE-PR, são frutos de parcerias estabelecidas entre a corte de contas paranaense e outras entidades e órgãos públicos brasileiros, como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Sesi, instituições superiores de ensino e demais tribunais de contas.

agência dream