Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
PARANÁ

Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras

19/09/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

As prefeituras dos 399 municípios paranaenses receberão da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas exemplares do livro Ciclomobilidade – Diretrizes para Elaboração de Política Pública e Experiências do Programa Ciclovia da Universidade Federal do Paraná. O repasse foi anunciado pelo secretário João Carlos Ortega ao abrir a reunião do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo).
O encontro contou com a participação de representantes do Paranacidade, da Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar), da Paraná Edificações (Pred) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), além dos conselheiros, que representam setores da sociedade e organismos públicos. O secretário recebeu o livro durante o evento. “Esses livros serão repassados aos 399 municípios”, disse.
A entrega dos exemplares é resultado da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o Conciclo e a Editora da UFPR para levar a publicação às prefeituras. “A ciclomobilidade é um dos elementos fundamentais para levar mais sustentabilidade aos espaços urbanos. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria adotam como princípios a busca de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Podem contar com o esforço da Secretaria para que a bicicleta tenha o seu lugar no planejamento das cidades”, disse Ortega.
O presidente do Conciclo, Mauro Celso Monteiro, que mediou o encontro, lembrou que a ação atende orientação direta do governador Carlos Massa Ratinho Junior para fazer um governo moderno, inovador e que promova o respeito ao meio ambiente. “A iniciativa é mais um elemento para que tenhamos cada vez mais o uso da bicicleta integrado aos demais modais de transporte”, disse ele.
POLÍTICAS PÚBLICAS - O livro, de autoria de José Carlos Assunção Belotto, Silvana Nakamori e Antônio Gonçalves de Oliveira, publicado pela Editora da UFPR, traz informações para a criação de políticas públicas ou institucionais que privilegiem o uso da bicicleta como modal de transporte integrante do sistema de mobilidade nas cidades.
O pró-reitor da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, destacou a importância de a informação chegar até os gestores dos municípios paranaenses. “O conhecimento é estruturante e, com esta publicação, a Universidade faz parte do processo de transformação da sociedade. No Século XXI, há que se pensar na ciclomobilidade como uma alternativa para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.
ODS - O analista de Desenvolvimento Municipal e articulador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Secretaria e Paranacidade, Geraldo Farias, apresentou as ações dos órgãos destinadas às Cidades Sustentáveis. Entre elas, a possibilidade de financiamento e apoio técnico para a contratação e elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana, onde um dos modais é a bicicleta.  
Entre as ações futuras também está marcada, para o dia 22, domingo, a Marcha das 2019 Bicicletas, em Curitiba. A coordenação desse evento é de Fernando Rosembaun, presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

Cotidiano

BOCA LIMPA

Saúde bucal é tema de evento internacional em Curitiba

PEDÁGIO

Governo instaura novos processos contra concessionárias

SEGURANÇA

Depen forma quase mil agentes brigadistas em todo o Estado

IREGULARIDADE

Prefeito e pregoeiro de Fazenda Rio Grande são multados por falha em licitação

IMPROBIDADE

Prefeito e escritório de advocacia devem restituir R$ 426,7 mil a Jacarezinho

TRABALHO

Atestado médico digital obrigatório no Paraná é aprovado na Assembleia Legislativa

DESENVOLVIMENTO

Paraná ganha centro de desenvolvimento de produtos de panificação e cervejaria

DESENVOLVIMENTO/CAMPO

Agricultura firmará parceiras para desenvolvimento territorial

ANÁLISE

Oficina de prioridades em pesquisas busca melhorar SUS no Paraná

PARANÁ

O que um projeto inovador precisa para receber recursos e apoio

AGRICULTURA

Produtor deve olhar além da porteira da propriedade, diz técnico da FAEP

REGIMES PRÓPRIOS

TCE-PR monitora ações de municípios para melhorar gestão de previdência

TCE-PR

Notificadas, câmaras aceleram julgamento de contas de prefeitos

PARANÁ

Ação do Gaeco culmina em prisão do prefeito de São Jerônimo da Serra

EDUCAÇÃO

Inep divulga hoje os locais de prova do Enem 2019

BOVINOS E BUBALINOS

Paraná suspende vacinação contra a febre aftosa

SEGURANÇA/PARANÁ

PRF apreende quase três toneladas de maconha

PARANÁ

Fiscalização apreende 795 brinquedos irregulares

PARANÁ

Universidades estaduais têm destaque em Guia da Faculdade

TRÁFICO

PF apreende 2 quilos de haxixe durante operação em Foz do Iguaçu

agência dream