Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
PARANÁ

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

20/09/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

O trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE), responsável por zelar pelo serviço público íntegro e ético, terá mais servidores em suas coordenadorias. Nesta semana, dez já começaram a capacitação para desempenhar atividades de investigação administrativa, auditoria, acompanhamento de denúncias e de reclamações e implantação do programa de compliance, entre outras atividades de combate à corrupção.
Os recém-nomeados fazem parte dos 100 servidores aprovados em concurso de 2017 e empossados quarta-feira (18) pelo vice-governador Darci Piana. Eles puderam escolher o local de trabalho, conforme a classificação obtida, e os que optaram pela CGE começaram, já segunda-feira (16), a capacitação para se integrarem ao novo trabalho.
“Alguns deles irão para a área de auditoria, uma ferramenta nova na CGE que seguirá o modelo internacional da IA-CM. Assim a CGE assume ação protagonista, ativa e de suporte ao servidor”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. Ele se referiu ao Modelo de Avaliação da Capacidade de Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) IA-CM, idealizado pelo Institute of Internal Auditors (Global) – IIA.
As equipes da CGE irão a campo para auditorias e conferência de cumprimento de contratos ou convênios, entre outros trabalhos. “Pretendemos alcançar, com ações da Controladoria, todo o Paraná e, assim fechar o cerco a quem negligencia a ética no serviço público para obter vantagens pessoais”, ressaltou Siqueira.
O controlador-geral reforçou que o interesse maior, conforme orientação desta administração estadual, é que a população volte a confiar no Estado, mas para isso os servidores têm que estar comprometidos com esse objetivo. “O governador, os secretários de estado, gestores e os servidores terão a segurança que suas ações estarão dentro dos perfis de integridade ética e combate à corrupção”, completou o controlador-geral.
REESTRUTURAÇÃO – As áreas que receberam novos servidores estão sendo reestruturadas pela CGE para ampliar suas atuações. Uma delas é a Coordenadoria de Controle Interno, que receberá boa parte dos novos integrantes. Sua finalidade é planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades do Sistema de Controle Interno do Governo do Estado.
Para que o trabalho seja efetivo e eficiente, cada órgão estadual tem um agente de Controle Interno, outro de Transparência e mais um de Compliance. Os três formam o Núcleo de Integridade e Compliance (NIC), coordenado pelas respectivas coordenadorias da CGE. Luci de Andrade Netska, coordenadora de Controle Interno, reforçou que a independência é um dos princípios do setor, responsável por conferir a conformidade com normas e com planejamento.
“Hoje, boa parte dos servidores que integram os NIC está vinculada aos próprios órgãos. Com esse aporte de pessoal, há a possibilidade de destacarmos alguém da CGE para esses núcleos, garantindo mais independência de atuação”, afirmou Luci.
EXPECTATIVAS – Jackson Vinicius Seixas, um dos novos contratados, queria trabalhar em um órgão com as características da CGE. “Tenho a convicção que o serviço público só pode ser melhor com ética e responsabilidade. Para mim, foi muito simples escolher. Vou trabalhar em prol da sociedade”, declarou.
A natureza do serviço desenvolvido pela CGE também atraiu Sérgio Utiyama. “Quero fazer meu melhor como parte desta equipe e mostrar com orgulho para minha família e para a sociedade que a CGE é um órgão sério e que busca trabalhar para a sociedade”, comentou Sérgio.
Mauro do Nascimento Neto veio de São Paulo e estudava para a Controladoria Geral da União (CGU). “Foi uma alegria ter a possibilidade de trabalhar na CGE. Desenvolver um bom trabalho no serviço público sempre foi o que quis fazer. A CGE é um setor muito promissor”, resumiu Mauro.
A Controladoria-Geral do Estado atraiu Marlon Stafin por conta dos desafios que surgirão com a nova estrutura e ampliação da atuação. “É um órgão que está diretamente relacionado com o bem-estar da população e oferece bastante desafio e possibilidade de crescimento profissional”, afirmou Marlon.

Cotidiano

BOCA LIMPA

Saúde bucal é tema de evento internacional em Curitiba

PEDÁGIO

Governo instaura novos processos contra concessionárias

SEGURANÇA

Depen forma quase mil agentes brigadistas em todo o Estado

IREGULARIDADE

Prefeito e pregoeiro de Fazenda Rio Grande são multados por falha em licitação

IMPROBIDADE

Prefeito e escritório de advocacia devem restituir R$ 426,7 mil a Jacarezinho

TRABALHO

Atestado médico digital obrigatório no Paraná é aprovado na Assembleia Legislativa

DESENVOLVIMENTO

Paraná ganha centro de desenvolvimento de produtos de panificação e cervejaria

DESENVOLVIMENTO/CAMPO

Agricultura firmará parceiras para desenvolvimento territorial

ANÁLISE

Oficina de prioridades em pesquisas busca melhorar SUS no Paraná

PARANÁ

O que um projeto inovador precisa para receber recursos e apoio

AGRICULTURA

Produtor deve olhar além da porteira da propriedade, diz técnico da FAEP

REGIMES PRÓPRIOS

TCE-PR monitora ações de municípios para melhorar gestão de previdência

TCE-PR

Notificadas, câmaras aceleram julgamento de contas de prefeitos

PARANÁ

Ação do Gaeco culmina em prisão do prefeito de São Jerônimo da Serra

EDUCAÇÃO

Inep divulga hoje os locais de prova do Enem 2019

BOVINOS E BUBALINOS

Paraná suspende vacinação contra a febre aftosa

SEGURANÇA/PARANÁ

PRF apreende quase três toneladas de maconha

PARANÁ

Fiscalização apreende 795 brinquedos irregulares

PARANÁ

Universidades estaduais têm destaque em Guia da Faculdade

TRÁFICO

PF apreende 2 quilos de haxixe durante operação em Foz do Iguaçu

agência dream