Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
LEVANTAMENTO

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

20/09/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas O temporal que atingiu a metade Leste do Paraná na tarde desta quarta-feira Foto: José Fernando Ogura/AEN

O temporal que atingiu a metade Leste do Paraná na tarde desta quarta-feira (18) afetou 12.227 pessoas e danificou 3.222 residências, mostra o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado nesta quinta-feira (19). As chuvas, granizos e vendavais afetaram 21 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado.
Até o levantamento, 127 pessoas estavam desalojadas e oito desabrigadas. Duas ficaram feridas no município de Fernandes Pinheiro. A cidade mais atingida foi Carambeí (Campos Gerais), onde 1,5 mil casas foram danificadas, afetando 4,5 mil pessoas e deixando oito desabrigadas. Em São José dos Pinhais (RMC) foram 500 casas danificadas e 2 mil pessoas afetadas. Em Curitiba, a tempestade com granizo danificou 300 residências e afetou 1,2 mil pessoas. Contenda contabiliza 350 casas e 1.400 pessoas atigidas.
Segundo a prefeitura da Capital, foram registradas 52 solicitações de quedas de árvores e galhos grandes. Uma casa ficou destruída em Piraquara e outras 27 danificadas.
A Defesa Civil está acompanhando as ocorrências, mas ainda não precisou fazer algum atendimento emergencial.
COPEL - As chuvas que começaram ontem causaram desligamentos de energia principalmente nas regiões Leste e Centro-Sul do Estado. O município mais afetado foi Irati. Ontem, por volta das 16h50, 17 mil das quase 24 mil unidades consumidoras (UCs) da cidade ficaram sem energia. Durante a manhã desta quinta, o número caiu para 1,2 mil unidades e até às 12h eram pouco mais de 900.
Curitiba registrou 50 mil unidades consumidoras sem luz no início da noite de ontem. O número foi reduzido para 20 mil por volta da meia-noite e até o meio-dia eram 3,8 mil unidades ainda sem energia. Os bairros mais atingidos na Capital foram Tatuquara, Caximba, Batel, Cabral, Boa Vista e Santa Cândida.
Em todo o Paraná cerca de 305 mil unidades foram afetadas alternadamente desde as 16h desta quarta (18). Até o final da amanhã de hoje eram aproximadamente 30 mil ainda sem energia, a maior parte concentrada nas regiões Leste e Centro-suL (24,5 mil UCs) . As cidades que ainda têm maior número de unidades consumidores sendo restabelecidas são Castro, Carambeí, Teixeira Soares, Palmeira e São João do Triunfo.
Na Região Metropolitana de Curitiba, nesta manhã ainda são 13 mil UCs em vias de ser restabelecidas, a maior parte em Araucária, Contenda, Campo Magro e Rio Negro.
PREVISÃO – De acordo com o Sistema Metereológico do Paraná (Simepar), choveu 34,2 milímetros nesta quarta-feira (18), com rajadas de vento perto dos 65 km/h na região de Curitiba. Volume que se concentrou por volta das 18 horas, com precipitações de 21,6 milímetros em 15 minutos. Tradicionalmente, o mês de setembro é chuvoso, com média de 130 milímetros de chuva.
Para esta quinta-feira (19) a expectativa do Simepar é que as chuvas se repitam na Grande Curitiba – até as 10h30 já havia chovido 10,2 milímetros na região. “A diferença é que serão chuvas espalhadas durante o dia ao invés de concentradas por um período, como nesta quarta. Mas o alerta de temporais segue mantido”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Cotidiano

BOCA LIMPA

Saúde bucal é tema de evento internacional em Curitiba

PEDÁGIO

Governo instaura novos processos contra concessionárias

SEGURANÇA

Depen forma quase mil agentes brigadistas em todo o Estado

IREGULARIDADE

Prefeito e pregoeiro de Fazenda Rio Grande são multados por falha em licitação

IMPROBIDADE

Prefeito e escritório de advocacia devem restituir R$ 426,7 mil a Jacarezinho

TRABALHO

Atestado médico digital obrigatório no Paraná é aprovado na Assembleia Legislativa

DESENVOLVIMENTO

Paraná ganha centro de desenvolvimento de produtos de panificação e cervejaria

DESENVOLVIMENTO/CAMPO

Agricultura firmará parceiras para desenvolvimento territorial

ANÁLISE

Oficina de prioridades em pesquisas busca melhorar SUS no Paraná

PARANÁ

O que um projeto inovador precisa para receber recursos e apoio

AGRICULTURA

Produtor deve olhar além da porteira da propriedade, diz técnico da FAEP

REGIMES PRÓPRIOS

TCE-PR monitora ações de municípios para melhorar gestão de previdência

TCE-PR

Notificadas, câmaras aceleram julgamento de contas de prefeitos

PARANÁ

Ação do Gaeco culmina em prisão do prefeito de São Jerônimo da Serra

EDUCAÇÃO

Inep divulga hoje os locais de prova do Enem 2019

BOVINOS E BUBALINOS

Paraná suspende vacinação contra a febre aftosa

SEGURANÇA/PARANÁ

PRF apreende quase três toneladas de maconha

PARANÁ

Fiscalização apreende 795 brinquedos irregulares

PARANÁ

Universidades estaduais têm destaque em Guia da Faculdade

TRÁFICO

PF apreende 2 quilos de haxixe durante operação em Foz do Iguaçu

agência dream