Paranavaí
Min. 20°C Max. 35°C
AMUNPAR

Superintendente do ParanaCidade expõe linhas de trabalho a gestores municipais

20/09/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

Ricardo Paiva 
ricardo@diariodonoroeste.com.br

Prefeitos que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) estiveram reunidos ontem (19), na sede da entidade em Paranavaí, com o superintendente do ParanaCidade, Álvaro José Cabrini. Ele apresentou algumas linhas de trabalho disponibilizadas aos municípios do Estado. 
Cabrini repassou uma série de propostas para os municípios aderirem aos vários projetos e programas de atendimento do ParanaCidade e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas. Entre elas o financiamento disponibilizado para as prefeituras construírem usinas de geração de energia elétrica fotovoltaica para o abastecimento dos prédios públicos. “Os municípios têm oito anos para quitação do investimento que se paga em torno de quatro anos”, disse. 
Outro ponto destacado pelo gestor estadual foi o programa Cidades Inteligentes, com a utilização das ferramentas digitais implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e outros órgãos estaduais. Diversos órgãos estaduais adotaram as soluções, que permitem fazer o planejamento estratégico de projetos, políticas públicas e agilizam os serviços prestados ao cidadão. 
Para facilitar o atendimento às Prefeituras e o repasse de recursos para os municípios, o ParanaCidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, desenvolveu o Portal dos Municípios. A ferramenta permite que as Prefeituras entreguem pela Internet as certidões e documentos necessários aos convênios, além de trazer orientações para a execução dos projetos, incluindo as planilhas de orçamento.  
Também é possível verificar se as obras seguem o que está previsto no Plano Diretor Municipal.
“Cumprindo todas as etapas, o gestor aperta o botão e encaminha a documentação ao ParanaCidade. Qualquer dúvida ou complemento que necessite, o agente do Controle Interno da SEDU e do ParanaCidade entra em contato com o prefeito para resolver a questão rapidamente”, explicou o superintende do ParanaCidade.

A iniciativa se soma ao SEDU/Paranacidade Interativo que facilita a tomada de decisões pelos gestores públicos, por concentrar dados estatísticos e informações sobre os aparelhos públicos em cada cidade paranaense. Assim, além de planejar políticas públicas específicas para cada município, há o Portal dos municípios que permite o registro de documentação e acompanhar o andamento em tempo real das obras, dando mais agilidade e transparência aos projetos.

agência dream