Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
PREOCUPAÇÃO

Casos de dengue aumentam a cada semana no Paraná

09/10/19 00:00:00 - Cotidiano > Estadual

O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta terça-feira (08) pela Secretaria de Estado da Saúde apresenta 596 casos confirmados da doença no Paraná, 13,7% a mais que na semana anterior – são 72 novos casos. A publicação é referente ao período epidemiológico desde julho deste até julho de 2020.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, alerta que número de casos reforça a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue e que o apoio da população é fundamental neste momento para acabar com os criadouros do Aedes aegypti.
“Estamos bem próximos do verão, que além dos dias quentes traz também a chuva, e sabemos que esta associação é favorável à proliferação do mosquito. Mas se o ambiente estiver livre de recipientes que possam acumular água parada poderemos controlar a infestação. Por isso, o nosso apelo para que todos participem ativamente deste combate”, afirmou o secretário.
A dengue é a arbovirose mais prevalente no Estado. Pesquisa da Vigilância Ambiental da secretaria aponta que cerca de 73% dos criadouros do mosquito transmissor estão em imóveis residenciais e comerciais.
CONTROLE - O Paraná tem um Comitê Gestor Interinstitucional da Dengue, com a participação de 24 órgãos e entidades parceiras, e os Comitês Municipais, que abrangem 81% das cidades. Estes grupos discutem periodicamente a situação da dengue, monitoram e avaliam as ações e implantam medidas para o enfrentamento da doença no Estado.
A Secretaria de Saúde do Paraná orienta e presta assessoria técnica sobre manejo clínico de forma permanente a todos os municípios e promove capacitações e treinamentos para as equipes profissionais que atuam na Vigilância.
Recentemente, as ações aconteceram no município de Foz do Iguaçu, com orientações para manejo do uso de inseticidas com equipamento costal, e também em Tibagi, onde o curso foi ministrado para agentes comunitários.
Na segunda quinzena deste mês a Divisão de Vigilância Epidemiológica da secretaria promoverá oficina para profissionais que atuam nas Regionais de Saúde sobre as técnicas de monitoramento da dengue.
“Com estas ações o Governo, por meio da Secretaria da Saúde e dos municípios, promove de forma rotineira a vigilância da dengue, sensibilizando para a implementação e implantação de medidas preventivas em todo o Estado”, complementou o secretário Beto Preto.
No mês que vem, em 30 de novembro, será o Dia “D” da Dengue. O objetivo é promover uma grande mobilização social, com o objetivo de manter a população informada sobre os principais locais de proliferação do vetor, sinais e sintomas das arboviroses e situações de risco para a dengue. A ação contará com a participação dos municípios das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Cotidiano

BOCA LIMPA

Saúde bucal é tema de evento internacional em Curitiba

PEDÁGIO

Governo instaura novos processos contra concessionárias

SEGURANÇA

Depen forma quase mil agentes brigadistas em todo o Estado

IREGULARIDADE

Prefeito e pregoeiro de Fazenda Rio Grande são multados por falha em licitação

IMPROBIDADE

Prefeito e escritório de advocacia devem restituir R$ 426,7 mil a Jacarezinho

TRABALHO

Atestado médico digital obrigatório no Paraná é aprovado na Assembleia Legislativa

DESENVOLVIMENTO

Paraná ganha centro de desenvolvimento de produtos de panificação e cervejaria

DESENVOLVIMENTO/CAMPO

Agricultura firmará parceiras para desenvolvimento territorial

ANÁLISE

Oficina de prioridades em pesquisas busca melhorar SUS no Paraná

PARANÁ

O que um projeto inovador precisa para receber recursos e apoio

AGRICULTURA

Produtor deve olhar além da porteira da propriedade, diz técnico da FAEP

REGIMES PRÓPRIOS

TCE-PR monitora ações de municípios para melhorar gestão de previdência

TCE-PR

Notificadas, câmaras aceleram julgamento de contas de prefeitos

PARANÁ

Ação do Gaeco culmina em prisão do prefeito de São Jerônimo da Serra

EDUCAÇÃO

Inep divulga hoje os locais de prova do Enem 2019

BOVINOS E BUBALINOS

Paraná suspende vacinação contra a febre aftosa

SEGURANÇA/PARANÁ

PRF apreende quase três toneladas de maconha

PARANÁ

Fiscalização apreende 795 brinquedos irregulares

PARANÁ

Universidades estaduais têm destaque em Guia da Faculdade

TRÁFICO

PF apreende 2 quilos de haxixe durante operação em Foz do Iguaçu

agência dream