Os prefeitos dos 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) estiveram ontem na sede da Associação dos Munic&ia" />
Paranavaí
Min. 20°C Max. 28°C
CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL

Prefeitos discutem novas ações para o CICA

31/08/16 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Prefeitos discutem novas ações para o CICA Houve a entrega de recursos que estavam pendentes por parte da Sanepar para dois municípios: São João do Caiuá e Mirador

Os prefeitos dos 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) estiveram ontem na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) para uma reunião ordinária.
O encontro teve apresentação de propostas e um espaço para debates. Além disso, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo Consórcio, como o Projeto Educação Ambiental - preparando para o futuro, desenvolvido em 25 escolas estaduais dos municípios integrantes e a entrega de recursos da Sanepar.
Foi apresentado que aproximadamente oito mil estudantes do 6º ao 9º ano participaram do Projeto Educação Ambiental, com a elaboração de desenhos e redações sobre o futuro do meio ambiente.
No dia 27 de outubro será realizada a premiação dos três melhores trabalhos de cada categoria. Em ambos os casos, o 1º lugar ganha um celular e o 2º e 3º ganham um tablet. A parceria foi com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NRE).
Outra pauta em questão foi em relação ao planejamento de novas ações do Consórcio. Para o prefeito Rogério Lorenzetti, é preciso elaborar um plano que mostre a importância do CICA e a sua utilidade na área ambiental.
“O CICA é uma ferramenta muito importante. É um exemplo de gestão ambiental, e por isso, é preciso elaborar um projeto de como queremos o Consórcio no futuro e a sua importância, para que assim, possamos apresentar em janeiro de 2017 aos futuros governantes. Só assim o projeto continuará acontecendo com bons resultados para cada município integrante”, declarou Lorenzetti.
ENTREGA DE RECURSOS - Na ocasião, também houve a entrega de recursos que estavam pendentes por parte da Sanepar para dois municípios: São João do Caiuá (R$ 51.736,64) e Mirador (R$ 10.111,34).
“O recurso que a Sanepar repassa aos municípios se refere a 1% do faturamento que temos na cidade em ocasião. Ele só acontece a partir do momento que o município tenha formado o Fundo de Meio Ambiente, que esteja com as contas em dia e com os contratos renovados”, esclareceu o gerente da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech.
Rech ainda disse que aqueles municípios que não estiverem com a documentação em dia devem procurar o CICA e fazer a regulamentação, para assim, estarem aptos a receberem.
“Desde 2006 que estamos repassando para cada município os valores referentes ao convênio. Basicamente, a verba é destinada para a conservação de mananciais”, concluiu.

Cotidiano

DE SEIS A 11 MESES

Regional de Saúde alerta sobre importância da dose zero da vacina contra sarampo

ECONOMIA

Auditor fiscal José Barroso Tostes Neto é novo secretário da Receita

EDUCAÇÃO

Cerca de 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná

SEGURANÇA

Paraná está entre os estados com menores taxas de furtos e roubos de veículos

PREVENÇÃO

Ipem-PR apreende carregadores de celular por risco à segurança

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Presidente da Câmara dos Deputados estará na Assembleia Legislativa do Paraná segunda-feira

UNIVERSIDADE

UEL abre chamamento público para prestação de serviços tecnológicos e inovação

AMUNPAR

Superintendente do ParanaCidade expõe linhas de trabalho a gestores municipais

EDUCAÇÃO

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

LEVANTAMENTO

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

PARANÁ

Novos servidores reforçarão ações anticorrupção no Governo

PARANÁ

Estado inicia programa de incentivo à arborização

PR-218

Começam as obras de melhorias em novo trecho

PARANÁ

Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras

SAÚDE

Noroeste do Paraná totaliza 52 casos de dengue ao longo de sete semanas

PREVENÇÃO

Paraná discute estratégia para diminuir acidentes de trabalho

CÂMARA

Rubens Bueno ajuda a aprovar PEC que garante poder investigatório de CPIs

GOVERNO

Confirmadas 3.000 novas vagas no sistema prisional do Estado

SAÚDE

Paraná registra o primeiro caso de chikungunya no período epidemiológico

PARANÁ

Governador e Moro discutem reforço da segurança na fronteira

agência dream