Paranavaí
Min. 11°C Max. 26°C
PRAIAS

Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 21

21/12/18 00:00:00 - Cotidiano > Estadual
Boletim de qualidade da água será divulgado a partir do dia 21 O IAP vai divulgar como está a qualidade das águas no Litoral, na Costa Oeste e Costa Norte do Estado Foto: Arquivo ANPr

CURITIBA - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai divulgar a partir desta sexta-feira (21) como está a qualidade das águas no Litoral, na Costa Oeste e Costa Norte do Estado. Técnicos já iniciaram o monitoramento para emissão do primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada 2018/2019.
Nesta temporada, o IAP irá emitir 11 boletins, três a mais que a temporada anterior. Os boletins serão divulgados todas as sextas-feiras.
O monitoramento da qualidade da água é feito anualmente pelo IAP, no período de maior fluxo de veranistas nestes locais, para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água.
Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos, que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. "O risco de contaminação por esgotos domésticos é maior nos rios e canais e nos trechos de praia nas proximidades. Também há um aumento significativo nos índices de contaminação após chuvas intensas", explica o chefe do Departamento de Apoio e Amostragens Ambientais do IAP, Álvaro Cesar de Goes.
As análises possibilitam verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente, avaliando a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui aquático.
SINALIZAÇÃO – Como nos anos anteriores, o veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.
A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Cotidiano

agência dream