Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
GREVE DOS BANCOS

Com acordo, bancários devem voltar ao trabalho na sexta-feira

Na tarde desta quinta-feira, os funcionários se reunirão em assembleia para votar sobre o fim da greve. Orientação é que aprovem a retomada dos trabalhos

06/10/16 10:09:25 - Cotidiano > Geral

Depois de 12 horas de negociações, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) chegaram a um acordo que pode por fim à greve dos bancários.
Os termos apresentados e discutidos entre a tarde de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira terão validade por dois anos. De imediato, os trabalhadores terão 8% de reajuste salarial e abono de R$ 3.500 pagos em parcela única.
O acordo entre banqueiros e bancários também prevê aumento de 15% no vale-alimentação e de 10% no vale-refeição. Na avaliação de Nilton Borges de Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, os dois índices são satisfatórios.
Para o ano que vem, a proposta da Febraban é garantir reajuste salarial com valor equiparado ao da inflação futura, mais 1% de ganho real. 
Na tarde de hoje, os funcionários se reunirão em assembleia para definir se aceitarão ou não os termos discutidos recentemente. A orientação da Contraf é que aprovem o fim da greve e retomem as atividades a partir de amanhã.
A greve dos bancários teve início no dia 6 de setembro, sendo considerada a mais longa dos últimos 12 anos, totalizando mais de 30 dias com os trabalhadores parados.
Vale destacar que na manhã da última quarta-feira, a agência do Bradesco de Paranavaí voltou a atender os clientes normalmente, graças a uma decisão judicial. Os funcionários dos outros bancos continuam em greve.
 

agência dream