Paranavaí
Min. 17°C Max. 23°C
DICAS

Aprenda a usar as críticas a seu favor

Coach de carreiras dá dicas de como mudar a postura perante críticas e usá-las para crescimento pessoal

21/03/17 00:00:00 - Cotidiano > Geral

Não importa o lugar que você trabalhe, sempre existirão pessoas prontas a criticá-lo e fazer julgamentos a seu respeito - desde críticas leves, rígidas, porque não gostaram do seu trabalho ou porque não gostam de você por algum motivo. 
De acordo com a coach de carreiras, Madalena Feliciano, a chave do sucesso corporativo, é saber receber essas críticas. “Sejam de um superior ou de um colega, elas existirão – e o ideal é manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível”, aconselha.
A especialista, que é diretora da empresa Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching, comenta que existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que as críticas sejam aceitas e, ao mesmo tempo, não “machuquem” a pessoa que as recebeu. “A primeira coisa que eu digo é: não seja reativa. Não responda com argumentos defensivos ou ofensivos de imediato, sem refletir sobre o que foi lhe dito”, diz.
Segundo Madalena, refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que sejam, ajuda a melhorar nossas relações interpessoais assim como o próprio autoconhecimento. 
“Além disso, manter a calma e ser tolerante nessas horas, demonstra controle e inteligência emocional, além de muito profissionalismo, que são sempre bem vistos pelos superiores”, argumenta a coach.
Caso surja a necessidade de responder às críticas, seja por que você achou injusta, ou porque até mesmo concorda, não faça isso sem antes pensar muito bem na resposta. 
“Seja sempre cordial e tenha argumentos coerentes, vale muito mais a pena do que responder de forma impulsiva. Pergunte como você pode fazer para mudar o quadro ou proponha você mesmo soluções. É sempre importante lembrar que aquela crítica foi feita por alguma razão e nesse caso, o profissional precisa manter a mente aberta”, aconselha a especialista.
Madalena diz que profissionais que não sabem lidar com críticas, precisam rever conceitos, pois ele não é perfeito e eventualmente irá errar. 
“Agir na defensiva quando recebe uma crítica, só a confirma. Críticas construtivas são uma ótima forma de crescimento pessoal e profissional, ainda que possam ser dolorosas no início. Agradeça a preocupação ou consideração da pessoa que lhe criticou, mostre que você se importa com o que foi dito”, comenta.
Também é muito importante não levar as críticas para o lado pessoal, entender de forma objetiva as mensagens – ou seja, o que deve ser feito para mudar, - não pedir opiniões se não estiver preparado para ouvir coisas que não deseja, e entenda que as críticas são sim muito importantes, mas que não podem lhe abalar. “As críticas já foram feitas, então, aproveite-se delas para melhorar seu desempenho profissional e também como pessoa”, conclui a coach. (Fonte: Gazeta do Povo)

Cotidiano

ANP

Preço do botijão de gás ficou estável em 2019, com variação de 0,13%

CICA

Municípios do Noroeste iniciam plano de gestão de resíduos sólidos

SAÚDE

Cirurgia de catarata lidera lista de espera do SUS

PASSE LIVRE

Cadastro e atualização do Passe Livre do Estudante começam no dia 21

TERRA RICA

Com investimentos de R$ 5 milhões, hospital de Terra Rica passa a ter maior resolutividade

SEGURANÇA

Projeto prevê câmeras de monitoramento em cidades com mais de 30 mil habitantes

CIDADANIA

Projeto garante gratuidade de documentos obrigatórios

JUSTIÇA

Toffoli derruba a própria liminar e reduz valor do Dpvat

PESQUISA

UEM é a primeira no Brasil e segunda no mundo com mais cientistas mulheres

PESQUISA

Mulheres são mais conscientes no trânsito

PRIMAVERA

Estação motiva prática de exercícios, mas pede cuidados

PESQUISA

A cada 4 horas e meia, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho

LEVANTAMENTO

Número de mulheres que pilotam aeronaves no Brasil cresceu 106% em 2 anos

MERCADO DE TRABALHO

O que uma mulher de sucesso deve buscar?

PUBLICIDADE

Divulgação de material produzido por órgão público pode seguir a Lei 8.666/93

EVENTO GRATUITO

Nesta sexta-feira, Sesi/Senai terá palestra sobre o Programa 8S

REGIÃO NOROESTE

Com problemas de telefonia, Samu divulga números alternativos para contato

ESTRADAS

PRF restringe trânsito de veículos de carga em feriados

VIOLÊNCIA

Porta-voz da PM do Rio diz que policiais vivem “contexto caótico e grave”

CONSUMO

Produção de alimentos e até de celular pode reduzir reservas de água, alerta ONG

agência dream