Paranavaí
Min. 21°C Max. 31°C
AÇÃO AMBIENTAL

Estado e municípios atuam para ampliar a coleta de lâmpadas

22/05/19 00:00:00 - Cotidiano > Nacional

A Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) trabalham em parceria para ampliar a coleta e a destinação de lâmpadas fluorescentes usadas. O objetivo é reduzir o passivo ambiental nas cidades paranaenses.
Até 15 de junho, os municípios paranaenses deverão enviar notificações extrajudiciais à Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) e à Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) para que façam a logística reversa das lâmpadas fluorescentes estocadas pelas administrações municipais de todo o Estado.
Também participa da estratégia o Grupo R-20 - órgão consultivo do Paraná que reúne representantes de todos os municípios e consórcios intermunicipais para a gestão associada na implantação da política nacional de resíduos sólidos.
O chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria, Laerty Dudas, explica que o acordo setorial firmado em 2014 entre fabricantes, importadores e distribuidores de lâmpadas e o Ministério do Meio Ambiente prevê que as empresas são responsáveis pela coleta e destinação das lâmpadas inservíveis.
“Passados cinco anos, apenas nove municípios no Estado são atendidos com pontos de coleta. É um acordo cruel para o Paraná e não atende às necessidades dos municípios”, disse Dudas.
Segundo ele, o mesmo acordo prevê que, de 2020 a 2021, outros 27 municípios contarão com locais de recebimento das lâmpadas. “Apenas 9% das cidades paranaenses receberão esses pontos de coleta. São caixas de papelão colocadas em supermercados e lojas, que atendem apenas os consumidores residenciais mas não minimizam o problema das prefeituras”, alerta.
Segundo levantamento do R-20, 123 municípios já notificaram a Abilux e Abilumi para que providenciem a retirada das lâmpadas pós-consumo.
“A AMP apoia integralmente e se associa à secretaria para encontrar soluções para a logística reversa de lâmpadas e outros produtos pós-uso. Consideramos fundamental defender o meio ambiente e aplicar a legislação”, salientou o presidente da AMP, Darlan Scalco. Ele acrescentou que as lâmpadas inservíveis não podem continuar estocadas nos municípios e devem ser recolhidas pelas organizações responsáveis por isso.
REUNIÕES- Nesta semana, a Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria promove reuniões com o Sindicato das Indústrias Química e Farmacêutica do Estado do Paraná (Sinqfar), para tratar da logística reversa de medicamentos, e com a Tetrapak, para melhorar a coleta e destinação de embalagens longa vida.
“Também conversamos com a diretora do Procon/PR, Claudia Silvano, que vai notificar as associações, e realizamos vídeoconferências com as regionais do novo Instituto Água e Terra, alertando sobre a gravidade da situação nos municípios”, diz Dudas.

Cotidiano

POLÍTICA

Reforma tributária deve ser votada na CCJ do Senado em 2 de outubro

INICIATIVA

Paraná leva ao governo federal projetos em defesa das mulheres

POLÍTICA

Alcides Martins assume PGR e anuncia retorno de membros da Lava Jato

POLÍTICA

Para Fux, mudanças no Fundo Eleitoral não podem ir contra a sociedade

SENADO

Proteção a mulheres em ambientes esportivos será votada na CE

INCLUSÃO

Vestibular dos Povos Indígenas tem 750 candidatos

SUSTENTÁVEL

Logística reversa de pneus atenderá todos os municípios do Paraná

SEBRAE

Atividade do MEI é a única fonte de renda de quase 4,6 milhões de pessoas

DIREITOS HUMANOS

Fusão de programas sociais pode dobrar impacto sobre desigualdades

ALIMENTAÇÃO

Pesquisa mostra que 19% dos brasileiros consomem algum item orgânico

ESTUDO

Mais da metade da população brasileira é obesa ou tem sobrepeso

EDUCAÇÃO

EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

EMPRESAS

Quase 30% de novas empresas foram abertas somente no segundo semestre

IBGE

Setor de serviços cresce 0,8% de junho para julho no país

POLÍCIA FEDERAL

Duas pessoas presas em operação contra tráfico de animais

BRASIL

Ministério da Saúde lança campanha de combate ao Aedes aegypti

POLÍTICA

Comissão do Senado aprova reforma na lei de telecomunicações

GERAL

Trabalhadores dos Correios decretam greve nacional

POLÍTICA

Alcolumbre é contra novo imposto sobre movimentação financeira

SETEMBRO AMARELO

AGU adere à campanha de prevenção e combate ao suicídio

agência dream