Paranavaí
Min. 10°C Max. 24°C
CIDADANIA

Saúde capacita 900 profissionais que atuam nos cuidados ao idoso

27/11/19 00:00:00 - Cotidiano > Nacional
Saúde capacita 900 profissionais que atuam nos cuidados ao idoso Evento capacitou profissionais que trabalham com idosos

A Secretaria de Estado da Saúde promove nesta segunda e terça-feira (25 e 26), em Irati, mais uma etapa do PlanificaSUS, projeto que tem como objetivo organizar a Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde. Cerca de 900 profissionais participam da capacitação sobre os cuidados com a saúde dos idosos.
O PlanificaSUS é uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem apoio do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais, com a execução da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Está em implantação em todos os estados brasileiros que desenvolvem projetos-pilotos com diferentes temáticas e que, futuramente, servirão de modelo para a planificação do acesso à Rede de Atenção à Saúde em todo o País. O objetivo é promover melhorias no atendimento às demandas de saúde da população
O Paraná participa do PlanificaSUS com foco na Linha do Cuidado ao Idoso e desenvolve o projeto-piloto junto à 4ª Regional de Saúde de Irati, abrangendo nove municípios da área e 100% dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e gestão.
Na etapa que acontece nesta segunda e terça, os profissionais recebem capacitação técnica específica para o atendimento ao idoso, com palestra do consultor do Conass e membro do Comitê Assessor em Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Edgar Nunes de Moraes.
Entre os temas, o especialista fala sobre a senescência, que é o processo natural de envelhecimento e que abrange as alterações pelas quais o corpo passa e que são decorrentes de processos fisiológicos e que não caracterizam doenças.
O médico geriatra destaca ainda os principais equívocos cometidos pelos sistemas de saúde e que podem comprometer a faixa etária acima dos 60 anos. “Frases como ‘a decadência é normal da idade; o idoso é um amontoado de doenças; o idoso é o responsável pelo gasto excessivo no sistema de saúde’ são totalmente falsas e acabam servindo como justificativa a serviços públicos não organizados”, destaca. “Temos que reverter estes posicionamentos com novas respostas sociais, deliberadas às necessidades de saúde da população idoso, capazes de manter ou recuperar sua autonomia e independência, com qualidade, resolutividade e custo-eficácia”, afirmou Moraes.
A diretora de Atenção à Vigilância em Saúde da secretaria estadual, Maria Goretti David Lopes, explicou que este é o objetivo do Governo do Paraná com essa definição da linha de trabalho voltada ao cuidado ao idoso. “A população está envelhecendo. O Paraná terá 118 idosos a cada 100 crianças até o ano de 2040, e temos que nos preparar e antecipar ações de proteção e promoção da saúde desta faixa etária, com atendimento humanizado, qualificado e organizado em todos os municípios”.

Cotidiano

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro

TURISMO

Número de feriados em dias úteis cresce em 2020

LEITE/CEPEA

Oferta limitada freia queda de preços em novembro

DESEMBARGADOR A ADVOGADOS

Sucesso não se mede pelo que se ganha, mas pelo sentimento do dever cumprido

OPERAÇÃO NATAL

PM reforça segurança em todo o Estado

EDUCAÇÃO

MEC vai liberar R$ 125 milhões adicionais para universidades

NATAL 2019

Campanha Papai Noel dos Correios segue em vários estados

DESENVOLVIMENTO

Governo e municípios discutem soluções para os aterros sanitários

NO CAMPO

Agricultura alerta produtores sobre riscos da ferrugem asiática

ECONOMIA

Oito em cada dez brasileiros devem fazer compras na Black Friday

INTEGRAÇÃO

Estado e Polícia Federal vão compartilhar dados de segurança

SOCIAL

Evento debate modelos de políticas públicas de apoio à família

GERAL

Expectativa de vida aumenta mais de três meses e chega a 76,3 anos

PREOCUPAÇÃO

Brasil na 9º posição entre os países com maior número de mortes no trânsito nas Américas

DEPOIS DE QUATRO ANOS

Preço do boi sobe e chega a R$ 220,00 a arroba

GERAL

TSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020

EDUCAÇÃO

Fies: termina dia 30 prazo de renovação para contratos feitos até 2017

INVESTIMENTO

Governo vai dobrar programa Escola Segura em 2020

CÂMARA

Plenário pode votar Médicos pelo Brasil e Revalida

POLÍTICA

Moro encontrará líderes no Senado para tratar da segunda instância

agência dream