Paranavaí
Min. 18°C Max. 24°C
INTEGRAÇÃO

Estado e Polícia Federal vão compartilhar dados de segurança

29/11/19 00:00:00 - Cotidiano > Nacional

A Secretaria de Estado da Segurança Pública assinou nesta quarta-feira (27) um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal, o qual prevê aos integrantes das duas instituições acesso aos sistemas de dados internos de cada órgão e compartilhamento de informações. O acordo foi firmado na sede da Secretaria, em Curitiba.
Para o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a parceria entre os órgãos vai trazer grandes avanços para a população paranaense. “A integração entre as forças policiais é de total importância para nós e só traz benefícios para toda a sociedade. Estamos tentando construir, com todos os órgãos que trabalham no Paraná, um banco de dados para o compartilhamento de informações e o grande benefício disso é permitir aos agentes de segurança pública, tanto estaduais quanto federais, um acesso rápido aos dados durante uma investigação”, disse.
O superintendente da Polícia Federal, Luciano Flores de Lima, também ressaltou que o grande beneficiado com a parceria é a população. “Teremos o compartilhamento de dados que todo policial precisa para levar mais segurança para a nossa sociedade. O policial, tanto federal quanto estadual, terá acesso aos dados de suspeitos, de pessoas que foram presas, ou daqueles que estão portando uma arma, por exemplo, e poder conferir com segurança se os dados informados batem com os do sistema ou se aquela pessoa tem antecedentes criminais”, afirmou.
O termo, que passa a valer a partir de dezembro e tem validade de cinco anos, será de livre ônus financeiro para a Secretaria da Segurança Pública.
COMPARTILHAMENTO - Policiais civis e militares estaduais poderão utilizar esta informação no dia a dia, tanto no policiamento ostensivo e na área de inteligência, como na parte de investigação e nos inquéritos que são produzidos pelos delegados de polícia, informou o coordenador de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), capitão Cláudio Todisco.
As instituições terão acesso a informações de interesse comum entre os órgãos. “Essas informações vão providenciar que os agentes da Polícia Federal tenham conhecimento a respeito de informações sobre pessoas, veículos e detentos em penitenciárias. A Secretaria terá acesso ao banco de dados geral da Polícia Federal com informações sobre passaporte e pessoas recém-chegadas no território brasileiro, por exemplo”, explicou Cláudio Todisco.
INTEGRAÇÃO - Em outubro deste ano a Secretaria assinou um Termo de Cooperação com a Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, também para o compartilhamento de informações de segurança com a Guarda Municipal do município.
Estiveram presentes na reunião o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach; o delegado do Departamento de Inteligência do Paraná, Sivanei de Almeida Gomes; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Chehade Elias Geha. Pela Polícia Federal estiveram o delegado Giuliano Suckowe e o delegado Sérgio Eduardo Busato.
Também estavam presentes o assessor militar da Sesp, coronel Erich Wagner Osternack; o assessor civil da instituição, delegado Vinicius Carvalho; o assessor científico da Pasta, Eduardo Cabrera; e os representantes do Centro Integrado de Comando e Controle, capitão André Henrique Soares.

Cotidiano

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro

TURISMO

Número de feriados em dias úteis cresce em 2020

LEITE/CEPEA

Oferta limitada freia queda de preços em novembro

DESEMBARGADOR A ADVOGADOS

Sucesso não se mede pelo que se ganha, mas pelo sentimento do dever cumprido

OPERAÇÃO NATAL

PM reforça segurança em todo o Estado

EDUCAÇÃO

MEC vai liberar R$ 125 milhões adicionais para universidades

NATAL 2019

Campanha Papai Noel dos Correios segue em vários estados

DESENVOLVIMENTO

Governo e municípios discutem soluções para os aterros sanitários

NO CAMPO

Agricultura alerta produtores sobre riscos da ferrugem asiática

ECONOMIA

Oito em cada dez brasileiros devem fazer compras na Black Friday

SOCIAL

Evento debate modelos de políticas públicas de apoio à família

GERAL

Expectativa de vida aumenta mais de três meses e chega a 76,3 anos

PREOCUPAÇÃO

Brasil na 9º posição entre os países com maior número de mortes no trânsito nas Américas

CIDADANIA

Saúde capacita 900 profissionais que atuam nos cuidados ao idoso

DEPOIS DE QUATRO ANOS

Preço do boi sobe e chega a R$ 220,00 a arroba

GERAL

TSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020

EDUCAÇÃO

Fies: termina dia 30 prazo de renovação para contratos feitos até 2017

INVESTIMENTO

Governo vai dobrar programa Escola Segura em 2020

CÂMARA

Plenário pode votar Médicos pelo Brasil e Revalida

POLÍTICA

Moro encontrará líderes no Senado para tratar da segunda instância

agência dream