Paranavaí
Min. 10°C Max. 24°C
NO CAMPO

Agricultura alerta produtores sobre riscos da ferrugem asiática

30/11/19 00:00:00 - Cotidiano > Nacional

Os produtores de soja devem reforçar a vigilância em suas propriedades para identificar eventual presença de sintomas da ferrugem asiática e iniciar o processo de controle.
Os primeiros esporos foram observados em um coletor instalado no município de Vitorino. No entanto, não há identificação da doença nas plantas do talhão monitorado.
“A presença dos esporos é um indicativo do patógeno (organismo capaz de causar doença) no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença a campo”, explicou o gestor estadual do Projeto Grãos na Emater-PR, Edivan José Possamai.
O gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Marcílio Martins Araújo, também destacou que é natural que ocorra aparecimento de esporos a cada ciclo, “da mesma forma que já tivemos em outros anos”. “Mas é um indicativo de que eventualmente a doença pode se desenvolver, por isso há necessidade de que os técnicos e agricultores aumentem o monitoramento da lavoura”.
ALERTA - Segundo Possamai, uma das tarefas que cabem aos produtores de soja e técnicos é fazer a inspeção das folhas para observar se há sintomas da doença. Além disso, os agricultores devem acompanhar semanalmente as informações da rede formada por 240 coletores de esporos espalhados pelo Estado, acessando http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=349.
“Esse é um instrumento que o Estado oferece para melhorar a eficiência do manejo da ferrugem asiática da soja”, ressaltou. Por meio da rede, é possível acompanhar, a partir da confirmação dos esporos, o possível desenvolvimento da doença nos demais municípios da região e do Estado.
Os técnicos reforçam, no entanto, que os dados dos coletores são apenas mais uma ferramenta de apoio no manejo da doença. Para que seja realizado o manejo químico da ferrugem com o uso de fungicidas, além dessa informação devem ser levados em conta a inspeção foliar, o estádio de desenvolvimento da cultura e condições climáticas.
FERRUGEM DA SOJA – A doença é causada por um fungo. Em razão de sua agressividade e potencial de redução de produtividade é uma das maiores preocupações dos produtores de soja. Quando a doença se instala provoca a desfolha precoce, podendo comprometer a completa formação dos grãos.
Os esporos são facilmente disseminados pelo vento, por isso a importância dos coletores instalados no Estado. A folha doente apresenta pequenos pontos de cor mais escura na parte superior. Na parte de baixo, é possível perceber pequenas ondulações. Ali o fungo produz os esporos. A tendência é que essas ondulações tomem uma cor castanha mais escura que o restante da folha.

Cotidiano

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Sisu poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro

TURISMO

Número de feriados em dias úteis cresce em 2020

LEITE/CEPEA

Oferta limitada freia queda de preços em novembro

DESEMBARGADOR A ADVOGADOS

Sucesso não se mede pelo que se ganha, mas pelo sentimento do dever cumprido

OPERAÇÃO NATAL

PM reforça segurança em todo o Estado

EDUCAÇÃO

MEC vai liberar R$ 125 milhões adicionais para universidades

NATAL 2019

Campanha Papai Noel dos Correios segue em vários estados

DESENVOLVIMENTO

Governo e municípios discutem soluções para os aterros sanitários

ECONOMIA

Oito em cada dez brasileiros devem fazer compras na Black Friday

INTEGRAÇÃO

Estado e Polícia Federal vão compartilhar dados de segurança

SOCIAL

Evento debate modelos de políticas públicas de apoio à família

GERAL

Expectativa de vida aumenta mais de três meses e chega a 76,3 anos

PREOCUPAÇÃO

Brasil na 9º posição entre os países com maior número de mortes no trânsito nas Américas

CIDADANIA

Saúde capacita 900 profissionais que atuam nos cuidados ao idoso

DEPOIS DE QUATRO ANOS

Preço do boi sobe e chega a R$ 220,00 a arroba

GERAL

TSE inicia teste de integridade em urnas eletrônicas de 2020

EDUCAÇÃO

Fies: termina dia 30 prazo de renovação para contratos feitos até 2017

INVESTIMENTO

Governo vai dobrar programa Escola Segura em 2020

CÂMARA

Plenário pode votar Médicos pelo Brasil e Revalida

POLÍTICA

Moro encontrará líderes no Senado para tratar da segunda instância

agência dream