Paranavaí
Min. 15°C Max. 29°C
PARANÁ

Papiloscopistas têm ação destacada na solução de crimes

06/02/20 11:24:37 - Cotidiano > Policial

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) destaca a importância do trabalho dos papiloscopistas para o desempenho da população na solução de crimes. Nesta quarta-feira (05) foi comemorado o Dia Nacional do Papiloscopista.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, o trabalho realizado pelos papiloscopistas é fundamental para que a Polícia Civil do Paraná consiga melhorar o seu percentual de soluções de crimes. “A identificação humana por intermédio de impressões digitais tem garantido maior eficiência e efetividade aos trabalhos prestados pela Polícia Civil à população em diversas áreas”, afirma.
Para o delegado-geral adjunto, Riad Braga Farhat, não tem como pensar em uma polícia judiciária sem a presença de papiloscopistas. “São peritos que ajudam muito na elucidação de crimes. Enxergamos neles o futuro da polícia”, completa.


ÁREAS DE ATUAÇÃO – O trabalho do perito papiloscopista vai além da confecção de carteiras de identidade. Esses profissionais também realizam perícias técnicas para apurar fraudes em documentos, identificar criminosos e cadáveres sem identificação, através da coleta de fragmentos de impressões digitais.
Os papiloscopistas trabalham intensamente com sistemas modernos que auxiliam no confronto de impressões digitais em bancos de dados biométricos. Além de ferramentas informatizadas, eles utilizam processos laboratoriais para revelar fragmentos e permitir a descoberta de provas importantes para a elucidação de crimes.
Os profissionais realizam plantões de coletas digitais e ficam à disposição das unidades da Polícia Civil para realização de perícias em locais de crime. Também atendem hospitais, quando acionados para a identificação de pessoas, bem como elaboração de laudos que possibilitam a doação de órgãos.
O diretor do Instituto de Identificação da PCPR, Marcus Vinícius Michelotto, reforça que a carreira de papiloscopista é multitarefas. “A parte da papiloscopia avança cada vez mais ao lado da ciência para auxiliar a população em diversas áreas”, afirma.


SOLUÇÕES DE HOMICÍDIOS – A delegada da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, Camila Cecconello, avalia a atuação dos profissionais desta área como imprescindível não só nas investigações de homicídios, como também nas investigações de roubos, entre outros crimes. “Em 2019, o trabalho papiloscópico auxiliou na identificação de autoria de diversos homicídios”, relembra.  
A atuação dos papiloscopistas foi um dos pontos que contribuiu para que a PCPR atingisse níveis comparados aos Estados Unidos na solução de homicídios. Em 2019, 61% dos casos ocorridos em Curitiba foram solucionados. A taxa é superior, por exemplo, a de Chicago, capital de Illinois (EUA), onde o índice foi de 53% no passado, segundo a polícia local.
Camila ressalta ainda que a prova técnica obtida pela perícia papiloscópica é irrefutável. “É uma prova certeira que não se discute. O futuro da investigação são essas provas técnicas que vem nos auxiliando muito na identificação de autoria de homicídios”, finaliza.

Cotidiano

SEGURANÇA

PM intensificará patrulhamentos durante período de Carnaval

COSTA NOROESTE

Polícia Militar apresenta resultados positivos da Operação Verão

VILA OPERÁRIA

PM identifica e desmantela ponto de tráfico de drogas em Paranavaí

PRF

Apreensão de drogas é recorde no Paraná em 2019

GERAL

Preso suspeito de produzir e divulgar pornografia infantil na internet

TRÁFICO

PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína em Paranaguá

CRUZEIRO DO OESTE

PF apreende caminhão carregado de cigarros contrabandeados

GAECO

Quatro policiais militares são presos em flagrante por concussão

USAVA A INTERNET

Homem suspeito de cooptar mulheres para praticar atos criminosos com as crianças é preso

RODOVIAS

Acidente entre carro e ônibus deixa um morto

DICAS

Polícia Civil dá dicas para população não cair em golpes

PRISÕES

Lava Jato diz que diretor do DER recebeu propina para aumentar pedágio no Paraná

BRIGA DE TRÂNSITO

Acusado de atirar contra adolescente é preso no Litoral

CONFRONTO

PM chega a esconderijo e 2 suspeitos da tentativa de assalto a carros-fortes morrem

APÓS TROCA DE TIROS

PRF liberta caminhoneiro feito refém

RESGATE/CE

Suspeito de manter irmã por 16 anos trancada em casa no Ceará é preso

DE NOVO

Condenado por furto ao Banco Central de Fortaleza é preso no Paraná

SEGURANÇA

Polícia Civil faz operação para elucidar homicídios em Curitiba

PRESÍDIOS

Digitalização de ações penais agiliza concessão de 25,5 mil benefícios a presos

ANDIRÁ

Dois suspeitos de roubo a banco morrem em confronto com a polícia

agência dream