Paranavaí
Min. 24°C Max. 32°C
SAÚDE

Campanha de vacinação contra o sarampo começa em todo Paraná

08/10/19 00:00:00 - Cotidiano > Saúde
Campanha de vacinação contra o sarampo começa em todo Paraná A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (07) e segue até 25 de outubro - Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira (07) e segue até 25 de outubro. Nesta etapa o foco é imunizar crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade – quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo o Estado.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que o Paraná está em alerta contra o sarampo e que a vacina é a única forma de prevenir a doença, que é viral e de alto potencial de transmissão. “A vacina é um direito da criança, é um ato de proteção e de amor à vida. Por isso, recomendados a todos os pais que chequem a carteira de vacinação dos filhos. Se a carteirinha estiver incompleta ou se os pais tiverem alguma dúvida, levem os filhos até a unidade de saúde mais próxima para a imunização”, orienta.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Acácia Nasr, explica que crianças na faixa de seis meses até menores de um ano recebem a chamada dose zero. “A primeira dose da vacina, que vale para a carteira nacional de imunização, deve ser recebida aos 12 meses e, a segunda dose, aos 15 meses. Esta é a recomendação para as crianças, que são o foco nesta fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo”, explica
O Dia D desta etapa da campanha de vacinação será 19, um sábado em que as unidades de saúde estarão abertas para aplicar as doses.
SEGUNDA ETAPA - Uma segunda etapa da campanha nacional está marcada para o próximo mês, de 18 a 30 de novembro. Esta fase será direcionada para adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.
O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.
SINTOMAS – Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

Cotidiano

VERÃO / CARNAVAL

SBP alerta para o risco do consumo de álcool por crianças e adolescentes

PARANÁ

Secretaria alerta para cuidados com a conservação dos alimentos no verão

BRASIL/DEZ ANOS

Câncer de pele causa mais de 30 mil mortes e quase 400 mil internações hospitalares

NOROESTE DO PARANÁ

Regional de Saúde cobra mais eficiência nas ações de combate à dengue

XÔ QUEDA CAPILAR

Conheça os tratamentos capazes de combater este mal

SAÚDE

Desigualdades impactam diagnóstico precoce do câncer de mama no país

FIQUE ATENTO

Cinco sinais que podem detectar o câncer de mama masculino

SAÚDE

Medicamento de hemofilia está sob avaliação para inclusão no SUS

SAÚDE

Estudo inédito avalia saúde nutricional das crianças brasileiras

ASPECTO DA SECREÇÃO

Secreção vaginal: quando se preocupar?

SINTOMAS

Dor no estômago pode ser o alerta para diversas doenças

MAIS FREQUENTES

Câncer gástrico: Entenda mais sobre a doença que atingiu cantora do Grupo Fat Family

FIQUEM ATENTOS

Volta às aulas é oportunidade para reforçar a vacinação contra o HPV

DATAFOLHA

Brasileiras estão satisfeitas com atendimento de seus ginecologistas, revela pesquisa

VASCULAR

Nada de generalizar: Problemas de circulação podem ter diferentes causas e tratamentos

RESSACA:

O que os sintomas representam

SAÚDE

Novo caso de febre amarela é confirmado no Paraná

LER

Lesões por Esforço Repetitivo: A síndrome que virou "moda"

SAÚDE

Excesso de lágrimas tem várias causas, inclusive “olho seco”

VIVER BEM

Faça do verão um amigo da saúde

agência dream