Paranavaí
Min. 18°C Max. 32°C
DENGUE

Novo Lira deve ser divulgado hoje

30/03/17 00:00:00 - Esporte > Local

A Vigilância em Saúde de Paranavaí deve concluir hoje o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Lira), que revela o percentual de infestação pelo mosquito transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
O Lira revela em quais bairros há maior quantidade de larvas e mosquitos. Também aponta os principais criadouros do inseto, por exemplo, bebedouros de animais, garrafas, cisternas, piscinas, pneus ou lixo descartado incorretamente.
Em janeiro deste ano, a Vigilância em Saúde realizou o primeiro levantamento, identificando 3,1% de infestação pelo Aedes aegypti. O número ficou acima do que o Ministério da Saúde considera como tolerável, que é 1%.
A expectativa do assessor da Vigilância em Saúde Randal Fadel Filho é que o novo levantamento indique queda nesse percentual. Alguns fatores seriam responsáveis pela redução, entre os quais, a menor incidência de chuvas e os trabalhos de limpeza nos bairros.
De 1º de janeiro até a tarde de ontem, tinham sido feitos 230 registros de pacientes com sintomas de dengue em Paranavaí. Desse total, 11 foram confirmados e 195 negativados. Os 24 restantes estão em processo de análise laboratorial. O último caso positivo foi identificado no começo de março.

agência dream