Paranavaí
Min. 21°C Max. 27°C
ENTREVISTA/ESPN

Mourinho afirma que eliminatórias sul-americanas são melhores

30/03/17 00:00:00 - Esporte > Seleção

Quais eliminatórias são melhores, as da Europa ou a as da América do Sul? José Mourinho não tem dúvida que a resposta é a segunda. E ele foi bem enfático ao comentar o assunto em entrevista exclusiva aos canais ESPN.
“Os jogos da qualificação na Europa me aborrecem. Os jogos de qualificação no vosso continente me motivam. Gosto do futebol a sério, não gosto do futebol a brincar. Na qualificação sul-americana o futebol é serio, há muita seleção boa, do mesmo nível, mesmo aquelas que não são tão fortes tem como criar dificuldade”, disse o treinador do Manchester United.
“Na Europa a qualificação é uma brincadeira, a gente se qualifica, quem não se classifica diretamente vai pelos playoffs, há uma decalagem brutal entre as equipes, tanto acho que ali na América do Sul a qualificação é uma verdadeira competição ao longo de um par de anos”, declarou.
Mourinho ainda comentou o período da seleção desde a Copa de 2014, após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal.
“A vossa seleção, acho que a Copa em casa era uma faca de dois lados, por um lado, as melhores condições para ganhar; e do outro lado, uma pressão exagerada para ganhar. Acho que vocês ficaram negativamente marcados por aquele episódio, e o trabalho posterior de recuperação da equipe foi ingrato, difícil. Dunga teve uma herança emocionalmente pesada. Acho que era difícil para ele conseguir ter sucesso.”, declarou o português.
“Agora entrou o Tite, muita experiência no nível de clube, acho que os clubes desenvolvem melhores treinadores, pois o clube é o futebol do dia a dia, competição semana a semana, desenvolvem muito mais nossas capacidades. Um homem com maturidade, como se diz em Portugal, com estaleca, com personalidade para um cargo de tão grande pressão. Às vezes, há a geração em que há mais talentos ao mesmo tempo e se formam grandes equipes; às vezes menos, mas mesmo assim o Brasil está sempre com injeção brutal de talento. Sempre continuam a ter grandes jogadores e tem um par deles no top 5 ou no máximo top 10.”
Agora com a tragédia na última Copa superada, a seleção brasileira vive ótima fase sob o comando de Tite, que venceu seus nove jogos no cargo (oito pelas eliminatórias e um amistoso) e foi a primeira a se garantir no Mundial de 2018.
“Vocês estão aí no caminho certo, com tempo para trabalhar, experimentar, para inovar um bocadinho, quando está em uma situação de tranquilidade está mais em condições para inovar e procurar coisas novas. E pode ser que a próxima Copa traga aquilo que gosto sempre, quando não é para Portugal que seja para vocês”, afirmou Mourinho. (Fonte: ESPN)

agência dream