Paranavaí
Min. 20°C Max. 32°C
PRODUÇÃO

Reunião conjunta da ABAM e SIMP é bem avaliada pelos presidentes

08/02/20 08:36:38 - Paranavaí > Agricultura
Reunião conjunta da ABAM e SIMP é bem avaliada pelos presidentes A reunião das lideranças da mandiocultura, em Paranavaí

A primeira reunião do ano da Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) foi também a primeira em conjunto com o Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (SIMP), que tem abrangência estadual e reúne, além de feculeiros, também industriais do setor de farinha. A proposta da aproximação foi apresentada na última reunião do ano da entidade nacional pelo agroindustrial Eduardo Pasquini, diretor e ex-presidente das duas entidades. Ao final do encontro, os presidentes Guido Bankhardt (Sindicato) e Valter de Moura Carloto (ABAM) avaliaram positivamente a experiência.
“A reunião foi muito positiva, porque tem muitos assuntos do nosso setor que devem ser discutidos conjuntamente pelas duas entidades. E foi o que aconteceu hoje aqui”, disse Bankhardt, ao final da reunião.
Na avaliação dele, os associados das duas entidades podem se ajudar. “As duas indústrias, a de farinha e a de fécula, trabalhando juntas, terão resultados muito bons”, acrescentou. O presidente do SIMP defende que, periodicamente, sejam repetidas as reuniões conjuntas.
Por sua vez, Carloto também considerou a reunião como “muito positiva!”. Para ele a reunião mostrou a união do setor e os assuntos tratados durante o encontro foi do interesse dos associados das duas entidades. “A ABAM e o SIMP podem andar de mãos dadas para enfrentar os problemas do setor, como a falta de mandioca e dificuldades de mercado”. Ele disse que “as duas entidades têm que estar juntas sim”, pois os problemas que atingem os produtores de amido e os de farinhas “com certeza são os mesmos”.
Um dos temas tratado durante a reunião foi o aproveitamento do resíduo industrial da mandioca para a produção de energia. “Este é um tema que interessa aos dois segmentos da cadeia produtiva. Nós temos um grande trunfo na mão, que é a matéria-prima para a produção de biogás, podendo aprimorar isso e reduzindo os nossos custos na indústria ficando nosso produto mais competitivo de mercado”, analisou Carloto.
PAUTA – A reunião realizada na noite desta quinta-feira (06), na sala compartilhada pela ABAM e SIMP que dividem o mesmo endereço,  teve a participação do melhorista do IAPAR, Wilmar Ferreira Lima, que falou sobre plantio direto e colheita mecanizada da mandioca; William Agyei-Manu, diretor executivo do Ghana Cassava Centre of Excellence (Centro de Excelência de Mandioca de Gana), que apresentou a instituição e manifestou o desejo de estreitar relacionamento com a cadeia produtiva  brasileira de mandioca, já que seu país, embora seja o maior produtor de mandioca do mundo, tem grande dificuldades no processamento do tubérculo; o consultor Gabriel de Souza Prado, da Clean Environment Brasil, e o presidente da ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e Biometano),  Alessandro Gardemann, que discorreram sobre soluções ambientais e energéticas aplicadas nas indústrias de mandioca, que tem grande potencial para a produção de energia.
Os industriais também discutiram o mercado da mandioca e da fécula, que vem se mantendo estável.

Paranavaí

AGRONEGÓCIO

Centro de Excelência de Mandioca de Gana quer intercâmbio com o Brasil

COMBATE A PRAGAS

Técnicos e produtores de mandioca participam de dia de campo em Paranavaí

PESQUISA

Abertura do seminário que debate Integração lavoura-pecuária-floresta

DIVERSÃO

Mais de 8 mil pessoas passaram pelo 1º Flashback na Praça neste domingo

DENGUE

Paciente com sintomas de dengue morre em Paranavaí. Caso está sendo investigado

SAÚDE ANIMAL

Município abre consulta pública para uso do "Castramóvel”

NOROESTE DO PARANÁ

Casos de raiva em rebanhos da região não causaram prejuízos comerciais

PARANAVAÍ

Policial Militar Jeferson Luiz Cattelan assume a Seprovpat

PARANAVAÍ

Volta às aulas transcorre dentro da normalidade em Paranavaí

COMBATE À DENGUE

Vigilância em Saúde interdita borracharia e proprietário recebe multa de R$ 16 mil

EPHRAIM MARQUES MACHADO

Corpo do pioneiro das comunicações de Paranavaí foi sepultado ontem

UNESPAR

Aprovados em segunda chamada são convocados para matrícula nesta quarta-feira

SANTA CASA

Santa Casa registra crescimento no número de internações por dengue

EDUCAÇÃO

Inscrições para o EJA terminam nesta sexta

PARANAVAÍ

Inscrições do Processo Seletivo para a contratação de médicos vão até dia 26

DEBATE

Projeto de Lei quer proibir uso de fogos de artifício com estampido

ATÉ 21 DE JANEIRO

Meninas de 17 a 25 anos podem se inscrever no Concurso Rainha da ExpoParanavaí 2020

IGREJA CATÓLICA

Paróquia São Sebastião celebra o padroeiro de Paranavaí

SERVIÇO

Prefeito encaminha à Câmara projeto de lei que aumenta multa para terrenos com mato alto

UBS

UBS Centro vai abrir aos sábados para atender casos suspeitos de dengue

agência dream