Paranavaí
Min. 21°C Max. 30°C
FESTIVAL DE MÚSICA E POESIA

Artistas premiados falam sobre a experiência de participar do 51º Femup

18/12/16 00:00:00 - Paranavaí > Cultura
Artistas premiados falam sobre a experiência de participar do 51º Femup Ana Paula, Fábio Silva, Mauro Martiniano, Gislaine Pinheiro, Caio Martinez e Pedro Vianna FOTOS Guto Costa

Artistas de várias regiões do Brasil, premiados nas categorias música, poesia, contos e declamação, falam sobre suas impressões do 51º Femup, realizado no mês passado no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.

Ana P. Cavalcanti, de Palmas, Tocantins
Cheguei feliz em Paranavaí para participar da fase nacional da categoria música do 51º Femup. O que chamou a minha atenção desde o ano passado foi a forma como os organizadores, Amauri e Talise, principalmente, nos trataram. No festival, os artistas são mimados, valorizados e suas obras enaltecidas. O mesmo se pode dizer do nosso motorista, o Geraldo, e dos colaboradores do Grande Hotel, onde estivemos hospedados. Maravilhosos! Como se não bastasse, recebi um kit cheio de presentinhos adoráveis. Que brilhem o Femup e todos os que estão nele! Um brinde com chá de camomila ao FEMUP! Beijos em todos.

Fábio D.A.L. Silva, de Florianópolis, Santa Catarina
Aportamos no Grande Hotel e lá já borbulhava a Arte de todos os cantos, versos e vozes do país, como num grande e espontâneo sarau que não se interrompeu jamais durante toda a estadia. Foi tudo tão espetacular que eu custava a crer que fazia parte daquela grandiosidade... Quando o Gabriel tomou o palco desabei e me ergui de emoção trilhões de vezes até que subi ao palco e trocamos nossas Barrigudas. Era manhã de sábado e o café estreitou ainda mais as amizades que vinham. Ah! A última noite e a gente ainda em Paranavaíso pra fechar com chave de ouro a jornada! Por fim, só me resta estender o maior abraço do universo a absolutamente todo mundo que construiu esse Femup, sutileza por sutileza. Em 2017, se os Deuses da escrita permitirem eu estarei de novo em Paranavaí e nós faremos, em rotação infinita, a poesia acontecer.

Mauro Martiniano de Oliveira, de São Paulo.
E de repente, as luzes apagaram-se, as cortinas fecharam-se e terminou o espetáculo. Agora só resta esperar pelo 52º Femup - 2017, na cidade de Paranavaí. Mas o que me intriga até agora é essa sensação de ter esquecido algo nessa cidade no interior do Paraná, e que anualmente sedia o Femup. Sei lá!... Vou olhar melhor em minha bagagem e tentar saber o que esqueci por lá. O que sei é que em minhas andanças literárias por diversas cidades, posso dizer que Paranavaí está entre as cidades que mais me encantaram. Cidade de povo carinhoso, do bem. Só poderia ser do bem mesmo, uma cidade de tamanho berço cultural como é, principalmente pelo Femup, só poderia ter filhos inteligentes e educados. Assim, com certeza, fará com que a cidade de Paranavaí logo seja de 1º mundo, se já não é,  dentro deste nosso Brasil, e quem sabe um dia irradiar todo esse gosto pela cultura por todos os cantos de nosso país.

Gislaine Pinheiro, de Paranavaí
Como artista local, não poderia deixar de ressaltar o capricho com que o FEMUP vem sendo preparado na gestão do Amauri Martineli.  Isto fica ainda mais claro, quando recebemos nosso Kit. Cada item do kit, dá pra sentir o carinho que foi pensado...Nos sentimos valorizados dessa forma. Gratidão.

Caio Martinez, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Femup - Paranavaí. O festival perfeito...por ser uma mostra não competitiva; por ter um prêmio bacana; por oferecer transporte, hospedagem e alimentação de primeiríssima; e pela recepção carinhosa da cidade e da organização do evento!

Pedro Vianna, de Belém, Pará.
Festival muito bonito. Fiquei extremamente feliz de participar ao lado de grandes artistas do Brasil. Parabéns à organização pelo profissionalismo e respeito aos artistas.

Paranavaí

INSCRIÇÕES

Sumaré terá oficinas de violão, dança e capoeira nesta sexta

FUNDAÇÃO CULTURAL

Restam poucas vagas para as oficinas de artes nos bairros

HOJE E AMANHÃ

Orquestra de Sopros apresenta concerto didático em Mandiocaba e Graciosa

FUNDAÇÃO CULTURAL

Abertas inscrições para as oficinas de artes nos bairros e nas vilas rurais

PARA A COMUNIDADE

Fundação Cultural já está oferecendo oficinas de artes em nove bairros

FUNDAÇÃO CULTURAL

Núcleos de cultura continuam com vagas abertas em quatro oficinas

PERFIL CULTURAL

Hugo Ubaldo, um professor ensinando aos mais jovens que a percussão está muito além do barulho

TEATRO

"A Comédia do Casamento de Romeu e Julieta" em Paranavaí

TEATRO

Ben-Hur Prado traz “A Comédia do Casamento de Romeu e Julieta” a Paranavaí

TEATRO ALTINO COSTA

Viviane Foss canta Marisa Monte em Paranavaí

CRÔNICA

A morte da senhora vizinha

PRA DANÇAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR

Domingo no Museu!

ANO LETIVO

Fundação Cultural está com inscrições abertas para as oficinas de artes

HOMENAGEM

A morte do artesão Élcio Caetano

COLONIZAÇÃO

Livro sobre a história de Paranavaí está à venda na Fundação Cultural

ANO LETIVO

Fundação Cultural divulga lista de oficinas que vão ser oferecidas este ano

ANO LETIVO

Fundação Cultural abre inscrições das oficinas de artes no dia 26

PRA DANÇAR E BRINCAR É SÓ COMEÇAR

Tem Domingo no Museu no próximo dia 29

CONTO

O chamado dos animais

DESCENTRALIZAÇÃO CULTURAL

Mostra Oficinas em Cena prossegue até sexta

diario do noroeste
agência dream