Paranavaí
Min. 22°C Max. 35°C
ELEIÇÕES 2012

PT tem maior número de candidatos na região

Concluída a contagem pelo TSE, os 28 municípios da Microrregião inscreveram nada menos que 1.425 candidatos a vereador, incluindo os 124 inscritos em Paranavaí

22/07/12 00:00:00 - Paranavaí > Eleições

Dos 30 partidos políticos legalizados no País, em condições de lançar candidatos em todos os níveis, 25 estão participando das eleições municipais deste ano, com candidatos a vereadores, na abrangência da Microrregião da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná).
Apenas cinco – PMDH, PTdoB, PCB, PEN e PCO – não apresentaram candidatos, nem a vereadores, nem a prefeito ou vice.
Outros partidos, porém, apresentaram apenas um candidato a vereador, como são os casos de PCdoB, PTN e PSTU.
Há casos de partidos que, mesmo apresentando mais de um candidato, não devem participar da eleição, porque os nomes forma inscritos apenas para “cumprir tabela”. Ou seja, os nomes inscritos não estão dispostos a fazer campanha para disputar uma vaga na Câmara, efetivamente.
Isto vem se notando principalmente quanto aos nomes femininos, incluídos apenas para cumprir a cota determinada pela legislação.
Concluída a contagem pelo Tribunal Superior Eleitoral, os 28 municípios que compõem a Microrregião inscreveram nada menos que 1.425 candidatos a vereadores, incluindo os 124 inscritos em Paranavaí, principal cidade da Microrregião.
O PT é o partido que mais inscreveu candidatos: total de 222, seguido pelo PMDB com 165; PSDB 148 e PSC 106.

PARANAVAÍ
Dos 25 partidos que apresentaram candidatos na região, sete ficaram de fora das eleições em Paranavaí: PRB, PCdoB, PRTB, PPL, PMN, PTN, PHS. Três partidos – PPS, PSD e PSTU – apresentaram apenas um candidato cada, sendo que o PSTU apresentou candidato a prefeito e vice em Paranavaí.
O PRB apresentou apenas dois candidatos, enquanto que o PSDB – que tem o vice-prefeito na chapa do PMDB – apresentou apenas três, como o PTB, PSC e PSB.
Os números indicam que algumas candidaturas foram forçadas, especialmente no caso de nomes femininos. Sabe-se de antemão que haverá muitas desistências. Considerando-se o que ocorreu nas eleições de 2008, as desistências podem chegar a 30%. Dos 124 candidatos listados, devem permanecer em torno de 80, segundo cálculos preliminares.
Os nomes que constam nas listas dos partidos também devem sofrer alterações. Os próprios dirigentes têm confessado que alguns nomes forma incluídos para assegurar o número de vagas de candidatos e até o dia 5 de agosto podem ser substituídos por outros que, efetivamente, queiram disputar a eleição.
Na tabela apresentamos a contagem das listas entregues à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho, com os números de Paranavaí e o total incluídos os municípios que integram a Microrregião da Amunpar.

diario do noroeste
agência dream