O agropecuarista Rogério Lorenzetti (PMDB) é o primeiro prefeito reeleito de Paranavaí. Antes deles, outros dois tentaram sem sucesso – Teruo Kato em " />
Paranavaí
Min. 20°C Max. 36°C
ELEIÇÕES 2012

Rogério Lorenzetti é o primeiro prefeito reeleito de Paranavaí

07/10/12 00:00:00 - Paranavaí > Eleições
Rogério Lorenzetti é o primeiro prefeito reeleito de Paranavaí Rogério e Rubens chegam ao comitê para comemorar a vitória

O agropecuarista Rogério Lorenzetti (PMDB) é o primeiro prefeito reeleito de Paranavaí. Antes deles, outros dois tentaram sem sucesso – Teruo Kato em 2000 – Maurício Yamakawa em 2008. Sobre o resultado, Lorenzetti entende que o povo tomou decisão inteligente, na perspectiva de continuidade da equipe para realização dos muitos trabalhos que virão.

Prioridade na Saúde
O prefeito reeleito antecipou que a saúde será prioridade, conforme apontou a campanha eleitoral. Lembrou que reassume a administração nesta segunda-feira e já na terça-feira participa de atividade em Brasília com outros 1.500 prefeitos. No foco, a área de saúde. Ele lembrou que o próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que serão necessários mais R$ 45 bilhões de investimentos anuais. Hoje o Ministério investe R$ 75 bilhões.  

Política macrorregional
O prefeito reeleito, Rogério Lorenzetti, entende que o PMDB sai fortalecido do pleito, inclusive para as eleições futuras. Ele antecipa que a estratégia de desenvolvimento regional passa pela política, como, por exemplo, a reeleição do deputado estadual Teruo Kato em 2014.
Ainda sobre política, destaca o bom trânsito que tem, inclusive junto ao governo estadual, fruto da boa gestão da cidade. Essa aproximação, avalia, tem a ver com a aprovação popular ao seu governo, confirmada pela nova vitória.
Sobre a participação do vice, Rubens Felipe, do PSDB, na futura administração, o prefeito antecipa que ele deverá estar à frente de um conselho político formado por ex-prefeitos. Além disso, pretende aproveitar a sua experiência, já que também foi prefeito de 1989 a 1992.

A nova Câmara de Vereadores
Destacando ter feito uma análise apenas parcial quando da entrevista, Lorenzetti considerou positiva a nova formação da Câmara de Vereadores. O seu grupo conquistou 6 das 10 cadeiras. Não espera problemas com o legislativo.

Relacionamento com a oposição
Lorenzetti pretende manter um bom relacionamento com a oposição. Inclusive, acha possível dialogar com César Alexandre, apesar de considerar ter havido excessos na campanha. O PT é um aliado nacional, sintetiza o prefeito. Ele entende ser o seu desafio unir a cidade, conquistando o apoio daqueles que não votaram. Por fim, uma frase emblemática: “Vou governar para todos, mas o meu coração está com os que me elegeram”.

Rogério Lorenzetti é o primeiro prefeito reeleito de Paranavaí

César cumprimenta eleitores antes de votar no Colégio Leonel Franca


César Alexandre faz avaliação positiva da eleição
Principal candidato de oposição, César Alexandre, do PT, fez uma avaliação positiva do pleito. Ele entende que o resultado foi bom, pois o PT e seus aliados se fortaleceram, fazendo quatro cadeiras na Câmara. Por outro lado, mais de 43% votaram na chapa de prefeito e vice.
Alexandre reconheceu a vitória de Lorenzetti, mas antecipa que manterá questionamentos na justiça sobre o que considerou abuso do poder econômico e uso da máquina administrativa. Conforme suas palavras, será um opositor na política, mas parceiro da cidade. As primeiras cobranças deverão ser na área da saúde, o tema principal da campanha.

A visão da Justiça Eleitoral
Ao ser confirmada a sua reeleição, Rogério Lorenzetti foi ao Fórum cumprimentar juízes, funcionários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral. Foi recebido pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral, José Foglia Júnior. Em rápida manifestação, o juiz disse que os pequenos incidentes foram resolvidos. Lembrou que a justiça trata a todos com igualdade. “A Justiça não persegue e nem protege ninguém”, sintetizou, complementando, parabenizou, anunciando a diplomação para o dia 18 de dezembro.

Rogério Lorenzetti é o primeiro prefeito reeleito de Paranavaí

O hábito de jogar papel na rua ainda não foi esquecido


Uma eleição tranquila
O que chamou a atenção neste pleito foi om ambiente de calmaria que se instalou nas sessões de votação. A lamentar apenas o velho hábito de candidatos e correligionários que jogam papeis nas ruas. Também a boca de urna (se houve) atuou de forma mais discreta, como confidenciou um assessor de candidato.
O candidato Ivan Bernardo não esteve no Fórum Eleitoral até o final da apuração. Alguns correligionários acompanharam a apuração dos votos para vereador. A Coligação Paranavaí Socialista (PSTU/PSOL) não conseguiu eleger bancada.

diario do noroeste
agência dream