Paranavaí
Min. 20°C Max. 32°C
EXPO EM PARANAVAÍ

Baggio fala da importância das exposições para a modernização da agropecuária

12/02/19 00:00:00 - Paranavaí > EXPOPARANAVAÍ
Baggio fala da importância das exposições para a modernização da agropecuária Eduardo Baggio com o atual presidente da Sociedade Rural, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho

O ex-presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Eduardo Baggio, enalteceu o papel da entidade no processo de fortalecimento da economia regional, bem como na evolução da pecuária e da agricultura.
“Tudo aquilo que a Sociedade Rural realiza, dentro e fora do parque e não só durante as exposições agropecuárias, é muito importante para o engrandecimento não só da pecuária, como também da agricultura de um modo geral, seja que cultura for, mandioca, laranja, cana-de-açúcar, enfim, no que podemos fazer e plantar na região”.
A manifestação foi feita durante visita à entidade, onde Baggio foi recebido pelo presidente Mario Helio Lourenço de Almeida Filho. O ex-presidente acompanha a Sociedade Rural desde o seu surgimento e contribuiu com ela também no período em que foi deputado estadual, quando ocupou cargos no Governo do Estado e também como presidente.
“Acompanhei e ajudei a fazer a evolução da Sociedade Rural, seja como pecuarista, político que fui e também como presidente. Mas sempre participei de igual para igual, sempre participando como um todo e nas diretorias desde a fundação. Tenho essa vivência que me gratifica muito. Sou agradecido por tudo que pude vivenciar, que aprendi e que pude prestar de serviço para a Sociedade Rural. Isso é muito importante pra mim. Cada vez sou mais grato pela oportunidade de fazer o que fiz, como pelo que posso fazer ainda”, disse Baggio.
AGROPECUÁRIA MODERNA - Durante a visita, na tarde da última sexta-feira, Baggio defendeu a modernização da agropecuária e disse que são nas exposições agropecuárias que os produtores conhecem as novidades. Citou, por exemplo, a necessidade do aprimoramento genético da pecuária, seja ela de corte ou de leite.
“O aprimoramento da genética é muito importante. Mas não é só o que se faz aqui. Temos que correr atrás também em outras exposições, buscar outros criadores que detém uma genética melhor. Quem quer criar qualidade tem que correr atrás para produzir mais qualidade. E hoje temos que produzir mais carne em menos área de pastagem e em menor tempo também. Tem que reduzir tempo para o abate”, disse Baggio, que acrescentou:
“Antigamente se matava um boi depois dos três anos, quatro anos e hoje se abate com 18 meses, 22 meses, em 24 meses no máximo. Tudo isso é evolução que houve dentro da nossa pecuária. E como se faz isso? É cada vez melhorando mais a genética do gado, seja ele gado de corte ou da pecuária leiteira - se você não tiver uma genética boa, você não vai produzir leite”, comentou o ex-presidente.
Sobre o gado leiteiro, Baggio lembrou que as pesquisas apontam que “não adianta ter só genética, se não tiver comida de qualidade e próxima. Para produzir leite tem que ter genética, comida e bem estar para o animal. O gado de leite é diferente do gado de corte. O de corte é criado solto, é mais rústico e o gado de leite é mais sensível, principalmente a vaca de origem holandesa, que é mais sensível ao chamado stress térmico. Então o produtor de leite tem que se apoiar nestes três pilares: genética, comida e bem estar”.
Segundo ele, a genética e as novas formas de manejo são encontradas nas exposições agropecuária. “São nas exposições que conhecemos estas novas tecnologias. Na agricultura é assim também. Cada dia tem uma coisa diferente, uma máquina nova, um trator novo. Você vai nas exposições, como o Show Rural, de Cascavel, e conhece centenas e centenas de máquinas diferentes, que é para melhorar o sistema de plantio e colheita dentro da agricultura. Para você ter hoje uma agricultura de ponta ela tem que ser tecnificada, porque senão você não colhe”, sentencia ele.

Paranavaí

NESTE SÁBADO

São esperados 300 cavaleiros e amazonas na Cavalgada da Expo

ATRAÇÕES NA EXPO

Além de leilões, ExpoParanavaí terá shopping de touros multirraças

EVENTO

Cavalgada da ExpoParanavaí 2019 será realizada no próximo dia 23

EXPOPARANAVAÍ

Abertas inscrições para prova feminina dos Três Tambores

EXPOPARANAVAÍ 2019

Sociedade Rural divulga preços dos camarotes e bistrôs para os shows

EXPOPARANAVAÍ 2019

PM vai reforçar prevenção para inibir furto de celulares durante a Exposição

GADO GERAL, TOUROS E MATRIZES

Sociedade Rural espera vender mais de R$ 5 milhões em 3 leilões na Expo

EXPOPARANAVAÍ 2019

Indicadores apontam que Expo deve bater recorde de expositores e público

FESTA EM PARANAVAÍ

Sociedade Rural lança oficialmente a Expo 2019 com a eleição da Rainha

EXPOPARANAVAÍ

Abertas inscrições aos artistas que querem se apresentar no Palco RPC

EXPOPARANAVAÍ 2018

Empresários da região vão participar da Rodada de Negócios nesta quarta

NESTA QUARTA

Tem Leilão de Touros Multirraças da ExpoParanavaí

NOROESTE AGRO

Torneio Leiteiro começa nesta terça

PÚBLICO

Arena lotada para ver o show “Clássico” na ExpoParanavaí

RURAL SOLIDÁRIA

Vejam a programação do Domingo da Família na ExpoParanavaí

SOLENIDADE

Fernando Carvalho representa Luciano Ducci na abertura da Expo

ABERTURA/EXPOPARANAVAÍ

Lideranças destacam importância do produtor rural para a economia

EXPOSIÇÃO

Leilão das Criadoras terá 2 mil animais para arremate

EXPOPARANAVAÍ

Hoje, a abertura da Exposição de Paranavaí

COMEÇA HOJE

Motoristas devem redobrar atenção para acessar o Parque de Exposições

diario do noroeste
agência dream