Paranavaí
Min. 21°C Max. 28°C
ENERGIA ELÉTRICA

Empresários reivindicam instalação de outra subestação da Copel em Paranavaí

O argumento é que a distribuição feita atualmente não é suficiente para suprir a demanda da indústria. É comum, por exemplo, o uso de nobreaks, que são equipamentos capazes de fornecer energia elétrica por determinado tempo, em situações de emergência

10/02/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Empresários reivindicam instalação de outra subestação da Copel em Paranavaí Paranavaí dispõe de uma subestação da Copel, mas não é suficiente para suprir a demanda - Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

Empresários e representantes da sociedade civil organizada iniciaram um movimento para reivindicar a construção de uma segunda subestação da Copel em Paranavaí. O objetivo é ampliar a oferta de energia elétrica nos municípios do Noroeste do Paraná e, assim, equilibrar o sistema.
O argumento é que a distribuição feita atualmente não é suficiente para suprir a demanda da indústria. É comum, por exemplo, o uso de nobreaks, que são equipamentos capazes de fornecer energia elétrica por determinado tempo, em situações de emergência, no caso de problemas na rede pública.
A situação afeta grandes indústrias instaladas em Paranavaí e na região. Além disso, dificulta a instalação de novas empresas com alto potencial de produção, já que o funcionamento requer ampla oferta de energia elétrica. Nesse sentido, uma subestação de 138 kV seria determinante para resolver o problema.
Municípios de porte semelhante ao de Paranavaí, como Campo Mourão, Cianorte e Umuarama, já dispõem da segunda unidade de distribuição de energia elétrica. Por isso, o objetivo é oficializar o pedido junto à Copel e buscar apoio para que essa também seja uma realidade no Extremo-Noroeste do Paraná.
A elaboração do documento está em fase de conclusão. A reivindicação por escrito deverá ser encaminhada à diretoria da Companhia Paranaense de Energia nos próximos dias. A expectativa é que a empresa se pronuncie em seguida e aponte as possibilidades para a comunidade da região.
De acordo com Demerval Silvestre, que representa a sociedade civil organizada, o debate é de conhecimento tanto da presidência da Copel quanto do alto escalão do Governo do Estado. Alguns secretários de Ratinho Jr já teriam sinalizado de maneira positiva e garantido apoio ao grupo.
Em âmbito regional, a equipe da Copel se colocou à disposição para repassar informações e contribuir com a elaboração do documento que será entregue à presidência da companhia. Também manifestou a disponibilidade em participar das reuniões que possam ser organizadas para tratar sobre o assunto.
O grupo de empresários à frente da mobilização espera que o encontro com representantes da Copel ocorra logo após o envio do documento. Querem aproveitar a ocasião para tirar dúvidas e fazer sugestões, tendo em vista o desenvolvimento de toda a região.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Secretário de Infraestrutura presta esclarecimentos na Câmara

PARANAVAÍ

Três pessoas são encaminhas à Delegacia durante a Ronda da Dengue

PARANAVAÍ

Julgamento dos suspeitos de envolvimento no caso Patrícia

AGRICULTURA

Estudo aponta cenários para área livre de aftosa sem vacinação

HOMENAGEM ÀS MULHERES

Vice-reitora da Unipar entre as homenageadas pela Alep

TRÂNSITO

Prefeitura intensifica fiscalização contra transporte clandestino

CENTRO COMERCIAL

Nesta sexta, inauguração do Premier Shopping Business, em Paranavaí

SANEPAR/PARANAVAÍ

Adutora se rompe e afeta abastecimento de água. Problema foi resolvido

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Gehlen fará palestra em etapa municipal da Conferência Nacional dos Direitos do Idoso

CORPO DE BOMBEIROS

Na quinta, posse do novo comandante do Subgrupamento dos Bombeiros

RECEITA FEDERAL

Menos de 3.000 contribuintes da região entregaram declaração do Imposto de Renda

EXPOPARANAVAÍ

Rafaela Boaro vence a prova dos Três Tambores

SHOW/EXPO

Apesar da chuva, Henrique e Juliano atraem grande público

CONTABILISTAS

Nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas tomou posse

EXPOPARANAVAÍ

Leilão dos Pioneiros vendeu 95% do gado levado a remate

EXPOPARANAVAÍ

Peões de São Carlos do Ivaí e Jardim Alegre vencem rodeio de touros e cavalos

INFRAESTRUTURA

Obras de duplicação da BR-376 estão em fase final

PRAZO

Bandas já podem se inscrever para o 14º FutRock

REUNIÃO

Presidente da Câmara de Piritiba visita Legislativo Paranavaiense

EXECUÇÃO/PARANAVAÍ

Acusado de matar padeiro já cumpriu pena por homicídio

diario do noroeste
agência dream