Paranavaí
Min. 22°C Max. 31°C
ALTO RISCO DE INFESTAÇÃO

Dengue: “Estamos entrando em epidemia”, alerta Randal

16/03/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Dengue: “Estamos entrando em epidemia”, alerta Randal O índice, que era de 3,2 (médio risco) em janeiro, aumentou consideravelmente. O novo LIRA registrou média de 4,7 (alto risco)

Os agentes de endemias de Paranavaí trabalharam esta semana com visitas domiciliares em todos os bairros da cidade para fazer o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA). O resultado é ainda mais preocupante do que o levantamento anterior. 
O índice, que era de 3,2 (médio risco) em janeiro, aumentou consideravelmente. O novo LIRA registrou média de 4,7 (alto risco), o que revela o ritmo acelerado de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti e aumenta as chances de uma nova epidemia na cidade.
Para a realização do novo LIRA, a Vigilância em Saúde dividiu a cidade em cinco setores de fiscalização. Quatro setores estão com alto índice de infestação e apenas um na faixa de médio risco. No total, foram inspecionados 2.112 imóveis entre os dias 11 e 15 de janeiro (de segunda a quinta-feira).
A região com maior infestação de larvas é a que abrange os jardins Santos Dumont, Ipê e Vila Operária. Nestes locais o índice é de 6,3. “Principalmente nesta região, o alerta é total. O último índice da região havia sido 6,1, portanto, continua em alto risco”, aponta o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.
A região que abrange os jardins São Jorge, Santa Maria, Matarazzo, Vista Alegre, Simone e Três Conjuntos apresenta risco alto, 5,4. Em seguida aparecem as regiões dos jardins: Sumaré, Morumbi, Jardim das Nações, Vila Paris, América e Parque Industrial (5,2); Ouro Verde, Ouro Branco e Sílvio Vidal (4); e o menor índice registrado foi na região do Centro e Jardim Guanabara (2).
“Nós estamos alertando a população há meses sobre os riscos de uma epidemia que pode prejudicar a cidade. Infelizmente, o índice de infestação só vem aumentando e nossa realidade é preocupante. Precisamos que a população não descarte pneus e lixo em locais inadequados, que cuidem melhor dos quintais e separem os materiais recicláveis que podem acumular água. Se não houver um comprometimento maior, o risco de uma epidemia é grande”, frisa Randal.
Até hoje, a Vigilância em Saúde já tem os seguintes números da dengue: 188 casos notificados, 33 positivados, 120 descartados e 35 aguardando resultados. “Tivemos a confirmação de mais seis casos de dengue nesta sexta-feira e outros 11 suspeitos. Nós estamos tendo um surto perigoso de dengue, precisamos cuidar muito. Estamos entrando em epidemia”, alerta Randal.
Preocupada com os números, a Vigilância em Saúde já convocou uma reunião com o Comitê de Combate à Dengue para a próxima segunda-feira, dia 18, para apresentar os números e discutir estratégias de combate ao mosquito em Paranavaí.

Paranavaí

CORPO DE BOMBEIROS

Na quinta, posse do novo comandante do Subgrupamento dos Bombeiros

RECEITA FEDERAL

Menos de 3.000 contribuintes da região entregaram declaração do Imposto de Renda

EXPOPARANAVAÍ

Rafaela Boaro vence a prova dos Três Tambores

SHOW/EXPO

Apesar da chuva, Henrique e Juliano atraem grande público

CONTABILISTAS

Nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas tomou posse

EXPOPARANAVAÍ

Leilão dos Pioneiros vendeu 95% do gado levado a remate

EXPOPARANAVAÍ

Peões de São Carlos do Ivaí e Jardim Alegre vencem rodeio de touros e cavalos

INFRAESTRUTURA

Obras de duplicação da BR-376 estão em fase final

PRAZO

Bandas já podem se inscrever para o 14º FutRock

REUNIÃO

Presidente da Câmara de Piritiba visita Legislativo Paranavaiense

EXECUÇÃO/PARANAVAÍ

Acusado de matar padeiro já cumpriu pena por homicídio

SAÚDE

Rotary de Rondon entrega equipamentos à Fundação Médica do Trabalhador Rural

PARANAVAÍ

Volume de chuva já é maior do que a média histórica para março

QUARTA-FEIRA

Unespar promove palestra sobre Dia Internacional da Mulher

RATINHO JUNIOR EM PAFRANAVAÍ

Governador anuncia investimentos em infraestrutura e logística em todo o Paraná

PARANAVAÍ

Falta de qualificação profissional dificulta preenchimento de vagas de emprego

VITRINE RURAL/NOROESTE AGRO

Seis mil crianças de doze cidades visitaram Expo

APRESENTAÇÃO

Gusttavo Lima faz show que vai entrar na história da Expo

EXPOPARANAVAÍ

Dia de final do rodeio em touros e cavalos

TRÂNSITO

Quatro ruas mudam sentido de tráfego

diario do noroeste
agência dream