Paranavaí
Min. 8°C Max. 23°C
SPAP

Número de animais é superior à capacidade máxima do abrigo

De acordo com o presidente da Spap, quando uma pessoa não tem condições de manter o animal ou os animais em casa, deve divulgar nas redes sociais. Assim, pode ser mais fácil conseguir alguém que aceite adotar

18/04/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Número de animais é superior à capacidade máxima do abrigo Estrutura é adequada para receber 250 cães e gatos, mas abriga 378 Fotos: Fabiano Vaz Fracarolli

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A estrutura é destinada ao acolhimento de 250 cães e gatos, mas o número de abrigados é superior: 378. A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) tem como objetivo prestar assistência àqueles que não possuem tutores definidos.
A equipe recebe animais atropelados, feridos, doentes ou em situação de abandono. São levados por voluntários ou por servidores municipais, já que a entidade não possui veículo para fazer o transporte. Sempre é preciso comprovar que estavam em condições de vulnerabilidade.
O presidente da Spap, Guilherme Amorim Silveira, informou que não são recebidos animais que possuem tutor definido, que é o responsável. Se não quiser ou não puder mais manter os cuidados, a pessoa deve tentar encontrar alguém que aceite fazer a adoção. Uma das possibilidades é utilizar o grupo “Achados e Perdidos Paranavaí (Animais)”, no Facebook.
Silveira explicou que a Spap extrapola as responsabilidades quando oferece castrações a custo social “para pessoas comprovadamente em situação de baixa renda (até um salário mínimo)”. O procedimento cirúrgico também é oferecido a beneficiários de programas sociais inscritos no CadÚnico, totalizando dez castrações gratuitas por mês.
A Spap é composta por seis funcionários responsáveis por fazer a limpeza, o suporte aos voluntários no resgate de animais e a segurança do abrigo. Mas carece de um profissional que cuide das questões administrativas, já que não há recursos suficientes para a contratação. Além disso, a assistência veterinária é feita de forma voluntária. 
A entidade recebe subvenção no valor de R$ 8.833,33 por mês, valor que corresponde a 35% do orçamento total. A maior parte dos recursos é destinada à folha de pagamento dos funcionários e aos impostos. O restante é aplicado na compra de rações, medicamentos. “Esses dois itens, conseguimos comprar uma vez ao ano somente”, afirmou o presidente. 
Em relação aos animais de grande porte, a Spap não pode fazer o recolhimento quando estão em perímetro urbano, já que não dispõe de verba para essa finalidade. “O que existe é um convênio firmado com a Viapar, que nos passa um valor mensal que corresponde a 45% de toda a nossa fonte de recursos.” O dinheiro é para receber animais retirados da rodovia.
ADOÇÃO – De acordo com o presidente da Spap, quando uma pessoa não tem condições de manter o animal ou os animais em casa, deve divulgar nas redes sociais, inclusive na página de achados e perdidos do Facebook. Assim, pode ser mais fácil conseguir alguém que aceite adotar.
Ele também estimulou a comunidade a ir ao abrigo para fazer a adoção de animais. “Temos 378 peludinhos aguardando um lar para dar amor e muito carinho.” Basta ir à sede da entidade e apresentar RG, CPF e comprovante de residência e preencher um cadastro. Depois, é só escolher qual ou quais levar para casa. Outra possibilidade é visitar as feirinhas de adoções. 
CASTRAÇÃO – Silveira explicou que as castrações garantem diversos benefícios aos animais. “Tornam-se mais dóceis, mais carinhosos, menos agitados. Os machos se portam melhor ao fazer xixi, melhor a condição de saúde. Sem falar no controle populacional, que é o maior foco da Spap nesta gestão.”

Paranavaí

CAGED

Paranavaí teve saldo negativo na geração de empregos, em abril

MÉDICOS DO HUMOR

Comunidade está convidada para o Piquenique hoje na Praça dos Pioneiros

PARANAVAÍ

Cinco salas de vacina abrem neste sábado para vacinação contra gripe

SAÚDE

Vigilância considera que Paranavaí já está em epidemia de dengue

PREVISÃO DO TEMPO

Temperatura mínima em Paranavaí deve chegar a oito graus no domingo

EDUCAÇÃO

IFPR lança concurso público e oferece 133 vagas. Sete são em Paranavaí

SEMANA ENEF/PARANAVAÍ

Amanhã tem clínica financeira na Praça dos Pioneiros

NOROESTE DO PARANÁ

Maioria dos grupos prioritários atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe

GRIPE/PARANAVAÍ

Grupo prioritário das gestantes está com índice de vacinação muito abaixo da meta

CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

2.200 crianças vão participar do Encontro dos Príncipes e Princesas

PARANAVAÍ

Cinco salas de vacina estarão abertas no sábado para vacinação contra gripe

PARANAVAÍ

Microempresa fortalece a economia, diz coordenadora da Sala do Empreendedor

PARANAVAÍ

Diretor da Santa Casa fala em redução de despesas e mudanças de planejamentos

DEFESA DO CONSUMIDOR

Advogado de Paranavaí participará de reunião em comissão nacional da OAB

COOPERATIVA DE CRÉDITO

Cresol Pioneira inaugura agência em Paranavaí

PARANAVAÍ

CCJ da Câmara analisa projetos

FIQUE ATENTO

MEIs têm até dia 31 de maio para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional

1ª DISCUSSÃO

Legislativo aprova lei que regulamenta a instalação de Parklet

PARANAVAÍ

Pedidos de isenção do IPTU 2019 podem ser feitos até dia 31 de maio

PARANAVAÍ

Vereadores aproam moção de apoio ao IFPR

diario do noroeste
agência dream