Paranavaí
Min. 16°C Max. 27°C
PARANAVAÍ LITERÁRIA

ALAP lança 3º Concurso Literário

12/05/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
ALAP lança 3º Concurso Literário Presidente da Alap, José Aparecido Cauneto e Adriele de Souza da Silva, representando o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, assinaram o regulamento do concurso.

Durante a solenidade em homenagem póstuma à saudosa confreira professora Regina Maria Torrezan de Souza, no Salão de Eventos da Unespar/Fafipa, sexta-feira (10), a Academia de Letras e Artes de Paranavaí lançou a sua 3ª edição do “Concurso ALAP Paranavaí Literária”, “aproveitando a presença de todos e por estarmos neste ambiente universitário, onde o conhecimento é semeado e onde brota a esperança de um mundo melhor”, disse o presidente da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, José Aparecido Cauneto, com a perspectiva de obter o mesmo sucesso das edições anteriores.
O concurso literário da Alap teve gestação em 2015 quando Cauneto, ao assumir a função em substituição a Chico Ramos, levou ao colégio acadêmico a proposta de realizar um concurso literário. “Como todos sabem – disse ele – Paranavaí, a Cidade Poesia, tem como maior expressão cultural do Femup – Festival de Música e Poesia. Paralelo ao Femup a Fundação Cultural também realiza o Concurso de Contos. Não podíamos lançar simplesmente mais um concurso. Assim, levamos à apreciação dos acadêmicos a proposta de um concurso que abordasse a cada nova edição uma causa social”.
Em 2016 o tema escolhido para os poemas temáticos e as crônicas foi a doação de órgãos e tecidos com o slogan: “Doe versos. Transplante poesia. Compartilhe vida!”, em parceria com a CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de Paranavaí, com a publicação da coletânea. No ano seguinte - 2017 – o tema foi o idoso e a arte de envelhecer, com o slogan “A arte é longa. A vida é breve. O tempo é síntese!”, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paranavaí, Lar Vicentino e Instituto Maurício Gehlen, mantenedor do Centro de Convivência do Idoso. Em 2018 não houve concurso. 
As inscrições para o concurso deste ano serão abertas a partir desta segunda-feira – 13 de maio – e o tema abordará a violência familiar e doméstica sob o slogan “Pare. Reflita. Conscientize!”. Os autores dos classificados receberão como prêmio o Troféu Coruja, nos quais estarão consignados os nomes dos membros da Alap já falecidos: Altair Cirilo dos Santos (falecido em 6 de novembro de 2017), Cleuza Cyrino Penha (em 11 de fevereiro de 2018) e Regina Maria Torrezan de Souza (em 19 de julho de 2018). Além do apoio da Fundação Cultural de Paranavaí, a Alap conta com o parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Núcleo Maria da Penha (Numape) da Unespar/Fafipa – Campus de Paranavaí, Delegacia de Polícia da Mulher de Paranavaí, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Paranavaí, Centro de Educação em Direitos Humanos da Unespar (CEDH) – Campus de Paranavaí. Na divulgação do evento, além da Unespar, a Alap conta ainda como apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus de Paranavaí, Universidade Paranaense (Unipar) – Campus de Paranavaí, Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie), Serviço Social do Comércio (Sesc) – Unidade de Paranavaí, Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, Biblioteca Pública Municipal Júlia Wanderley, Diário do Noroeste e emissoras de rádio e TV. (Texto: Saul Bogoni; Foto: Cléber Bogoni)

Paranavaí

CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

2.200 crianças vão participar do Encontro dos Príncipes e Princesas

PARANAVAÍ

Cinco salas de vacina estarão abertas no sábado para vacinação contra gripe

PARANAVAÍ

Microempresa fortalece a economia, diz coordenadora da Sala do Empreendedor

PARANAVAÍ

Diretor da Santa Casa fala em redução de despesas e mudanças de planejamentos

DEFESA DO CONSUMIDOR

Advogado de Paranavaí participará de reunião em comissão nacional da OAB

COOPERATIVA DE CRÉDITO

Cresol Pioneira inaugura agência em Paranavaí

PARANAVAÍ

CCJ da Câmara analisa projetos

FIQUE ATENTO

MEIs têm até dia 31 de maio para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional

1ª DISCUSSÃO

Legislativo aprova lei que regulamenta a instalação de Parklet

PARANAVAÍ

Pedidos de isenção do IPTU 2019 podem ser feitos até dia 31 de maio

PARANAVAÍ

Vereadores aproam moção de apoio ao IFPR

CIDADANIA

Alistamento Militar de jovens que completam 18 anos em 2019 vai até o dia 30 de junho

SAÚDE

Já são seis municípios em epidemia de dengue no Noroeste do Paraná

PARANAVAÍ

MEIs terão semana dedicada a palestras, orientações e serviços gratuitos

PARANAVAÍ

Ainda não há data prevista para nova eleição do Sindoscom

OFICINAS

Semana terá oficinas comunitárias para discutir o Plano Diretor nos distritos

PARANAVAÍ

Grupo Médicos do Humor promove piquenique para a comunidade

MUDANÇA

Heron Radke deixa Secretaria de Segurança e Trânsito

PARANAVAÍ

Militares homenageiam patrono da PM do Paraná

DOMINGO TRÁGICO

Dois jovens executados a tiros em Paranavaí

diario do noroeste
agência dream