Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
14 DE JUNHO

Dia do Doador de Sangue: agradecimento e reconhecimento por ajudar a salvar vidas

14/06/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Dia do Doador de Sangue: agradecimento e reconhecimento por ajudar a salvar vidas Por causa da data, mês ficou conhecido como Junho Vermelho Foto: Arquivo DN

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como principais objetivos homenagear quem é voluntário e conscientizar as pessoas não doadoras sobre a importância desse ato.
Para marcar a ocasião, a equipe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí distribuíra lembrancinhas para os doadores após a coleta de sangue. É uma forma de reconhecer e agradecer por ajudarem a salvar vidas.
Por causa da data, o mês ficou conhecido como Junho Vermelho. Trata-se de um período estratégico para chamar a atenção da comunidade sobre a doação de sangue, já que os dias mais frios resultam em menor frequência de voluntários.
Em Paranavaí, o sangue coletado de um doador pode ser dividido em até três embalagens, uma para cada componente. O tempo de armazenamento varia de acordo com a durabilidade de cada um (cinco dias, 42 dias e um ano) ou com a demanda.
A equipe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí realiza, em média, 40 coletas por dia. O material é enviado para a Santa Casa e hospitais de todo o Noroeste do Paraná. O excedente vai para outras regiões do estado, especialmente Curitiba e Apucarana.
QUEM PODE DOAR? – Para ser doador voluntário, é necessário cumprir alguns requisitos, por exemplo, ter entre 16 e 69 anos. No caso dos menores de idade, somente com consentimento formal do responsável legal.
Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, estar descansado e ter se alimentado corretamente, evitando refeições gordurosas nas quatro horas que antecedem a coleta de sangue.
O voluntário não pode estar resfriado ou com diarreia. Não pode ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses. Precisa esperar de um a sete dias se foi submetido a tratamento dentário. E se foi exposto a situação de risco de adquirir doença sexualmente transmissível, deve esperar 12 meses.
SERVIÇO – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí localiza-se na Rua Rio Grande do Sul, número 2.390, próximo à Santa Casa. Para fazer a doação de sangue é preciso apresentar documento oficial com foto.

diario do noroeste
agência dream