Paranavaí
Min. 13°C Max. 26°C
CONFERÊNCIA

“É preciso pensar em ações de melhoria no acesso a alimentos de qualidade”, avalia secretária

14/06/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
“É preciso pensar em ações de melhoria no acesso a alimentos de qualidade”, avalia secretária A conferência foi realizada ontem

Assessoria Prefeitura

“Este é um espaço privilegiado para reflexões, discussões e oportunidade para o aperfeiçoamento e qualificação da política pública nutricional. A ocasião é também para atuarmos conjuntamente, governo e sociedade civil, no fortalecimento das ações do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. É preciso pensar em ações que promovam a melhoria no acesso a alimentos de qualidade, abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, e outros aspectos envolvidos nesta questão. E para isso, temos que lembrar que a política é intersetorial e a participação da sociedade civil na análise dos processos já realizados e apontamento de diretrizes futuras, é fundamental”, apontou a secretária de Assistência Social de Paranavaí, Maria Dêis Klososki, na abertura oficial da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) no auditório da Centro da Juventude.
O tema da conferência foi “Comida no Campo e na Cidade - o que temos e o que queremos?”, tendo como objetivo geral ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Para discussão do tema foram trabalhados nos grupos três eixos: 1- Alimentação como princípio de existir; 2- Desafios e possibilidades na construção da política pública; 3- A Geografia da fome e o desperdício dos alimentos.
“Nesta gestão tivemos uma grande conquista, que foi a adesão ao Programa Restaurante Popular. O Restaurante será instalado ao lado do Centro da Juventude com o objetivo de ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas e a preços acessíveis, para a população de baixa renda. Ademais, a lei de criação do SIMSAN (Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paranavaí) já está em processo de análise e deve ser encaminhada em breve para aprovação da Câmara. Promover alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares em nossa cidade, é uma prioridade para nós”, frisou Maria Dêis.
A palestra magna da Conferência foi proferida pela nutricionista e coach de emagrecimento consciente, Gisele Rocha. Participaram do evento representantes dos órgãos governamentais afetos à execução dessa política e a sociedade civil tendo um espaço mais amplo de participação com o envolvimento de sindicatos, cooperativas associações profissionais e empresariais, instituições religiosas, associações comunitárias e entidades socioassistenciais, organizações de agricultores familiares, sendo um espaço aberto a toda comunidade interessada no tema. Durante a Conferência, também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Regional e Referendo dos Conselheiros Municipais.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Homem que quebrou imagem sacra assina termo circunstanciado e é liberado

CONTRA A DENGUE

Reservatórios permanentes de água precisam ser higienizados com frequência

POLÍTICA/PARANAVAÍ

Diretório municipal do PP promove reunião neste sábado

CMEI LUCILENE RODRIGUES

Divulgado Chamamento Público complementar para efetivação de matrícula

SESC DE PARANAVAÍ

Festival de cinema tem sessão gratuita. Filme de hoje: “Boas intenções”

PARANAVAÍ

Concurso de desenho sobre enfrentamento das violências já tem data de avaliação

REGIÃO

Caderno de diretrizes para inovação será lançado amanhã em Paranavaí

NESTA QUINTA-FEIRA

Filipe Barros vem a Paranavaí e quer contribuir com desenvolvimento regional

MÃES/NAMORADOS

Sorteio estadual da campanha Dose Dupla teve prêmio para Paranavaí

SOCIEDADE RURAL

Novo presidente toma posse em agosto propondo apoio aos produtores e investimentos no parque

PARANAVAÍ

Sesc promove “Brincando nas Férias”. Há vagas para a próxima semana

PARANAVAÍ

Secretaria esclarece redistribuição de atendimento no CRAS da Vila Operária

PARANAVAÍ/DOMINGO

Sanepar informa que abastecimento de água pode ser afetado em alguns bairros

FESTIVA DE CINEMA

Sesc de Paranavaí exibe hoje “Quem você pensa que sou”

PARANAVAÍ

Ação do clube de desbravadores reúne 500 quilos de alimentos

PARANAVAÍ

Sociedade Rural elege novo presidente por aclamação

PARANAVAÍ

PM registra menor incidência de crimes durante o primeiro semestre

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Paranavaí tem 21 vagas de estágio

EM AGOSTO

Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar

EMPREGO

Semana começa com 61 vagas na Agência do Trabalhador

diario do noroeste
agência dream