Paranavaí
Min. 21°C Max. 37°C
CONFERÊNCIA

“É preciso pensar em ações de melhoria no acesso a alimentos de qualidade”, avalia secretária

14/06/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
“É preciso pensar em ações de melhoria no acesso a alimentos de qualidade”, avalia secretária A conferência foi realizada ontem

Assessoria Prefeitura

“Este é um espaço privilegiado para reflexões, discussões e oportunidade para o aperfeiçoamento e qualificação da política pública nutricional. A ocasião é também para atuarmos conjuntamente, governo e sociedade civil, no fortalecimento das ações do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. É preciso pensar em ações que promovam a melhoria no acesso a alimentos de qualidade, abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, e outros aspectos envolvidos nesta questão. E para isso, temos que lembrar que a política é intersetorial e a participação da sociedade civil na análise dos processos já realizados e apontamento de diretrizes futuras, é fundamental”, apontou a secretária de Assistência Social de Paranavaí, Maria Dêis Klososki, na abertura oficial da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) no auditório da Centro da Juventude.
O tema da conferência foi “Comida no Campo e na Cidade - o que temos e o que queremos?”, tendo como objetivo geral ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Para discussão do tema foram trabalhados nos grupos três eixos: 1- Alimentação como princípio de existir; 2- Desafios e possibilidades na construção da política pública; 3- A Geografia da fome e o desperdício dos alimentos.
“Nesta gestão tivemos uma grande conquista, que foi a adesão ao Programa Restaurante Popular. O Restaurante será instalado ao lado do Centro da Juventude com o objetivo de ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas e a preços acessíveis, para a população de baixa renda. Ademais, a lei de criação do SIMSAN (Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paranavaí) já está em processo de análise e deve ser encaminhada em breve para aprovação da Câmara. Promover alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares em nossa cidade, é uma prioridade para nós”, frisou Maria Dêis.
A palestra magna da Conferência foi proferida pela nutricionista e coach de emagrecimento consciente, Gisele Rocha. Participaram do evento representantes dos órgãos governamentais afetos à execução dessa política e a sociedade civil tendo um espaço mais amplo de participação com o envolvimento de sindicatos, cooperativas associações profissionais e empresariais, instituições religiosas, associações comunitárias e entidades socioassistenciais, organizações de agricultores familiares, sendo um espaço aberto a toda comunidade interessada no tema. Durante a Conferência, também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Regional e Referendo dos Conselheiros Municipais.

diario do noroeste
agência dream