Paranavaí
Min. 13°C Max. 25°C
PARANAVAÍ

Trabalhadores e estudantes se reúnem e protestam contra a reforma da Previdência

15/06/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Trabalhadores e estudantes se reúnem e protestam contra a reforma da Previdência Estudantes do IFPR protestaram contra o corte de verbas para instituições federais de ensino

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O abraço simbólico ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Paranavaí traduziu as motivações dos manifestantes: contrariedade à reforma da Previdência e defesa da aposentadoria dos trabalhadores.
Na manhã de ontem, trabalhadores, estudantes e representantes sindicais se reuniram no centro da cidade para a versão local das mobilizações que se estenderam por todo o Brasil. 
Secretária de Finanças da APP-Sindicato de Paranavaí, Elvira Maria Isabel Jaroskevicz avalia que as mudanças previdenciárias propostas pelo Governo Federal afetam diretamente as pessoas mais pobres.
Ela opina que “o sistema de capitalização é um dos pontos mais agressivos para os trabalhadores”. Ao mesmo tempo, beneficia instituições financeiras, grandes empresários e ruralistas, “sem resolver os problemas do Brasil”. 
Presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí, Wendrel Minare Vieira destaca que a capitalização como seguridade social teve efeitos negativos em outros países. 
Um dos exemplos citados por ele é o Chile. Segundo Vieira, o índice de suicídios entre idosos cresceu vertiginosamente no país latino-americano depois que o sistema de aposentadoria foi implantado. “Ficaram sem as mínimas condições de sobreviver.”
O líder sindicalista também chama a atenção para a disparidade da reforma em discussão. “Não tributa os lucros dos bancos e as grandes fortunas. 78% do impacto recaíra sobre os trabalhadores que ganham um salário mínimo.”
Ele garante que as entidades sindicais e os movimentos sociais contrários à reforma da previdência seguirão acompanhando o andamento do projeto no Congresso Nacional. Se considerarem necessário, farão novas manifestações.
OUTRAS PAUTAS – Estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) também participaram da mobilização de ontem. O grupo mantém a preocupação com os cortes anunciados pelo Governo Federal às instituições de ensino, por entender que sem recursos, não há como estudar.
Professores da rede estadual de ensino levantaram outra pauta, em defesa dos servidores públicos: pedem que o Governo Estadual cumpra a data-base e repasse os reajustes salariais atrasados para todo o funcionalismo. Existe a possibilidade de que toda a categoria entre em greve nas próximas semanas. 
AULAS NORMAIS – Apesar da participação de docentes de escolas estaduais, a maioria das escolas de Paranavaí não interrompeu as atividades e manteve a programação normal de aulas. Apenas algumas tiveram funcionamento parcial, segundo informações do Núcleo Regional de Educação.

Paranavaí

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Paranavaí tem 21 vagas de estágio

EM AGOSTO

Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar

EMPREGO

Semana começa com 61 vagas na Agência do Trabalhador

TEMPO E TEMPERATURA

Semana de muitas nuvens em Paranavaí

FESTIVAL DE CINEMA

“Amor à segunda vista” tem exibição gratuita em Paranavaí

NOROESTE DO PARANÁ

Situação da gripe revela importância de adotar medidas preventivas

MOBILIZAÇÃO

Concurso de Desenho sobre enfrentamento das violências recebeu 51 inscrições

EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unespar

SESC DE PARANAVAÍ

Festival de cinema francês segue com programação durante toda a semana

EDUCAÇÃO

Instituto Federal conquista primeiro lugar do ENEM em Paranavaí

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Paranavaí abrirá a semana com 77 vagas de emprego

OPORTUNIDADE

MasterHair traz especialistas em beleza a Paranavaí

FIQUE ATENTO

Prazo de inscrição de projetos para o Edital de Apoio à Cultura termina na segunda

CULTURA

Hoje tem Rock na Praça Paranavaí

PARANAVAÍ

Temperaturas de até 30 graus e céu com muitas nuvens no fim de semana

PARANAVAÍ

Termina hoje o bazar beneficente em prol da Apae

PARANAVAÍ

LIRA aponta índice de 1,6 e médio risco de infestação do mosquito da dengue

EXPOPARANAVAÍ

Evento terá aplicativo a partir da próxima edição

INVERNO/ALERTA

Uso de equipamentos a gás exige cuidados especiais

PARANAVAÍ

Inscrições para o Casamento Civil Coletivo vão até o dia 2 de agosto

diario do noroeste
agência dream