Paranavaí
Min. 13°C Max. 25°C
EDUCAÇÃO

Quase mil estudantes participam da 22ª edição do Festival Monteiro Lobato

26/06/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Quase mil estudantes participam da 22ª edição do Festival Monteiro Lobato O Festival Monteiro Lobato movimentou a Educação do município

Assessoria Prefeitura

Alunos dos 5ºs anos de 19 escolas da rede municipal de ensino e outras três escolas particulares de Paranavaí, estão participando esta semana da 22ª edição do Festival Monteiro Lobato, um projeto de incentivo à leitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. No total, são 35 turmas, 989 alunos e 90 professores envolvidos com o projeto. Até hoje (26), as crianças sobem ao palco na Casa da Criança e fazem esquetes e apresentações musicais com danças, intercaladas com leituras de textos produzidos pelos alunos. Todas as apresentações são de adaptações de obras do escritor infantil mais importante do Brasil que empresta o nome ao festival.
O Projeto Monteiro Lobato é composto por quatro etapas. Na primeira, os alunos do 5º ano fazem a leitura de pelo menos quatro obras do autor Monteiro Lobato. Depois, as instituições trabalham a biografia e as obras do autor e produzem cartazes, dobraduras e outras peças que fazem alusão aos personagens criados por Monteiro Lobato, envolvendo todas as turmas da escola. Na terceira etapa são produzidos textos de gêneros variados e os melhores são selecionados para fazer parte da coletânea Plantando Palavras, Colhendo Sonhos. A quarta e última etapa consiste na apresentação das esquetes, músicas e leitura dos textos durante o Festival. 
“A participação das equipes das escolas e das famílias é fundamental para o sucesso desse projeto. Foram várias etapas até chegar às apresentações do Festival e as crianças se dedicaram e aprenderam muito neste período. A ideia do projeto é incentivar a leitura e ajudar as nossas crianças a ter prazer em ler, o que amplia o seu vocabulário, desenvolve a imaginação e ajuda a cada uma delas a se tornar um cidadão crítico e participante na nossa sociedade”, avaliou a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa e Artes da Secretaria de Educação e coordenadora do projeto, Maria Tereza Pátaro.
A secretária de Educação, Adélia Paixão, prestigiou a abertura do evento e destacou: “é muito bom ver o envolvimento das crianças neste projeto e saber que o resultado que está por vir na vida escolar deles será positivo. Quando este projeto foi criado, ele foi idealizado com um cunho de competição, mas o objetivo era o mesmo - incentivar a leitura. O Monteiro Lobato é apenas uma das ações de inventivo ao aprendizado, ao avanço e sucesso escolar dos nossos alunos. A criança que lê bastante, se sai bem em Português, mas também consegue ir bem em Matemática, História, Geografia, e todas as disciplinas da escola, porque ela vai ganhando bagagem e incorporando conhecimento à sua vida. O sucesso na vida profissional, as boas oportunidades, começam com a leitura”, frisou.

Paranavaí

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Paranavaí tem 21 vagas de estágio

EM AGOSTO

Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar

EMPREGO

Semana começa com 61 vagas na Agência do Trabalhador

TEMPO E TEMPERATURA

Semana de muitas nuvens em Paranavaí

FESTIVAL DE CINEMA

“Amor à segunda vista” tem exibição gratuita em Paranavaí

NOROESTE DO PARANÁ

Situação da gripe revela importância de adotar medidas preventivas

MOBILIZAÇÃO

Concurso de Desenho sobre enfrentamento das violências recebeu 51 inscrições

EDUCAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Unespar

SESC DE PARANAVAÍ

Festival de cinema francês segue com programação durante toda a semana

EDUCAÇÃO

Instituto Federal conquista primeiro lugar do ENEM em Paranavaí

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Paranavaí abrirá a semana com 77 vagas de emprego

OPORTUNIDADE

MasterHair traz especialistas em beleza a Paranavaí

FIQUE ATENTO

Prazo de inscrição de projetos para o Edital de Apoio à Cultura termina na segunda

CULTURA

Hoje tem Rock na Praça Paranavaí

PARANAVAÍ

Temperaturas de até 30 graus e céu com muitas nuvens no fim de semana

PARANAVAÍ

Termina hoje o bazar beneficente em prol da Apae

PARANAVAÍ

LIRA aponta índice de 1,6 e médio risco de infestação do mosquito da dengue

EXPOPARANAVAÍ

Evento terá aplicativo a partir da próxima edição

INVERNO/ALERTA

Uso de equipamentos a gás exige cuidados especiais

PARANAVAÍ

Inscrições para o Casamento Civil Coletivo vão até o dia 2 de agosto

diario do noroeste
agência dream