Paranavaí
Min. 19°C Max. 34°C
NOROESTE DO PARANÁ

Situação da gripe revela importância de adotar medidas preventivas

14/07/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Situação da gripe revela importância de adotar medidas preventivas Higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel é essencial Foto: Fabiano Vaz Fracarolli

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Paraná soma 374 casos de gripe e 77 mortes. A Regional de Saúde Metropolitana concentra o maior número de registros, com 161 confirmações da doença e 20 óbitos. Em Paranavaí foram oito casos positivos e quatro mortes.
Os números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no início da semana e mostram que o vírus Influenza A (H1N1) é o principal causador das complicações por síndrome respiratória aguda grave. Foi responsável por 335 pacientes com a doença, levando 68 à morte, em todo o Paraná.
Outros subtipos virais também fizeram vítimas pelo estado. No caso do vírus Influenza A (H3), foram 16 casos positivos e oito óbitos. Já o Influenza B Vitoria foi identificado em 21 pacientes e provocou uma morte. 
Apesar dos números crescentes em todo o estado, a quantidade de casos de síndrome respiratória aguda grave em decorrência do vírus Influenza se mantém estável no Noroeste do Paraná. 
CAMPANHA DE VACINAÇÃO – Uma das explicações para não haver novas confirmações da doença na região está na cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era 90% do público-alvo. 
De acordo com a 14ª Regional de Saúde, a média de vacinação nos municípios do Noroeste do Paraná foi de 93,27%. Em alguns casos, o índice ficou acima do esperado. Em Itaúna do Sul, o alcance foi de 108%. Em São Pedro do Paraná, 107%. Em Marilena, 104%. Em Santo Antônio do Caiuá, 103%.
Cabe destacar que a campanha de vacinação incluiu nos grupos prioritários pessoas com maior suscetibilidade aos sintomas da gripe: crianças, gestantes, mulheres em período pós-parto, idosos e pessoas com doenças crônicas. Trabalhadores da área da saúde e professores também foram contemplados.
A campanha nacional teve início no dia 10 de abril e se estendeu até 31 de maio. Depois desse período, os municípios foram autorizados a liberar as doses remanescentes da vacina para o público geral. 
PREVENÇÃO – A Seção de Vigilância em Saúde da 14ª Regional de Saúde apontou outra situação que tem garantido a estagnação no quadro de confirmações de gripe provocada pelo vírus Influenza: a prevenção.
A avaliação é que cresceu a preocupação com a higiene pessoal e outras medidas que podem evitar o contágio. O uso de água e sabão ou álcool em gel para lavar as mãos é essencial e deve ser feito frequentemente.
Deixar portas e janelas abertas, permitindo a ventilação dos ambientes internos, também ajuda a reduzir a propagação da doença.
A orientação é que locais com grande fluxo de pessoas ao longo do dia, por exemplo, lojas e igrejas, tenham disponíveis frascos com álcool em gel para o uso do público. Também é importante evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres e copos. 
NAS ESCOLAS – A Seção de Vigilância em Saúde fez apontamentos sobre os cuidados que devem ser tomados nas escolas, especialmente aquelas que atendem o público infantil. 
Não é preciso isolar o estabelecimento quando alguém apresenta sintomas de síndrome respiratória. Basta fazer a higienização correta e manter o ambiente ventilado. A recomendação é que as pessoas com gripe fiquem afastadas até que estejam curadas – serve para alunos, professores e demais funcionários.
OUTRAS ATIVIDADES – Quem trabalha com atendimento ao público também precisa ficar atento. Como a transmissão se dá por vias aéreas, as conversas com outras pessoas podem ser fatores de propagação do vírus da gripe.
Profissionais que atuam com a manipulação de alimentos devem ter as mesmas preocupações, já que gotículas de saliva ou o uso das mãos sem as devidas medidas de higiene favorecem o contágio.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Agência do Trabalhador segue com inscrições abertas para diferentes cursos profissionalizantes

OPORTUNIDADE

Empresa de Paranavaí oferece 20 vagas para vendedores externos

DOM MÁRIO SPAKI

Projeto de valorização das vocações ganha adeptos no Brasil e em outros países

CMDCA

Vencedores do Concurso de Desenho ganham premiação

AÇÃO VOLUNTÁRIA

Trabalho comunitário no Ginásio Noroestão

PARANAVAÍ

Dia do Artista será comemorado com evento especial na Praça dos Pioneiros

CLIC DE OURO

Gehlen é homenageado em evento chamado de semente do bom exemplo

AMUNPAR

Gestores municipais tiram dúvidas sobre o novo Código de Segurança contra Incêndios

CATEDRAL DE PARANAVAÍ

Data importante para a Catedral de Paranavaí

SAÚDE/PARANAVAÍ

UBS Panorama fará coleta de preventivo hoje

AGOSTO AZUL

Quatro UBSs abrem hoje para atendimento especial aos homens

POLÍTICA

Requião Filho fala sobre possibilidades do MDB para as eleições de 2020

PARANAVAÍ

Município oferece vagas para 10 cursos profissionalizantes gratuitos

PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será sem chuvas em Paranavaí

EDUCAÇÃO

Reitor do IFPR visita Paranavaí e defende ampliação do espaço físico e de cursos

ECONOMIA

Além do campo, estiagem tem efeitos sobre produção industrial da mandioca

PARANAVAÍ

Ações da PM terminam com prisões e apreensão por envolvimento com tráfico

EM PARANAVAÍ

Ministra e secretário de promoção da pessoa idosa confirmam visita ao CCI

NA CÂMARA

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre planejamento e apoio dos Poderes

NÃO TEM TROCO

Comércio varejista pensa em ações para trazer as moedas de volta ao mercado

diario do noroeste
agência dream