Paranavaí
Min. 16°C Max. 27°C
EM AGOSTO

Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar

16/07/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar Debate passou pela importância de assegurar alimentação saudável à população Fotos: Fabiano Vaz Fracarolli

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodooroeste.com.br

Nove representantes do Noroeste do Paraná foram eleitos para participar da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em agosto. São seis pessoas da sociedade civil e três de entidades governamentais. Levarão as propostas definidas no âmbito regional, na semana passada, em Paranavaí.

As discussões foram baseadas em três eixos principais: alimentação como princípio de existir, desafios e possibilidades na construção das políticas públicas e geografia da fome e o desperdício dos alimentos.

A partir desses temas, os participantes da Conferência regional elencaram uma série de proposições, três para cada eixo. Serão apresentadas no evento estadual e poderão ser aprimoradas ou incorporadas a outras ideias. O intuito é que se transformem em políticas públicas voltadas para a segurança alimentar.

Entre as preocupações apontadas durante a Conferência regional está o uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Na concepção dos participantes, é necessário reavaliar a legislação e estabelecer regras eficazes para o uso dos produtos, além de capacitar os agricultores sobre a aplicação consciente.

As propostas que serão apresentadas na Conferência estadual também incluem a promoção de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e os empreendimentos coletivos (como associações e cooperativas). A partir daí, será possível criar estratégias de transição para os cultivos agroecológicos e orgânicos.

Outro debate levantado na Conferência regional do Noroeste do Paraná foi sobre a implantação, a ampliação e o fortalecimento de programas de aquisição de alimentos. Além disso, os participantes falaram da importância de priorizar produtores rurais locais em editais públicos de licitação.
Eles também apontaram a necessidade de criar equipamentos públicos que ofereçam segurança alimentar, principalmente para pessoas em condições de vulnerabilidade e beneficiárias de programas sociais. A ideia é investir na construção de restaurantes populares e cozinhas comunitárias. É preciso, ainda, estabelecer metas que contemplem a redução de perdas e desperdício, promover campanhas educativas e tornar mais forte a atuação de conselhos de segurança alimentar.

Técnica do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) – núcleo regional de Paranavaí –, Suzimery Carvalho afirmou que a alimentação é uma necessidade básica, o que exige cuidados desde o cultivo no campo até a forma como os produtos são disponibilizados para os consumidores finais.
Ela também destacou a importância do envolvimento de outros setores do serviço público, por exemplo, Educação, Saúde e Assistência Social, nos debates sobre segurança alimentar.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Agência do Trabalhador segue com inscrições abertas para diferentes cursos profissionalizantes

OPORTUNIDADE

Empresa de Paranavaí oferece 20 vagas para vendedores externos

DOM MÁRIO SPAKI

Projeto de valorização das vocações ganha adeptos no Brasil e em outros países

CMDCA

Vencedores do Concurso de Desenho ganham premiação

AÇÃO VOLUNTÁRIA

Trabalho comunitário no Ginásio Noroestão

PARANAVAÍ

Dia do Artista será comemorado com evento especial na Praça dos Pioneiros

CLIC DE OURO

Gehlen é homenageado em evento chamado de semente do bom exemplo

AMUNPAR

Gestores municipais tiram dúvidas sobre o novo Código de Segurança contra Incêndios

CATEDRAL DE PARANAVAÍ

Data importante para a Catedral de Paranavaí

SAÚDE/PARANAVAÍ

UBS Panorama fará coleta de preventivo hoje

AGOSTO AZUL

Quatro UBSs abrem hoje para atendimento especial aos homens

POLÍTICA

Requião Filho fala sobre possibilidades do MDB para as eleições de 2020

PARANAVAÍ

Município oferece vagas para 10 cursos profissionalizantes gratuitos

PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será sem chuvas em Paranavaí

EDUCAÇÃO

Reitor do IFPR visita Paranavaí e defende ampliação do espaço físico e de cursos

ECONOMIA

Além do campo, estiagem tem efeitos sobre produção industrial da mandioca

PARANAVAÍ

Ações da PM terminam com prisões e apreensão por envolvimento com tráfico

EM PARANAVAÍ

Ministra e secretário de promoção da pessoa idosa confirmam visita ao CCI

NA CÂMARA

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre planejamento e apoio dos Poderes

NÃO TEM TROCO

Comércio varejista pensa em ações para trazer as moedas de volta ao mercado

diario do noroeste
agência dream