Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
EM AGOSTO

Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar

16/07/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Noroeste do Paraná terá nove representantes em Conferência Estadual de Segurança Alimentar Debate passou pela importância de assegurar alimentação saudável à população Fotos: Fabiano Vaz Fracarolli

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodooroeste.com.br

Nove representantes do Noroeste do Paraná foram eleitos para participar da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em agosto. São seis pessoas da sociedade civil e três de entidades governamentais. Levarão as propostas definidas no âmbito regional, na semana passada, em Paranavaí.

As discussões foram baseadas em três eixos principais: alimentação como princípio de existir, desafios e possibilidades na construção das políticas públicas e geografia da fome e o desperdício dos alimentos.

A partir desses temas, os participantes da Conferência regional elencaram uma série de proposições, três para cada eixo. Serão apresentadas no evento estadual e poderão ser aprimoradas ou incorporadas a outras ideias. O intuito é que se transformem em políticas públicas voltadas para a segurança alimentar.

Entre as preocupações apontadas durante a Conferência regional está o uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Na concepção dos participantes, é necessário reavaliar a legislação e estabelecer regras eficazes para o uso dos produtos, além de capacitar os agricultores sobre a aplicação consciente.

As propostas que serão apresentadas na Conferência estadual também incluem a promoção de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e os empreendimentos coletivos (como associações e cooperativas). A partir daí, será possível criar estratégias de transição para os cultivos agroecológicos e orgânicos.

Outro debate levantado na Conferência regional do Noroeste do Paraná foi sobre a implantação, a ampliação e o fortalecimento de programas de aquisição de alimentos. Além disso, os participantes falaram da importância de priorizar produtores rurais locais em editais públicos de licitação.
Eles também apontaram a necessidade de criar equipamentos públicos que ofereçam segurança alimentar, principalmente para pessoas em condições de vulnerabilidade e beneficiárias de programas sociais. A ideia é investir na construção de restaurantes populares e cozinhas comunitárias. É preciso, ainda, estabelecer metas que contemplem a redução de perdas e desperdício, promover campanhas educativas e tornar mais forte a atuação de conselhos de segurança alimentar.

Técnica do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) – núcleo regional de Paranavaí –, Suzimery Carvalho afirmou que a alimentação é uma necessidade básica, o que exige cuidados desde o cultivo no campo até a forma como os produtos são disponibilizados para os consumidores finais.
Ela também destacou a importância do envolvimento de outros setores do serviço público, por exemplo, Educação, Saúde e Assistência Social, nos debates sobre segurança alimentar.

Paranavaí

EM JULHO

Paranavaí tem quinta maior geração de postos de trabalho do Paraná

HOJE

Dia do Artista será comemorado com Atividades especiais na Praça dos Pioneiros

PARANAVAÍ

Hoje tem Prefeitura nos Bairros nos Jardins Campo Belo e Simone

PARANAVAÍ

Tiro de Guerra celebra, hoje, o Dia do Soldado

SAÚDE

UBS Centro atende hoje para coleta de Preventivo

AGOSTO AZUL

Cinco UBSs abrem neste sábado para atendimento especial aos homens

SAÚDE

Noroeste do Paraná organizará fluxo de atendimento a pessoas com sarampo

PRÓXIMA SEMANA

Sesc de Paranavaí promoverá oficina de teatro. Restam poucas vagas

PREVISÃO DO TEMPO

Paranavaí terá mais um fim de semana sem chuva, indica Simepar

PARANAVAÍ

Fundação Cultural divulga projetos selecionados para o Edital de Apoio à Cultura

DIREITO

Desembargador Rabello Filho ministrará Aula Magna à acadêmicos da Unifatecie

PARANAVAÍ

Conselho de Segurança garante apoio ao IML na busca por melhorias

SANTA CASA

Governo quer investir na atenção primária para desafogar hospitais

CULTURA

Alunas das oficinas se apresentam em supercreche

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Últimas vagas para curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

ESCOLA NEUSA BRAGA

Projeto leva alunos para visitar e contar histórias para idosos

CONTRAN

Prazo de inscrições para representantes das câmaras temáticas termina na próxima sexta

SERVIÇOS GRATUITOS

Justiça no Bairro – Sesc Cidadão será realizado em Paranavaí no dia 31 de agosto

PARANAVAÍ

Seguem os trabalhos para revitalização de depósito de lixo da Vila Operária

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Paranavaí terá Rodada de Crédito para pequenos empreendedores

diario do noroeste
agência dream