Paranavaí
Min. 19°C Max. 34°C
FIQUE ATENTO

Empresa orienta sobre caixa de gordura e tubulações de esgoto

19/07/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Empresa orienta sobre caixa de gordura e tubulações de esgoto Nos serviços de manutenção feitos pela Sanepar, a empresa constata que a gordura é a principal causa de entupimento da rede coletora de esgoto Foto: Sanepar

Uma das maiores dúvidas dos moradores é com relação à instalação e manutenção das caixas de gordura dentro dos imóveis. Nos serviços de manutenção feitos pela Sanepar, a empresa constata que a gordura é a principal causa de entupimento da rede coletora de esgoto.
“Quando a Sanepar vai fazer a desobstrução da rede, verifica que o problema está na caixa de gordura. Na maioria das vezes, os donos dos imóveis não sabem que a limpeza deve ser feita periodicamente”, explica o gerente regional da Sanepar em Toledo, Eduardo Arrosi.
As caixas de gordura devem ser instaladas adequadamente e devem receber manutenção periódica. Tanto a fabricação como a instalação são definidas por norma técnica, que é a NBR 8160. “Esta norma garante a eficiência da caixa na separação de gordura. Atualmente, também, existem no mercado da construção civil caixas pré-fabricadas que facilitam a manutenção, por meio de uma cesta fácil de ser retirada e higienizada”, informa o gerente.
A limpeza destas caixas deve ser feita de acordo com tamanho da caixa e o uso do imóvel. O material retirado não deve ser despejado novamente na rede coletora e sim destinado ao sistema de coleta pública ou levado por caminhões auto-fossa.
Para identificar se o problema está no imóvel ou na rede coletora basta verificar um dispositivo que fica próximo ao alinhamento predial. É por meio dele que é feita a interligação entre a tubulação das casas e a rede pública. “Quando este dispositivo está cheio significa que o entupimento está ocorrendo na rede da Sanepar e, quando ele está vazio, o problema está na caixa de gordura ou na tubulação dentro do imóvel,” explica Arrosi.
VISTORIAS – A Sanepar mantém serviço de fiscalização e vistorias de rotina para orientar sobre o uso da rede coletora. Em Toledo, a Prefeitura não libera o habite-se sem a anuência da empresa de que os imóveis estão ligados adequadamente na rede coletora de esgoto. O trabalho dos técnicos é identificar se o esgoto está sendo lançado corretamente na rede pública.
Durante a vistoria, além de verificar a situação da caixa de gordura, os técnicos colocam corante nos vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar qual o destino do esgoto e da água de chuva daquele imóvel. A água da chuva deve ser despejada nas galerias pluviais. E o esgoto deve estar ligado à rede coletora. Se o imóvel não está com a ligação correta, o proprietário é notificado e recebe orientações para fazer as adequações necessárias.
O lançamento indevido do esgoto doméstico na galeria pluvial provoca danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. “O lançamento irregular causa mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída” diz. Já a irregularidade de despejo da água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento e também prejudica o processo de tratamento.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Agência do Trabalhador segue com inscrições abertas para diferentes cursos profissionalizantes

OPORTUNIDADE

Empresa de Paranavaí oferece 20 vagas para vendedores externos

DOM MÁRIO SPAKI

Projeto de valorização das vocações ganha adeptos no Brasil e em outros países

CMDCA

Vencedores do Concurso de Desenho ganham premiação

AÇÃO VOLUNTÁRIA

Trabalho comunitário no Ginásio Noroestão

PARANAVAÍ

Dia do Artista será comemorado com evento especial na Praça dos Pioneiros

CLIC DE OURO

Gehlen é homenageado em evento chamado de semente do bom exemplo

AMUNPAR

Gestores municipais tiram dúvidas sobre o novo Código de Segurança contra Incêndios

CATEDRAL DE PARANAVAÍ

Data importante para a Catedral de Paranavaí

SAÚDE/PARANAVAÍ

UBS Panorama fará coleta de preventivo hoje

AGOSTO AZUL

Quatro UBSs abrem hoje para atendimento especial aos homens

POLÍTICA

Requião Filho fala sobre possibilidades do MDB para as eleições de 2020

PARANAVAÍ

Município oferece vagas para 10 cursos profissionalizantes gratuitos

PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana será sem chuvas em Paranavaí

EDUCAÇÃO

Reitor do IFPR visita Paranavaí e defende ampliação do espaço físico e de cursos

ECONOMIA

Além do campo, estiagem tem efeitos sobre produção industrial da mandioca

PARANAVAÍ

Ações da PM terminam com prisões e apreensão por envolvimento com tráfico

EM PARANAVAÍ

Ministra e secretário de promoção da pessoa idosa confirmam visita ao CCI

NA CÂMARA

Comandante do Corpo de Bombeiros fala sobre planejamento e apoio dos Poderes

NÃO TEM TROCO

Comércio varejista pensa em ações para trazer as moedas de volta ao mercado

diario do noroeste
agência dream