Paranavaí
Min. 23°C Max. 35°C
COMÉRCIO/PARANAVAÍ

Sindoscom tem nova eleição para presidente. Oposição não deve participar

19/07/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Sindoscom tem nova eleição para presidente. Oposição não deve participar Acordo que define as relações de trabalho no comércio será assinado após o pleito Foto: Arquivo DN

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A atual presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindocom), Leila Vanda Aguiar, informou que haverá nova eleição nesta sexta-feira (19). A repetição do pleito, realizado inicialmente em 2017, foi uma determinação judicial. Podem votar todos os trabalhadores sindicalizados e com as obrigações financeiras em dia. 
O advogado do grupo de oposição, João Paulo Silva Demétrio, afirmou que os prazos definidos pela diretoria da entidade sindical e a forma como o novo processo eleitoral foi conduzido prejudicaram a organização dos concorrentes. Por isso, não deverão participar. 
Ele afirmou que o então candidato à presidência do Sindoscom Marcelo Fim foi notificado sobre o pleito de hoje na semana passada e que teria apenas dois dias para organizar a chapa de oposição. Assim, não haveria tempo hábil para iniciar qualquer tipo de articulação.
Além disso, destacou Demétrio, o candidato Marcelo Fim não teve acesso à lista de trabalhadores aptos para votar, ficando impossibilitado de fazer campanha em favor do grupo concorrente. Ele classificou essa situação como “violação das regras estatutárias”.
VOTAÇÃO – A presidente Leila Vanda Aguiar explicou que o período de votação, nesta sexta-feira, será das 9 às 15 horas. Uma urna ficará disponível para os eleitores na sede do Sindoscom e outra será levada para empresas onde haja trabalhadores aptos para participar do processo eleitoral.
Ela afirmou que o nome de Marcelo Fim será mantido como candidato à presidência da entidade sindical, para que as mesmas chapas inscritas em 2017 voltem a se enfrentar desta vez, conforme a determinação judicial. 
De acordo com Marcelo Fim, o grupo deverá se reunir nos próximos dias para definir que passos serão dados a partir da realização da eleição. O advogado João Paulo Silva Demétrio disse que a Justiça do Trabalho já foi informada sobre a maneira de organização do novo processo.
JUSTIÇA – A votação para definir a presidência do Sindoscom aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2017. Leila Vanda Aguiar, candidata apoiada pela gestão anterior, saiu vitoriosa, mas o resultado foi contestado pelo grupo de oposição.
A chapa concorrente afirmou que houve fraude no processo, com cédulas de votação sendo rasuradas. Isso teria comprometido a lisura do processo eleitoral. O caso foi parar na Justiça do Trabalho. 
De lá para cá, foram diversas audiências, com a apresentação de provas e a tomada de depoimentos de testemunhas. O juiz Kleber Ricardo Damasceno decidiu, então, que seria necessário repetir a votação. 
CONVENÇÃO COLETIVA – Por causa do imbróglio, as negociações para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ainda não foram concluídas. Trata-se do documento que define as regras para as relações entre patrões e empregados.
Entre os itens elencados na CCT está o valor do piso salarial da categoria, que atualmente é R$ 1.337,46. A perspectiva é de que o reajuste fique entre 4,5% e 5%, índices em discussão na maioria das regiões do Paraná, conforme apontou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Edivaldo Cavalcante.
O acordo entre as entidades sindicais inclui o calendário comercial, com datas e horários de abertura das empresas, o pagamento de horas-extras, o cumprimento de férias e uma série de direitos e deveres de comerciantes e comerciários.

Paranavaí

PARANAVAÍ

Inscrições do Processo Seletivo para a contratação de médicos vão até dia 26

DEBATE

Projeto de Lei quer proibir uso de fogos de artifício com estampido

ATÉ 21 DE JANEIRO

Meninas de 17 a 25 anos podem se inscrever no Concurso Rainha da ExpoParanavaí 2020

IGREJA CATÓLICA

Paróquia São Sebastião celebra o padroeiro de Paranavaí

SERVIÇO

Prefeito encaminha à Câmara projeto de lei que aumenta multa para terrenos com mato alto

IPTU

Prazos para pedir revisão e isenção vão até abril e maio

IPTU 2020

Prazo para pagar IPTU 2020 com 10% de desconto vai até 17 de janeiro

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Prefeito de Paranavaí avalia 2019 e fala dos planos para o próximo ano

BOSQUE

Guarda Municipal vai atuar diariamente no Bosque

IPTU 2020

Prazo para pagar com 10% de desconto vai até 17 de janeiro

PARANAVAÍ

Comércio, bancos e repartições públicas terão expedientes diferenciados na próxima semana

ECONOMIA

Vendas no comércio de Paranavaí cresceram abaixo do esperado: 2,4%

67 ANOS

Aniversário foi comemorado em grande estilo no aeroporto

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Praça dos Pioneiros

INSTITUTO

Cantata de Natal do Centro do Idoso terá música instrumental e 4 corais

PROFISSÕES

Senai oferece cursos com valor fixo de 99 reais no Noroeste do Paraná

PARANAVAÍ

Hoje e amanhã tem Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico na Praça dos Pioneiros

AÇÃO SOLIDÁRIA

Instituto Vita C Run distribui 3,5 toneladas de produtos de limpeza a entidades de Paranavaí

PREFEITURA DE PARANAVAÍ

Município divulga lista de selecionados para vagas nas creches até dia 16 de dezembro

PARANAVAÍ

Boletos do IPTU 2020 começam a ser entregues pelos Correios na sexta

agência dream