Paranavaí
Min. 13°C Max. 28°C
COMÉRCIO/PARANAVAÍ

Sindoscom tem nova eleição para presidente. Oposição não deve participar

19/07/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Sindoscom tem nova eleição para presidente. Oposição não deve participar Acordo que define as relações de trabalho no comércio será assinado após o pleito Foto: Arquivo DN

REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A atual presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindocom), Leila Vanda Aguiar, informou que haverá nova eleição nesta sexta-feira (19). A repetição do pleito, realizado inicialmente em 2017, foi uma determinação judicial. Podem votar todos os trabalhadores sindicalizados e com as obrigações financeiras em dia. 
O advogado do grupo de oposição, João Paulo Silva Demétrio, afirmou que os prazos definidos pela diretoria da entidade sindical e a forma como o novo processo eleitoral foi conduzido prejudicaram a organização dos concorrentes. Por isso, não deverão participar. 
Ele afirmou que o então candidato à presidência do Sindoscom Marcelo Fim foi notificado sobre o pleito de hoje na semana passada e que teria apenas dois dias para organizar a chapa de oposição. Assim, não haveria tempo hábil para iniciar qualquer tipo de articulação.
Além disso, destacou Demétrio, o candidato Marcelo Fim não teve acesso à lista de trabalhadores aptos para votar, ficando impossibilitado de fazer campanha em favor do grupo concorrente. Ele classificou essa situação como “violação das regras estatutárias”.
VOTAÇÃO – A presidente Leila Vanda Aguiar explicou que o período de votação, nesta sexta-feira, será das 9 às 15 horas. Uma urna ficará disponível para os eleitores na sede do Sindoscom e outra será levada para empresas onde haja trabalhadores aptos para participar do processo eleitoral.
Ela afirmou que o nome de Marcelo Fim será mantido como candidato à presidência da entidade sindical, para que as mesmas chapas inscritas em 2017 voltem a se enfrentar desta vez, conforme a determinação judicial. 
De acordo com Marcelo Fim, o grupo deverá se reunir nos próximos dias para definir que passos serão dados a partir da realização da eleição. O advogado João Paulo Silva Demétrio disse que a Justiça do Trabalho já foi informada sobre a maneira de organização do novo processo.
JUSTIÇA – A votação para definir a presidência do Sindoscom aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2017. Leila Vanda Aguiar, candidata apoiada pela gestão anterior, saiu vitoriosa, mas o resultado foi contestado pelo grupo de oposição.
A chapa concorrente afirmou que houve fraude no processo, com cédulas de votação sendo rasuradas. Isso teria comprometido a lisura do processo eleitoral. O caso foi parar na Justiça do Trabalho. 
De lá para cá, foram diversas audiências, com a apresentação de provas e a tomada de depoimentos de testemunhas. O juiz Kleber Ricardo Damasceno decidiu, então, que seria necessário repetir a votação. 
CONVENÇÃO COLETIVA – Por causa do imbróglio, as negociações para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ainda não foram concluídas. Trata-se do documento que define as regras para as relações entre patrões e empregados.
Entre os itens elencados na CCT está o valor do piso salarial da categoria, que atualmente é R$ 1.337,46. A perspectiva é de que o reajuste fique entre 4,5% e 5%, índices em discussão na maioria das regiões do Paraná, conforme apontou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Edivaldo Cavalcante.
O acordo entre as entidades sindicais inclui o calendário comercial, com datas e horários de abertura das empresas, o pagamento de horas-extras, o cumprimento de férias e uma série de direitos e deveres de comerciantes e comerciários.

Paranavaí

EM JULHO

Paranavaí tem quinta maior geração de postos de trabalho do Paraná

HOJE

Dia do Artista será comemorado com Atividades especiais na Praça dos Pioneiros

PARANAVAÍ

Hoje tem Prefeitura nos Bairros nos Jardins Campo Belo e Simone

PARANAVAÍ

Tiro de Guerra celebra, hoje, o Dia do Soldado

SAÚDE

UBS Centro atende hoje para coleta de Preventivo

AGOSTO AZUL

Cinco UBSs abrem neste sábado para atendimento especial aos homens

SAÚDE

Noroeste do Paraná organizará fluxo de atendimento a pessoas com sarampo

PRÓXIMA SEMANA

Sesc de Paranavaí promoverá oficina de teatro. Restam poucas vagas

PREVISÃO DO TEMPO

Paranavaí terá mais um fim de semana sem chuva, indica Simepar

PARANAVAÍ

Fundação Cultural divulga projetos selecionados para o Edital de Apoio à Cultura

DIREITO

Desembargador Rabello Filho ministrará Aula Magna à acadêmicos da Unifatecie

PARANAVAÍ

Conselho de Segurança garante apoio ao IML na busca por melhorias

SANTA CASA

Governo quer investir na atenção primária para desafogar hospitais

CULTURA

Alunas das oficinas se apresentam em supercreche

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Últimas vagas para curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

ESCOLA NEUSA BRAGA

Projeto leva alunos para visitar e contar histórias para idosos

CONTRAN

Prazo de inscrições para representantes das câmaras temáticas termina na próxima sexta

SERVIÇOS GRATUITOS

Justiça no Bairro – Sesc Cidadão será realizado em Paranavaí no dia 31 de agosto

PARANAVAÍ

Seguem os trabalhos para revitalização de depósito de lixo da Vila Operária

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Paranavaí terá Rodada de Crédito para pequenos empreendedores

diario do noroeste
agência dream