Paranavaí
Min. 15°C Max. 29°C
CMDCA

Vencedores do Concurso de Desenho ganham premiação

18/08/19 00:00:00 - Paranavaí > Local
Vencedores do Concurso de Desenho ganham premiação Os jovens premiados pelo concurso

Assessoria Prefeitura

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) entregou nesta sexta-feira (16) a premiação para os vencedores do 1º Concurso de Desenho Respeitar Proteger Garantir - todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente. O resultado do concurso, que recebeu 51 trabalhos de crianças e adolescentes de Paranavaí com idades entre 6 e 17 anos, foi divulgado na segunda quinzena de julho. Os quatro melhores trabalhos sobre o tema “Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” foram premiados com bicicleta, tablets e skate.
“Através do concurso, a ideia do Conselho foi de mobilizar e sensibilizar crianças e adolescentes a refletirem, através de desenhos artísticos, sobre o grave problema social que é a violência sexual contra esta faixa etária, e incentivá-los a denunciar quem pratica este tipo de violência e a desenvolver uma cultura de paz. O resultado foi surpreendente. Não esperávamos por trabalhos de tanta qualidade artística, com toda uma base conceitual. Nós vemos que foram desenhos realmente pensados nos detalhes. E é um orgulho ver nossas crianças e adolescentes tão conscientes e engajados em torno de um tema fundamental de ser discutido na nossa sociedade atual”, destacou a presidente do CMDCA, Silvânia Maria de Souza.
Todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora formada por representes do CMDCA, do Núcleo Regional de Educação, das secretarias municipais de Educação e Comunicação, e representantes crianças e adolescentes que não façam parte do concurso como participantes. Durante dois dias, a banca examinadora avaliou os desenhos para distribuir as notas. No total, foram classificadas 14 obras para provável composição do calendário anual do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o ano de 2020. 
Os quatro melhores trabalhos foram elaborados por adolescentes. O 1º lugar ficou com o Guilherme Henrique Roque Soares (17 anos), da Guarda Mirim. Sobre seu desenho, Guilherme disse que procurou usar cores escuras para representar o medo e o problema da violência sexual. “Desenhei um urso abandonado, que representa a inocência, e uma criança sendo levada pela mão por um adulto em um beco escuro. Isso significa que aquela criança estava sendo tirada de perto da sua inocência”, contou Guilherme, que foi premiado com uma bicicleta.
O 2º lugar foi do adolescente Pedro Henrique dos Santos de Sá (17 aos), também da Guarda Mirim. Ele desenhou uma menina em um ambiente claro e amarelo, sendo convidada a aceitar um pirulito de alguém que estava em um outro ambiente escuro. “Aquela mão no espaço preto, significa a presença de alguém querendo fazer o mal a uma criança. Eu estudei as cores e vi que o amarelo simboliza a esperança. Alguém estava tentando roubar a esperança de viver daquela menina”, explicou. O Pedro Henrique foi premiado com um tablet.
Quem também ganhou um tablet foi a Nayara Ramos de Oliveira (17 anos), também da Guarda Mirim, que ficou em 3º lugar. E o 4º lugar, conquistado pelo Gabriel de Souza Santana (12 anos), atendido pela Agepaz. Ele foi premiado com um skate. Os outros 10 selecionados também foram premiados com lembrancinhas.

Paranavaí

DIA DA ÁRVORE

Prefeitura planta mudas na Escola Neusa Braga

DIA 23 DE SETEMBRO ÀS 4h50

Termina o Inverno e começa a Primavera

COMUNIDADE

Hoje tem pesagem do Bolsa Família em todas as UBSs

CULTURA

Começa na segunda-feira Semana Literária do Sesc de Paranavaí

DIA DO ADOLESCENTE

Município comemora com a realização de atividades especiais

TRÂNSITO

Ditran terá novo horário de atendimento a partir de segunda-feira

PARANAVAÍ

Seguem abertas as inscrições para o Outono Gastronômico

PARANAVAÍ

Gerente da Agência do Trabalhador destaca diversificação das vagas de emprego

MINISTRO DA CIDADANIA

Osmar Terra aceita convite para falar sobre suicídio e drogas em Paranavaí

SAÚDE

Calor e ar seco provocam problemas respiratórios

APRESENTAÇÃO GRATUITA

Artista paranavaiense comemora 20 anos da produção “Um dedo de prosa”

PARANAVAÍ

Entidades realizam blitz educativa no trânsito

PARANAVAÍ

Simepar prevê chuva para esta sexta-feira

RIBEIRÃO 22

Dia da Árvore será comemorado com plantio de mudas

ONTEM

Inaugurados espaços recreativo e pedagógico do Cecap, em Paranavaí

TEMPO

Terça-feira, o dia de setembro mais quente desde 1997, em Paranavaí

A CONVITE DO SEBRAE

Maurício Gehlen vai proferir palestra para líderes empresariais de Maringá

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Inscrições abertas para curso de qualificação gratuito do SENAC

PARANAVAÍ

Última oficina comunitária para revisão do Plano Diretor será hoje na Câmara

PARANAVAÍ

Proposta de aumento no número de vereadores é arquivada

diario do noroeste
agência dream